Imprimir esta página

Homem morre de gripe em Taubaté

Um homem de 58 anos, que morreu no último dia 10, é a quarta vítima fatal da gripe em Taubaté (SP) neste ano. A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica da cidade nesta quinta (23).

De acordo com a Secretaria da Saúde do município, o paciente teve o vírus Influenza B. Um balanço atualizado da pasta mostra ainda que o número de casos confirmados de pacientes infectados pelos vírus causadores da gripe aumentou em relação à última semana -já são 22 casos, dos quais um para H1N1, sete para H3N2 e 14 para Influenza B.

Em todo o ano passado, oito pessoas morreram com gripe em Taubaté. Neste ano, além do homem de 58 anos, morreram também um jovem de 20 anos e uma mulher de 86 anos, que também estavam com o vírus Influenza B, e uma mulher de 50 anos, que foi contaminada com o vírus H3N2.
As vítimas já eram portadoras de doenças associadas e tiveram os quadros de saúde agravados pelos vírus.

De acordo com a prefeitura, a preocupação com o avanço dos casos ocorre porque quanto mais vírus diferentes são identificados em circulação, maior é a chance de um número expressivo de casos na região. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

Sintomas
Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.

O agravamento do quadro clínico do paciente pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus.

Ler 2077 vezes
Entre para postar comentários