Dia D da campanha de multivacinação

O Dia D da campanha para a atualização de caderneta de vacinação será neste próximo sábado (24), de acordo com comunicado da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A campanha visa colocar em dia a vacinação de crianças paulistas com até cinco anos incompletos, crianças com nove anos de idade e adolescente de 10 a 15 anos.

De acordo com a secretaria, o objetivo é conferir a caderneta e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada um. As cidades do estado receberão 5,9 milhões de doses, contabilizando os quantitativos destinados à multivacinação e à imunização de rotina prevista para o mês de setembro.

A campanha vai mobilizar 34 mil profissionais da saúde em 5.325 postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo, das 8h às 17h. No interior e litoral são 2.854 postos fixos e 1.388 volantes. Além disso, mediante parceria com os municípios, haverá disponibilidade de veículos.

A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.

Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e jovens para conferência das doses em atraso. Caso o documento perdido ou extraviado, é recomendado procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente, para acesso ao arquivo.

Ler 2635 vezes
Entre para postar comentários
Go to top