Campanha "Junho Lilás" lembra a importância do Teste do Pezinho

Campanha "Junho Lilás" lembra a importância do Teste do Pezinho

Um exame de sangue simples, coletado por meio de uma picada no pé do recém-nascido, o Teste do Pezinho é tema da campanha Junho Lilás, para conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância de se expandir o acesso da população ao teste do pezinho.

De acordo com o médico imunologista e consultor técnico do Instituto Jô Clemente, Antonio Condino Netto, as análises deveriam ser ampliadas, principalmente em razão da pandemia do novo coronavírus, porque quanto mais doenças raras a triagem neonatal puder detectar, melhor para a saúde do bebê. 

A neurologista infantil Fernanda Monti lembra que é importante que o teste ampliado seja feito entre as primeiras 48 horas e até o quinto dia de vida do bebê, já que esse é o período mais adequado para detectar precocemente doenças raras e graves, que podem acarretar em deficiência intelectual. 

O Teste do Pezinho foi implantado no país em 1976, e desde 2001 é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal credenciado pelo Ministério da Saúde. O instituto Jô Clemente foi um dos principais responsáveis pelo surgimento das leis que obrigam e regulamentam o exame. Atualmente o Instituto é responsável por 80% da triagem dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos no estado de São Paulo, por meio do SUS e de maternidades e hospitais privados.

Ler 814 vezes
Entre para postar comentários
Go to top