Pinda abre matrículas para a Rede Municipal de Ensino

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba informa a população que no período de 20 a 24 de janeiro estarão abertas as matrículas na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2020.

Para alunos que estão fora da escola as inscrições podem ser feitas pelo site educapinda.net.br ou www.pindamonhangaba.sp.gov.br e a matrícula deve ser efetivada na secretaria polo mais próxima da residência até dois dias após o acesso ao sistema. Para efetivar a matrícula, o responsável deverá levar cópia dos documentos: certidão de nascimento, carteira de vacina atualizada, comprovante de endereço atualizado, duas fotos 3×4 (não obrigatório).

Para alunos transferidos de outras redes de ensino (particular ou de outros municípios) o procedimento é o mesmo, porém precisam acrescentar nos documentos citados a cópia do cartão Bolsa Família (se for beneficiário) e transferência original da escola.

O horário de funcionamento das secretarias é das 8h às 17h. Somente os responsáveis legais podem efetivar a matrícula.

As aulas na rede municipal de ensino de Pindamonhangaba iniciarão no dia 5 de fevereiro. 

Educação de Jovens e Adultos

As matrículas para a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão abertas e podem ser feitas para alunos com 15 anos completos de idade ou mais que não concluíram o ensino fundamental (primeira à quarta série). É necessário levar cópia do RG e do comprovante de endereço atualizado na secretaria polo que atende as escolas “Professor Manoel César Ribeiro”, localizada no bairro do Crispim ou a escola “João Kolenda Lemos”, situada no Residencial Bem Viver, que são as duas escolas que atendem a modalidade EJA.

Divulgado resultado dos pedidos de transferência dos alunos da rede estadual

Os resultados dos pedidos de transferência dos alunos podem ser consultados a partir desta segunda-feira (13), no portal da Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta), nos postos do Poupatempo ou em qualquer escola pública. 

Secretaria Estadual da Educação abriu a opção da transferência para casos de mudança de endereço, ou ainda, quando há uma escola de preferência da família. A partir desta segunda, pais e familiares poderão consultar se as solicitações foram contempladas.

Todos os alunos da rede já possuem matrícula garantida para o ano letivo de 2020. Caso não sejam transferidos, os estudantes continuarão a estudar na unidade de ensino onde estão atualmente matriculados.

Desde o dia 26 de dezembro os alunos podem consultar a escola em que está atualmente matriculado.

O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto em 23 de dezembro de 2020.

Mais informações podem ser obtidas no site www.educacao.sp.gov.br; telefone 08007700012 ou http://matricula2020.educacao.sp.gov.br

Resultado do ENEM será divulgado em 17 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 17 de janeiro.

As notas individuais poderão ser acessadas pela Página do Participante — no portal ou no aplicativo do Enem — após login com CPF e senha. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março.

Para 2020, heverá novidade: o Enem Digital. No primeiro ano, a aplicação ocorrerá em modelo-piloto. A implantação será progressiva, com previsão de ser 100% digital a partir de 2026. As primeiras aplicações serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto ou pela tradicional prova em papel. O modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela aplicação do exame.

UniFUNVIC adota praça em Pindamonhangaba

Diversas empresas de Pindamonhangaba estão aderindo ao programa Cidade Florida lançado, neste ano, pela Prefeitura Municipal.

Entre as empresas que oficializaram a adesão ao programa está o Centro Universitário FUNVIC - UniFUNVIC.

Este programa faz com as empresas façam a manutenção e conservação de praças públicas, rotatórias, canteiros e áreas verdes.

O UniFUNVIC adotou um dos pontos mais visitados hoje no Município. A Praça 7 de setembro, onde está o letreiro com o nome da cidade. Alí, as pessoas declaram seu amor por Pindamonhangaba.

Taubaté terá ensino empreendedor nas escolas

A partir de 2020, cerca de 3.000 alunos da Rede Municipal de Ensino de Taubaté passam a ter ensino empreendedor no currículo.


A parceria entre a prefeitura e o Sebrae, responsável pela formação dos professores e fornecimento do material didático já foii formalizada.


Estudantes do Fundamental II (6º ao 9º ano), de 11 a 14 anos, de 36 escolas terão duas horas semanais de aulas de um programa chamado JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que conta com material didático próprio que será entregue para as crianças. O tema central do programa é o “Artesanato Sustentável”.


O objetivo é que os jovens tenham uma educação empreendedora para terem mais uma opção de geração de renda no futuro. Além de conhecimentos que os auxiliem no bom uso de recursos financeiros, controle, entre outros.


Em 2019, a Unidade de Ensino Integral do Parque Planalto já participou como projeto piloto dessa experiência com bons resultados.

Escola de Ciências Aeronáuticas de Taubaté divulga resultado de processo seletivo

A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (Emca) divulga no endereço eletrônico www.taubate.sp.gov.br a lista de aprovados no processo seletivo para 2020.

