Imprimir esta página

Taubaté registra primeiros casos de dengue 2

Taubaté registra primeiros casos de dengue 2

Balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que o município chegou à primeira quinzena de abril com o registro de 36 casos positivos de dengue, entre os quais 3 casos do sorotipo 2. No mesmo período do ano passado foram 25 casos da doença, todos do sorotipo 1.
Dos três casos do novo sorotipo, dois são autóctones (contraídos no próprio município) e um é importado. Essa é a primeira vez que Taubaté registra casos de dengue 2. Existem atualmente quatro sorotipos da doença. O risco não está relacionado diretamente ao sorotipo e sim à superposição de vírus. Pessoas infectadas por sorotipos diferentes em um período de seis meses a três anos podem ter uma evolução para formas mais grave da doença. Já há relatos de circulação da dengue 2 em outros municípios paulistas.
O Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté mantém as estratégias de ação imediata nas regiões onde houve confirmação de casos de dengue, com bloqueios e nebulização.
A Análise de Densidade Larvária (ADL) de outono está em fase final e a expectativa é de que os resultados estejam prontos para divulgação no início de maio.
Até agora Taubaté conseguiu conter o risco da proliferação de casos de dengue, mas o apoio e conscientização da população são essenciais neste momento, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Não há registro este ano de casos de zika, chikungunya e febre amarela.

Casos confirmados de dengue em Taubaté
Período – janeiro a 15 de abril
Dengue tipo 1 – 33 casos (18 autóctones e 15 importados)
Dengue tipo 2 – 3 casos (2 autóctones e 1 importado)
Total – 36 casos

Ler 4322 vezes
Entre para postar comentários