Imprimir esta página

Como se proteger da poluição atmosférica

Como se proteger da poluição atmosférica

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que cerca de 92% da população mundial está concentrada em cidades em que a qualidade do ar não está adequada aos limites estabelecidos pela própria OMS. No Brasil, ocorrem cerca de 14 mortes relacionadas à poluição atmosférica a cada 100 mil habitantes.

As principais vítimas desse problema são as pessoas que ficam expostas ao excesso de ozônio ou outros materiais particulados  ou seja, partículas minúsculas que ficam suspensas no ar e que podem entrar na corrente sanguínea. Isso pode provocar, principalmente, doenças respiratórias e do coração.

Mas o que fazer para se proteger desse perigo que muitas vezes se torna invisível?

Atualmente existem diversas técnicas e produtos, como os purificadores de ar, que ajudam a melhor a qualidade do ar nessas situações de risco para o ser humano. Separamos algumas dicas para que você consiga se expor menos ao risco trazido pela poluição atmosférica.

Evite o trânsito

Os combustíveis queimados estão entre os principais responsáveis pelo despejo de poluentes, como o Dióxido de Carbono, na atmosfera. Por isso quanto mais tempo você passa em locais com grande circulação de veículos maiores as chances de você desenvolver alguma doença cardiorrespiratória.

Motoristas, entregadores ou pessoas que trabalham o dia inteiro na rua, próximo de grandes avenidas são as principais vítimas dos poluentes que são liberados pelos veículos, principalmente os de maior tamanho, como caminhões, que costumam usar o diesel como combustível.

Troque o filtro do ar condicionado

O ar condicionado  além do conforto térmico, promove uma breve higienização do ar. Através de seu filtro, diversas partículas pequenas de sujeira são barradas, fazendo com que a qualidade do ar melhore nesses espaços. Porém é importante ter atenção para que o efeito não seja o contrário!

A troca do filtro do ar condicionado deve ser feita frequentemente, de acordo com as recomendações do fabricantes ou de acordo com a frequência de uso do produto. Um ar condicionado que não foi limpo pode ser tão ou mais prejudicial para a saúde respiratória do que andar por áreas de alto risco.

Evite áreas de maior concentração de gases

Também é indicado por especialistas evitar algumas áreas que podem ser mais nocivas. Entre elas, as proximidades de ruas muito movimentadas, espaços fechados em que há muita fumaça e áreas industriais. Todos esses ambientes possuem uma grande concentração de substâncias poluentes no ar que ao serem inaladas em alta quantidade, podem gerar prejuízos para a saúde.

Ler 3050 vezes
Entre para postar comentários