Pindamonhangaba prepara dia de combate ao diabetes

Pindamonhangaba prepara dia de combate ao diabetes

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba promove, na próxima quarta-feira (14), atividades para comemoração ao dia nacional de combate ao diabetes. Auxiliada pela 21ª campanha nacional de prevenção à doença, o tema deste ano será “diabetes e família”.

As ações do dia de combate ao diabetes começarão na segunda-feira (12), com atividades de prevenção na Prefeitura, das 8 às 12 horas, para que os funcionários e a população possam participar da campanha. Na terça-feira (13), a campanha estará no Recinto São Vito, em Moreira César, a partir das 8 horas. Já na quarta-feira (14), das 9 às 16 horas, a equipe de saúde estará na Praça Monsenhor Marcondes com diversas atividades para toda a população.

A campanha em Pindamonhangaba terá parceria com a Etec João Gomes de Araújo, Colégio Tableau, Laboratório Oswaldo Cruz, Clínica Synerclin e Colégio Futura, que colaborarão com atividades como aferição de pressão, glicemia capilar, cálculo de IMC (índice de massa corpórea) e orientação nutricional.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, estas ações serão avaliadas e encaminhadas para ANAD/FENAD, a fim de agregar ao contexto nacional de avaliações, fazendo parte de futuras ações estratégicas de controle e prevenção ao diabetes, além de possibilitar referências e tratamento adequado aos pacientes da Atenção Básica ou Especializado da Rede SUS (Sistema Único de Saúde).

Sobre o diabetes
O diabetes é uma doença caracterizada pela hiperglicemia, isto é, a elevação da glicose no sangue. Pode correr devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina, hormônio que é produzido no pâncreas. A principal função da insulina é promover a entrada da glicose nas células do organismo, a fim de que ela possa ser aproveitada para diversas atividades celulares. A ausência de insulina ou o defeito na sua ação, resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que se denomina de hiperglicemia.

O Diabetes Mellitus é um dos mais graves problemas de saúde pública, causado pela falta absoluta (Tipo1) ou relativa (Tipo 2) de insulina no organismo. Nessa situação a glicose não é absorvida adequadamente pelas células, o que provoca sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais (70 a 100 mg/dl, em jejum).

A cada 100 pessoas, entre 7 e 9 são portadores de Diabetes. É uma doença silenciosa. Cerca de 50% desconhecem ser portadores. Trata-se de uma doença hereditária – não é contagiosa.

Ler 1416 vezes
Entre para postar comentários
Go to top