Taubaté faz atualização de vacina contra febre amarela

Taubaté promove de 25 a 28 de junho uma semana de atualização da vacina contra febre amarela. Esta campanha é destinada apenas às pessoas que ainda não receberam doses da vacina, seja ela fracionada ou integral.
De terça a sexta-feira, as doses estão disponíveis nas salas de vacinação dos postos de saúde do município dentro do horário de funcionamento das unidades. Durante este período, as UBS Mais Independência, Mourisco e Fazendinha também vão aplicar a vacina em horário estendido, das 16h30 às 19h30.
E no sábado, 29 de junho, a UBS Mais Independência vai funcionar das 8h às 17h, dentro da programação do Dia D Estadual de Vacinação contra a febre amarela.
Taubaté superou a meta da campanha do ano passado e atingiu 102,87% de cobertura, o que representa mais de 256 mil doses da vacina contra febre amarela aplicadas. Não há registros da doença este ano no município.

Prefeitura entrega novos equipamentos para a UTI Neonatal

A UTI Neonatal da Santa Casa está mais completa e mais moderna, com os novos equipamentos entregues pela Prefeitura de Pindamonhangaba.

Foram seis incubadoras, seis aparelhos de fototerapia e um radiômetro, somando um investimento de R$ 208.681,50 de emenda impositiva nº 34, do vereador Jorge da Farmácia.

Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Dr. Isael Domingues, o vice-prefeito e secretário de Governo, Ricardo Piorino, a secretária de Saúde, Valéria dos Santos e o vereador Jorge da Farmácia estiveram na Santa Casa acompanhando o provedor Décio Prates da Fonseca, e o diretor administrativo Luciano Rodrigues Nascimento, para foram conferir a instalação dos equipamentos que já estão disponíveis para a população.

“Esta é mais uma entrega muito importante que fazemos na saúde. São equipamentos de última geração na Unidade de Emergência, para dar mais segurança tanto para os profissionais que trabalham na ala, quanto as futuras mães que necessitarem deste serviço”, disse o prefeito Dr. Isael.

A UTI Neonatal fica ao lado do Pronto Atendimento Saúde Gestante, serviço implantado pela Prefeitura em abril de 2018 e que já é referência na cidade e região, e da maternidade da Santa Casa.

O Pronto Atendimento Saúde Gestante é voltado exclusivamente para as gestantes assistidas pela Rede Municipal de Saúde da cidade. No local, é realizado atendimento especializado, com mais agilidade e em um espaço adequado para o atendimento de recém-nascidos com até 28 dias de vida, evitando também que esses bebês precisem passar pelo PS convencional.

“A melhoria para as gestantes é indiscutível. Antes as futuras mamães tinham que passar pelo Pronto-Socorro, agora não. Elas possuem um Pronto Atendimento exclusivo para elas, e agora com estes equipamentos que são referência na região”, destacou a secretária Valéria. Com este avanço no atendimento para as gestantes, nossa cidade acaba recebendo diversos partos de outros municípios, principalmente de Taubaté.

Campanha de vacinação contra influenza termina na sexta-feira

Até o momento, Pinda vacinou pouco mais de 38 mil pessoas, passando de 80% da meta, que é vacinar 90% das pessoas do grupo prioritário

Com a vacinação realizada na Praça Monsenhor Marcondes realizada pela Prefeitura no sábado (25), Pindamonhangaba vacinou contra a Influenza, até o momento, 38.114 pessoas do grupo prioritário, ou seja, 80,84% da meta, que é de imunizar 47 mil pessoas.

A campanha nacional continua até o dia 31 de maio e está sendo realizada em todos os postos da cidade. Como o menor número de imunizados do grupo prioritário é o de crianças menores de 5 anos, a Secretaria de Saúde realizará, nesta semana, vacinação nas escolas municipais.

