Ministério da Saúde vai devolver inseticida vencido

Ministério da Saúde vai devolver inseticida vencido

Utilizado na prática do fumacê para o combate ao mosquito Aedes aegypti, governo diz que produto adquirido era de má qualidade e ficou armazenado; agora que produto venceu deverá ser devolvido ao fabricante e substituído por outro.

 

Mais de 400 mil litros de inseticida vencido, usado para fazer o fumacê no combate ao mosquito da dengue, serão devolvidos ao fabricante. Segundo o Ministério da Saúde, o produto ficou armazenado por ser de "má qualidade" e deverá ser substituído.

Entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 591 mortes por dengue no Brasil. No mesmo período do ano passado este número era de 141.

O secretário de vigilância da pasta, Wanderson Kléber, disse nesta segunda (21) que entre os seis lotes adquiridos, quatro apresentaram problemas e ficaram armazenados em um depósito.

"Nós acionamos a Organização Pan-americana da Saúde e a empresa Bayer para resolver este problema e substituir o produto. Eles já estão realizando o procedimento para a substituição", disse Kléber.

Em fevereiro, mais de 100 mil litros de inseticida foram substituídos pelo fabricante, mas 80 mil litros não passaram em testes de qualidade.

Segundo o ministério, 26 mil litros do produto – considerado bom para o uso – foram distribuídos para sete estados: Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piaui e Rio de Janeiro; todos os estados que de acordo com o governo tiveram aumento nos casos de Chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Reabastecimento

O governo informou também que os demais lotes do inseticida, quando aprovados, serão liberados e enviados pros estados para reabastecer a rede, mas não fala em prazos.

O Ministério da Saúde disse ainda que um novo inseticida está em processo de compra e que até janeiro do ano que vem serão entregues mais 100 mil litros do produto.

Ler 2265 vezes

Última modificação em Segunda, 21/10/2019

Entre para postar comentários
Go to top
JSN Time 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework