Pinda: Confab reduz jornada e salários

A Tenaris Confab adotou uma medida para reduzir a jornada de trabalho e os salários de cerca de 500 trabalhadores na unidade de Pindamonhangaba (SP).

A medida foi aprovada em assembleia com o sindicato na última quarta-feira (30) e vai abranger funcionários do setor administrativo a partir deste mês.

O worksharing, como é chamado o modelo, vai ser aplicado até dezembro de 2016. Com a medida, a empresa vai suspender a jornada de trabalho nas sextas-feiras, e com isso reduzir a folha de pagamento dos funcionários mensalistas.

O acordo tem o mesmo objetivo do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), mas sem o subsídio do Governo Federal. A redução salarial é proporcional às folgas concedidas.

A Tenaris do Brasil informou por meio de nota que a medida foi adotada como uma forma de adequar a produção à demanda do mercado. Além de ser uma tentativa de preservar o emprego.

A empresa produz estruturas metálicas para o setor químico, siderúrgico, energético, além de infraestrutura e engenharia. A empresa tem unidades em Pindamonhangaba e no distrito de Moreira César.

Sindicato
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba informou que entende a situação de queda de demanda da empresa para adoção da medida. Acrescentou ainda que vem tentando aprovar com a administração a adoção do PPE para os trabalhadores da produção e que segue em negociação.