Gripe: Estado solicita doses extras da vacina

Para ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população, diante da recomendação do Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo solicitou o envio de 31 milhões de doses extras da vacina contra a gripe.

Até o momento, 9,4 milhões de doses foram aplicadas no Estado, em pessoas incluídas nos grupos prioritários e específicos. SP ainda dispõe de 3,6 milhões de doses, destinadas prioritariamente aos grupos vigentes.

Vale lembrar que o Estado possui mais de 44 milhões de habitantes. A pasta espera que o Ministério envie a quantidade necessária para estender a imunização a todos.

Poderão ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada.

Vacina
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.

Ler 1961 vezes
Entre para postar comentários
Go to top