 

Os oitenta e um classificados por turno, vespertino e noturno, deverão efetuar a matrícula na secretaria da escola de 13 (segunda-feira) a 17 de janeiro (sexta-feira), das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h.

Os alunos matriculados deverão também optar por uma das habilitações oferecidas: aviônica, célula ou grupo motopropulsor, até o dia 01 de fevereiro (sábado). São 27 vagas para cada uma das habilitações.

Para a matrícula são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento (ou certidão civil), CPF, comprovante de residência, RG, histórico escolar do Ensino Médio, certificado de Serviço Militar, todos com original e cópia além de duas fotos 3X4 recentes, iguais e coloridas. O candidato que não comparecer na data e horário estipulados para a matrícula será considerado desistente e automaticamente será chamado o candidato classificado na sequência imediata ao último candidato convocado.

A aula inaugural do ano letivo de 2020 será no dia 21 de janeiro de 2020, às 19h30. Estão convidados a participar: pais, novos e antigos alunos e professores.

Projeto de música disponibiliza 100 vagas para aula de canto em Taubaté

A Prefeitura Municipal está oferecendo 100 vagas para curso livre de canto através do Projeto Comunidade da Música.

 As inscrições têm início nesta terça-feira (26) e seguem até o dia 20 de dezembro.

O curso é composto por aulas de técnica vocal, fonética e percepção musical, além da prática de conjunto, visando a criação dos Corais Municipais de Taubaté.

Para poder participar das aulas os alunos precisam ter mais de 7 anos.

As turmas serão divididas por gênero e faixa etária dos alunos para o melhor direcionamento do trabalho técnico vocal.

Os interessados devem se inscrever no Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, mediante apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência, original e cópia.

A atual situação do ensino domiciliar no país

Segundo a Associação Nacional de Ensino Domiciliar , cerca de 15 mil crianças e adolescentes já receberam a autorização para serem educados informalmente em casa, metodologia que também recebe o nome de homeschooling.

Comum em outros países, a técnica enfrenta certa resistência de alguns setores educacionais no país. Algumas das críticas estão relacionadas ao prejuízo à socialização da criança, além da incapacidade de fiscalização efetiva.

Em locais de difícil acesso, os pais poderiam ter ainda mais dificuldades do que a escola para educar os filhos. Nessa metodologia, os próprios pais possuem autonomia para utilizar os materiais pedagógicos, como um livro de alfabetização.

De acordo com a proposta do Executivo, para serem aprovadas, as crianças precisam ter um cadastro no Ministério da Educação e passar por uma avaliação. "As famílias terão de fazer um cadastro via plataforma, na internet, no qual elas vão inserir uma série de informações relativas à criança, como idade, vínculo com a criança, certidão criminal, plano pedagógico individual, caderneta de vacinação atualizada, enfim, documentos que já estão previstos no texto da lei e que visam dar mais segurança para a sociedade como um todo", disse à época o secretário adjunto da Secretaria Nacional da Família, Pedro Hollanda, em entrevista à revista Crescer.

O Plano Pedagógico Individual também teria que ser atualizado anualmente.

Os pais ou responsáveis legais teriam o dever de monitorar de forma permanente o desenvolvimento do estudante, conforme as diretrizes nacionais curriculares, segundo o texto da proposta. Uma avaliação anual também seria realizada.

Caso o aluno seja reprovado por dois anos consecutivos ou três anos não consecutivos, não compareça e não justifique a falta na avaliação anual e o cadastro anual não seja renovado, os pais perdem o direito à educação domiciliar.

Colégio Cívico-Militar de Taubaté será o primeiro com gestão municipal em todo o país

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta dia 21 as 54 escolas públicas selecionadas para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em 2020. Destas, 38 são escolas estaduais e 16 municipais, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal.

No Estado de São Paulo apenas a cidade de Campinas teve um escola selecionada.

 No início de outubro, depois de um grande esforço da deputada Leticia Aguiar,  em anúncio pelas redes sociais, o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, voltou atrás e São Paulo aderiu ao programa.

Autora do projeto de lei 295/19, que autoriza a criação de Colégios Públicos Militares na rede pública do Estado de São Paulo, a deputada estadual Leticia Aguiar, comemorou a escolha de Campinas, mas lamentou que seja apenas uma escola em todo o Estado de São Paulo.

TAUBATÉ

Em setembro passado a Deputada Estadual Leticia Aguiar  anunciou ao lado do Prefeito de Taubaté, Ortiz Junior , a implantação de uma Escola Cívico Militar na cidade.

Na ocasião o Prefeito declarou que já possui um prédio em condições de abrigar uma escola nesse modelo, que é anseio da população que se manifestou através de abaixo assinado, e pediu o apoio da deputada.

Em recente reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, a deputada apresentou o projeto para a implantação do Colégio Cívico-Militar de Taubaté, que será o primeiro com gestão municipal no Estado de São Paulo e no Brasil.

Go to top
JSN Time 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework