Taubaté tem epidemia de dengue em 2016

Com 334 casos contabilizados de dengue até esta quinta-feira (3), Taubaté é a primeira cidade da região enfrentar epidemia da doença em 2016.

São 73 novos casos em uma semana. Segundo o balanço anterior, divulgado na última quarta-feira (24) a cidade tinha 261 casos confirmados da doença.

A partir do decreto de epidemia, que depende do Estado, a Vigilância Epidemiológica da cidade dispensa o exame sorológico para atestar os casos de dengue. Na prática, pacientes que apresentem sintomas de dengue têm a doença contabilizada, sem a necessidade de realização de exames.

Esse é o terceiro ano consecutivo que Taubaté enfrenta epidemia de dengue. Em 2014 a cidade teve recorde histórico no número de casos confirmados da doença, com mais de 9 mil ocorrências.

Zika

Além da dengue, subiu de quatro para 15 o número de casos suspeitos de pacientes infectados pelo vírus da zika –doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e associada a microcefalia.

A cidade teve um caso confirmado da doença, considerado importato. A paciente é uma fisioterapeuta que teria passado as festas de final de ano no Rio de Janeiro.

A cidade ainda investiga três casos suspeitos de microcefalia. São bebês que apesar de não terem nascido prematuros apresentaram a cabeça pequena, com até 32 centímetros de circunferência. O desenvolvimento das crianças é monitorado pela Secretaria de Saúde.

Além dos três bebês com suspeita de microcefalia, Taubaté tem ainda duas gestantes com suspeita de vírus da zika. As mulheres, com 27 e 37 anos, também estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde. Elas não precisaram ser internadas.

São José dos Campos

Segundo o último balanço da administração, do último dia 26, a cidade soma 289 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, a cidade tinha 193 casos da doença.

A cidade também teve alta no número de pessoas infectadas com o vírus da zika - são13 vítimas. Entre os pacientes confirmados, quatro são mulheres, um é homem e um é bebê.

Ler 3005 vezes
Entre para postar comentários
Go to top