1º de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Desde 1988 uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, com apoio da ONU – Organização das Nações Unidas -, instituiu o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Combate à Aids.

A AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome) ataca e destrói o sistema imunológico e é a quarta doença que mais causa morte no mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530 mil. No âmbito mundial, a contaminação chega a sete mil e quinhentos casos por dia.

As formas de contágio são através de uso compartilhado de seringas, alicates de unha, instrumentos cortantes não esterilizados, transfusão de sangue, gravidez de mulheres infectadas e, principalmente, relações sexuais.

Os principais sintomas são: diarreias, herpes, infecções cerebrais e o aparecimento de câncer. Além desses, como o organismo da pessoa infectada encontra-se muito fraco e debilitado, surgem outras doenças como gripes, pneumonia, tuberculose, meningite e demência – já em estágio bem mais avançado.

O tratamento é feito através de um coquetel de drogas, descoberto em 1995. Porém a medicação, por ser muito forte, causa efeitos colaterais como a diminuição das disfunções renais e do fígado.

Além disso, os pacientes necessitam de acompanhamento médico constante, além de auxílio nas áreas da psicologia, psiquiatria, serviço social, nutrição e outras.

Mas o que muitos não sabem é que a Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, aperto de mão, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro ou ao praticar esportes.

Ler 2532 vezes
Entre para postar comentários
Go to top