FUNVIC comemora 70 anos de criação da ONU

Como forma de celebrar os 70 anos da Organização das Nações Unidas, completados no dia 24 de outubro, alunos e professores da FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba / Fundação Universitária Vida Cristã -, participaram de um evento comemorativo no dia 30 de outubro, onde foi apresentado um pouco sobre os trabalhos desenvolvidos pela ONU.

 

A Organização foi criada no ano de 1945, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, com intuito de ajudar na reconstrução pós-guerra, que provocou grande crise mundial. Desde então, a ONU visa manter a paz e a segurança no mundo, promover relações amistosas entre as nações, cooperação na resolução de problemas internacionais e contribuir para o desenvolvimento econômico global.

Atualmente é composta por 195 países, inclusive pelo Brasil. Entre outros órgãos, é formada pelo Sistema das Nações Unidas, que conta com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o Programa Alimentar Mundial, a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Falando especialmente da UNESCO, foi fundada em Paris em 16 de novembro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, ciência, cultura e comunicações. Hoje atua em 112 países.

“Frente a situação causada pela guerra, houve a necessidade de reconstruir os países tendo como um dos focos reduzir o analfabetismo no mundo, quando foi criada a UNESCO”, disse Luís Otávio Palhari, presidente da FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã.

No ano de 1981 foi criada a WFUCA, Federação Mundial das Associações, Centros e Clubes UNESCO, constituída naquela época por 85 federações nacionais. Atualmente coordena 5 mil Centros e Clubes UNESCO em 121 países.

Há pouco mais de dois anos, o professor Luís Otávio, que também é ministro Parlamentar do Brasil no Parlamento Mundial de Educação e Membro da Academia Mundial de Educação e Conselho Iberoamericano de Educação, foi o responsável pela criação e implantação da Federação dos Clubes UNESCO no Brasil - BFUCA.

Por conta disso, a Fundação Universitária Vida Cristã - FUNVIC de Pindamonhangaba tornou-se “Universidade Piloto da UNESCO”, única em nosso país.

Além disso, Luís Otávio Palhari passou a assumir nos próximos quatro anos o cargo de membro da diretoria executiva para América Latina e Caribe na Federação Mundial das Associações, Centros e Clubes UNESCO - WFUCA.

Criada em 10 de maio de 2013, a BFUCA tem como principal desafio expandir e ajudar na implantação de clubes e associações nas cinco grandes regiões do Brasil.

“Através da BFUCA realizamos diversas atividades entre elas, destaco o “Projeto Mãos da Paz”, inspirado na obra de Portinari e que visa difundir os conceitos de cultura de paz com ações efetivas de combate à violência nas escolas”, afirmou. “Com este tipo de ação, buscamos fortalecer a paz mundial através da educação, visando assim um desenvolvimento sustentável”, completou.

Além de tentar reduzir o analfabetismo em nosso país e oferecer uma educação de qualidade com princípios éticos para todos, a Federação dos Clubes UNESCO no Brasil também tem como objetivo trabalhar para reduzir a pobreza, promover o desenvolvimento sustentável entre as nações; diálogo intercultural entre a educação, ciência e cultura; combater a AIDS e outras doenças e reduzir a mortalidade infantil.

 

Ler 1827 vezes
Entre para postar comentários
Go to top