Vacina contra meningite volta a ser disponibilizada em São José

Vacina contra meningite volta a ser disponibilizada em São José

A vacina meningocócica C volta a ser disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde de São José dos Campos a partir desta quinta-feira (27).

A Prefeitura recebeu nesta quarta-feira (26) um lote de 2.880 doses, encaminhado pelo Governo do Estado. No entanto, segundo a Vigilância Epidemiológica, o número ainda é insuficiente para demanda do mês – que é de cerca de 5.000 doses.

A distribuição começa nas primeiras horas da manhã e serão abastecidas as 40 unidades básicas do município. A última remessa, de apenas 1.200 doses, havia sido enviada ao município no dia 16 de agosto. Com o número insuficiente de doses, desde o mês passado várias unidades começaram a registrar desabastecimento desta vacina, ocasionando reclamações da população.

O Ministério da Saúde havia informado que a distribuição da vacina meningocócica C seria normalizada em todo o país no fim do mês de agosto, o que acabou não acontecendo. O motivo alegado pelo Governo Federal para a redução das remessas foi devido a atrasos na entrega pelo laboratório produtor.

A Prefeitura esclarece que a entrega dos imunobiológicos é efetuada pela Cenadi (Central de Armazenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos), do Ministério da Saúde, ao longo do mês a todas as Unidades Federadas, cabendo às secretarias estaduais o abastecimento dos postos de vacinação dos municípios.

Esquema vacinal

A vacina meningocócica C faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Segundo o Ministério da Saúde, para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos de idade.

A vacina é utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Esta bactéria pode ser a causa de infecções graves, como a meningite e a sepse. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção dessas doenças.

 
Ler 1318 vezes
Entre para postar comentários
Go to top