Taubaté decreta emergência contra a propagação do coronavírus

Taubaté decreta emergência contra a propagação do coronavírus

A Prefeitura de Taubaté publicou nesta terça-feira, dia 17, um decreto emergencial com medidas restritivas para conter a propagação do coronavírus no município.


O decreto estabelece situação de emergência em Taubaté por um período de 180 dias. As primeiras medidas são válidas para estabelecimentos públicos e privados e têm prazo inicial de 30 dias, porém podem ser prorrogadas em caso de agravamento da situação.


Em Taubaté, a Vigilância Epidemiológica monitora atualmentemais de 20 casos suspeitos de coronavírus. Os pacientes suspeitos estiveram em unidades de urgência e emergência, passam bem, seguem em isolamento social em suas residências e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Outros quatro casos já foram descartados.

Entre as normativas estabelecidas pelo decreto emergencial estão a dispensa de licitação para a aquisição de insumos específicos para o enfrentamento da doença, bem como contratação excepcional de pessoal em caso de necessidade, além da locação de ambulâncias.


Todos os eventos públicos planejados para o período foram suspensos. O decreto suspende ainda por 30 dias eventos de qualquer natureza que exijam licença do poder público e que tenham previsão de reunir mais de 100 pessoas. Atividades coletivas em cinemas, teatros, museus e academias de ginástica também estão suspensas pelo mesmo período, assim como aulas em escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas.


Em relação às aulas, a suspensão deve ser gradativa esta semana e total a partir de 23 de março. Para a rede pública de ensino, esta suspensão deve ser compensada como antecipação do recesso escolar ou das férias de julho.


Bares e restaurantes devem observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas. Medidas mais restritivas como a determinação de horários para o fechamento dos estabelecimentos podem ser adotadas futuramente em caso de necessidade.


No âmbito da administração municipal, será avaliada a possibilidade de teletrabalho em alguns setores, bem como a concessão de férias e licenças prêmio.

Ainda entre as estratégias estão a definição da Unidade de Urgência e Emergência (UPA) Central como referência exclusiva para casos de problemas respiratórios a partir da próxima semana.


As UBS Mais Mourisco, Fazendinha, Marlene Miranda, Chácaras Reunidas e Gurilândia passarão a ser referência para o atendimento à população para casos menos graves.
A prefeitura deve instalar na nova ala do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) mais 10 leitos de UTI e 30 leitos de clínica médica com o objetivo de dar suporte a um número maior de internações.

A Campanha de Vacinação contra Influenza, que deve começar em 23 de março, também vai passar por ajustes com o objetivo de reduzir aglomerações de idosos, garantir espaços amplos e ventilados e reduzir o tempo de espera.

Ler 1321 vezes
Entre para postar comentários
Go to top