A vacinação contra a Influenza é voltada para o grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde: crianças menores de 6 anos, gestantes, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias, maiores de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, professores, povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A vacina fornecida, pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a “trivalente” que fornece imunização aos vírus Influenza subtipos A (H1N1; H3N2) e subtipo B vírus respiratórios (VSR, Parainfluenza e Adenovírus).

Pinda realiza vacinação contra a influenza neste sabádo

A Praça Monsenhor Marcondes recebe, neste sábado (25), o Ônibus da Saúde com o segundo Dia D da Vacinação contra a Influenza. Será das 7 às 16 horas, e contará, ainda com coleta de exames preventivos gratuitos.

A vacinação será voltada para o grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde: crianças menores de 6 anos, gestantes, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias, maiores de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, professores, povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A vacina fornecida, pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a “trivalente” que fornece imunização aos vírus Influenza subtipos A (H1N1; H3N2) e subtipo B vírus respiratórios (VSR, Parainfluenza e Adenovírus).

Até o momento, Pinda vacinou 73% da população, ou seja, mais de 34 mil pessoas que fazem parte dos grupos indicados pelo Ministério da Saúde. A meta para o município é de imunizar 47 mil pessoas.

O maior grupo de pessoas imunizadas é o de idosos, com 13.111 vacinados. O grupo prioritário de crianças continua abaixo no número ideal: apenas 7.850 crianças foram imunizadas, sendo que a meta é 11.359.

Taubaté supera 66,2 mil doses de vacinas contra influenza

Balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que já foram aplicadas 66.280 doses da vacina contra influenza no município desde o início da campanha em 10 de abril.
Puérperas (mães que deram à luz recentemente) e professores são os grupos prioritários com maiores percentuais de adesão . Em números absolutos, os idosos permanecem como grupo com maior quantitativo de doses aplicadas.
A campanha segue até o dia 31 de maio. Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Taubaté pelo telefone 3629-6232.
 
Campanha de vacinação contra influenza (prévia de 10 de abril a 9 de maio)
Total de doses aplicadas: 66.280
Total de doses para os públicos alvo com meta de cobertura: 50.769 (cobertura de 73,67%)
 
Crianças
Público – 20.254
Doses aplicadas – 13.924
Cobertura – 68,75%
 
Gestantes
Público – 2.963
Doses aplicadas – 2.011
Cobertura – 67,87%
 
Puérperas
Público – 487
Doses aplicadas –559
Cobertura – 114,7%
 
Trabalhadores da Saúde
Público – 8.904
Doses aplicadas – 5.611
Cobertura – 63,02%
 
Idosos
Público – 32.323
Doses aplicadas – 25.288
Cobertura – 78,24%
 
Professores
Público – 3.977
Doses aplicadas – 3.376
Cobertura – 84,89%
 
Pacientes com comorbidade (sem meta de cobertura) – 15.087 doses
Policiais (sem meta de cobertura) – 424 doses

Taubaté supera 52 mil doses de vacinas contra influenza

Balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que já foram aplicadas 52.024 doses da vacina contra influenza no município desde o início da campanha em 10 de abril.
Puérperas (mães que deram à luz recentemente) e professores são os grupos prioritários com maiores percentuais de adesão . Em números absolutos, os idosos são os que apresentam o maior quantitativo de doses aplicadas.
A campanha segue até o dia 31 de maio. Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Taubaté pelo telefone 3629-6232.
 
Campanha de vacinação contra influenza (prévia de 10 de abril a 6 de maio)
Total de doses aplicadas: 52.024
Total de doses para os públicos alvo com meta de cobertura: 41.344 (cobertura de 59,99%)
 
Crianças
Público – 20.254
Doses aplicadas – 11.582
Cobertura – 57,18%
 
Gestantes
Público – 2.963
Doses aplicadas – 1.727
Cobertura – 58,29%
 
Puérperas
Público – 487
Doses aplicadas –559
Cobertura – 114,7%
 
Trabalhadores da Saúde
Público – 8.904
Doses aplicadas – 4.742
Cobertura – 53,26%
 
Idosos
Público – 32.323
Doses aplicadas – 20.024
Cobertura – 61,95%
 
Professores
Público – 3.977
Doses aplicadas – 2.710
Cobertura – 68,14%
 
Pacientes com comorbidade (sem meta de cobertura) – 10.437 doses
Policiais (sem meta de cobertura) – 243 doses

Dia “D” da vacinação em Taubaté e Pinda

O dia "D" da Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontece, neste sábado, dia 4. A mobilização será por todo o país. Em Pindamonhangaba haverá vacinação na Praça Monsenhor Marcondes das 7h às 16h, no Shopping Pátio Pinda, das 10h às 17h e nos postos do Araretama II, Bem Viver, Cidade Nova, Castolira, CIAF, Cisas e Terra dos Ipês II das 8 às 16 horas. 

         Em Taubaté, oito unidades de saúde irão atender os munícipes das 8 às 17 horas nas UBS MAIS Fazendinha, Gurilândia, Aeroporto, Independência, Mourisco, além dos PAMOS do Novo Horizonte, Marlene Miranda e  Continental. A campanha nacional vai até o dia 31 de maio.

Taubaté registra primeiros casos de dengue 2

Balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que o município chegou à primeira quinzena de abril com o registro de 36 casos positivos de dengue, entre os quais 3 casos do sorotipo 2. No mesmo período do ano passado foram 25 casos da doença, todos do sorotipo 1.
Dos três casos do novo sorotipo, dois são autóctones (contraídos no próprio município) e um é importado. Essa é a primeira vez que Taubaté registra casos de dengue 2. Existem atualmente quatro sorotipos da doença. O risco não está relacionado diretamente ao sorotipo e sim à superposição de vírus. Pessoas infectadas por sorotipos diferentes em um período de seis meses a três anos podem ter uma evolução para formas mais grave da doença. Já há relatos de circulação da dengue 2 em outros municípios paulistas.
O Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté mantém as estratégias de ação imediata nas regiões onde houve confirmação de casos de dengue, com bloqueios e nebulização.
A Análise de Densidade Larvária (ADL) de outono está em fase final e a expectativa é de que os resultados estejam prontos para divulgação no início de maio.
Até agora Taubaté conseguiu conter o risco da proliferação de casos de dengue, mas o apoio e conscientização da população são essenciais neste momento, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Não há registro este ano de casos de zika, chikungunya e febre amarela.

Casos confirmados de dengue em Taubaté
Período – janeiro a 15 de abril
Dengue tipo 1 – 33 casos (18 autóctones e 15 importados)
Dengue tipo 2 – 3 casos (2 autóctones e 1 importado)
Total – 36 casos

Vacinação contra influenza supera 5.100 doses em Taubaté

A primeira fase de vacinação contra influenza em Taubaté, entre os dias 10 e 18 de abril, somou 5.134 doses aplicadas. Foram vacinadas nesta primeira fase gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto) e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Estes três públicos representam um total de 23.704 pessoas a serem vacinadas.
De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica do município, em termos percentuais as puérperas apresentaram maior adesão, seguidas pelas gestantes e pelas crianças.
A partir desta semana até 31 de maio serão vacinados os demais grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde e professores, mantendo a vacinação das crianças, puérperas e gestantes.
O Dia D da campanha de vacinação ficou definido para 4 de maio e a campanha termina no dia 31 de maio. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.
Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Taubaté pelo telefone 3629-6232.
 
Primeira fase de vacinação contra influenza
Crianças
Público – 20.254
Doses aplicadas – 4.091
Cobertura – 20,20%
 
Gestantes
Público – 2.963
Doses aplicadas – 827
Cobertura – 27,91%
 
Puérperas
Público – 487
Doses aplicadas – 216
Cobertura – 44,35%
Go to top