Últimas notícias

EDP inicia o ciclo de 2024 do Projeto Boa Energia nas Escolas

EDP inicia o ciclo de 2024 do Projeto Boa Energia nas Escolas


Pindamonhangaba já confirmou participação nesta edição; Cidade foi uma das vencedoras da Gincana “Xô Desperdício”, do ano passado, por meio da Escola Municipal Professor Mário de Assis César, localizada em Moreira César

Mudar hábitos de consumo e impactar positivamente as comunidades em prol do desenvolvimento sustentável. É com esse objetivo que a EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, inicia o ciclo de 2024 do projeto Boa Energia nas Escolas, já com o envolvimento garantido de mais de 85 mil alunos, em 203 unidades públicas de ensino, espalhadas por 18 municípios de sua área de concessão no Estado de São Paulo.
“Estamos com o período de inscrições aberto. Gestores da educação dos municípios interessados em participar podem entrar em contato conosco. O Boa Energia nas Escolas busca envolver toda a comunidade escolar dentro desse tema transversal tão importante que é o meio ambiente”, destaca o gestor da EDP, Roberto Miranda, gestor da EDP.
As cidades que confirmaram a participação: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guaratinguetá, Itaquaquecetuba, Jacareí, Lorena, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Poá, Potim, Roseira, São Sebastião, Suzano e Tremembé.
O projeto da distribuidora de energia mantém um alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Em 13 anos de atividades, o Boa Energia nas Escolas já impactou positivamente mais de 400 mil alunos e 7.500 professores em 1.520 estabelecimentos de ensino.

Pinda recebe programa Cidadania Itinerante na sexta-feira e sábado

Pinda recebe programa Cidadania Itinerante na sexta-feira e sábado

Pinda recebe programa Cidadania Itinerante na sexta-feira e sábado

A cidade de Pindamonhangaba vai receber serviços do programa Cidadania Itinerante na sexta-feira (12) e sábado (13). Na sexta-feira, o ônibus da Cidadania Itinerante vai ficar na Praça do Cisas, em Moreira César, das 9 às 17 horas, e no sábado na Praça de Eventos do Araretama (em frente à Escola Municipal Elias Bargis Mathias), das 9 às 16 horas.
Para cada local, serão atendidas cerca 100 pessoas para diversos serviços e as senhas começarão a ser distribuídas na abertura dos serviços e serão entregues até uma hora antes do término das atividades.
A ação é organizada pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.
De acordo com o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, “o objetivo é oferecer serviços gratuitos relacionados à promoção da cidadania e à garantia de direitos a pessoas de várias idades, de forma rápida, direta e sem filas. Em um único dia a pessoa pode resolver várias questões, como emitir documentos, certidões e ser encaminhada para programas sociais ou de atenção especial”.
A diretora dos Direitos Humanos de Pindamonhangaba, Cidinha Pedroso, disse que são dezenas de serviços disponíveis, “como emissão de segunda via de documentos, certidões de nascimento, de casamento, de óbito, de carteira de trabalho digital, criar conta GOV, dar entrada no seguro desemprego, fazer agendamento para INSS, dentre outros”.
A iniciativa ainda conta com a parceria de outras Secretarias de Estado e do Município.

Confira relação de serviços disponíveis:
- Agendamento de 2° via de RG (Solicitação- 2ª Vias, levar cópia caso tenha)
- 2° via Certidões de Nascimento; (Contaremos com a PARCERIA DO CARTÓRIO DO MUNICÍPIO) munícipe assinará declaração de hipossuficiência.
- 2° via Certidão Casamento; (Contamos com a PARCERIA DO CARTÓRIO DO MUNICÍPIO)
- 2° via Certidão de Óbito; (NESCESSÁRIO PARCERIA - CARTÓRIO DO MUNICÍPIO, caso necessite, solicite ofício à coordenadora) munícipe assinará declaração de hipossuficiência.
- Atestado de antecedentes criminais;
- Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
- Agendamento para renovação de CNH – (taxas serão pagas normalmente)
- Agendamento – Receita Federal
- Criar conta GOV
- Entrada de Seguro Desemprego;
- Emissão 2°via CPF;
- Emissão de 2ª via de contas:
- 2° via de Título de eleitor;
- 2° via de conta água;
- 2° via de conta luz;
- 2° via de conta telefone;
- Elaboração de Currículo Vitae;
- Consulta Serasa;
- Atendimentos;
- Boletim de ocorrência;
- INSS Agendamento
- Receita Federal;
- Defensoria Pública;
- OIM – ORIENTAÇÃO MIGRATÓRIA
- Orientações PROCON; entre outros...
- Encaminhamentos e acolhimentos de denúncias dos Programas e Coordenadorias de: Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS); Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI); Políticas para a Mulher (CPMULHER); Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP); Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI); Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC); Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte (PPCAAM); Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Museu recebe palestra motivacional para mulheres na quinta-feira

Museu recebe palestra motivacional para mulheres na quinta-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com o Sebrae, está organizando uma oficina motivacional voltada para mulheres. Com o tema "Seja a melhor versão de si mesma", o evento acontece na quinta-feira (28), às 18 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
A oficina visa abordar aspectos comportamentais da mulher, destacando a importância da inteligência emocional no desenvolvimento pessoal. Entre os tópicos a serem explorados, se destacam o autoconhecimento e a gestão das emoções, promovendo coragem e autoconfiança para auxiliar na tomada de decisões. As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/30475468.
“Esta é a quarta vez que disponibilizamos essa palestra no município, tendo impactado dezenas de mulheres, principalmente na autoestima das participantes”, salientou a diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti. “Cada evento proporciona uma experiência única às participantes, por isso encorajamos a todas dedicarem esse pequeno tempo a si mesmas, a se permitirem a viver essa experiência”, finaliza a diretora.

Aeroporto de S. José pode se tornar o 4º maior de São Paulo

 
O aeroporto de São José dos Campos Prof. Urbano Stumpf pode se transformar no quarto maior aeroporto da região expandida de São Paulo com novos investimentos, que preveem a construção de um novo terminal de cargas e de passageiros, entre outras melhorias.
 
O planejamento para a expansão foi apresentado nesta segunda-feira (25) pela concessionária SJK Airport em reunião que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, além de autoridades municipais.
 
Também esteve presente Juliano Noman, secretario nacional de Aviação Civil, órgão técnico do ministério. Após a reunião, o ministro e demais convidados visitaram a área planejada para a futura expansão.
 
Investimentos
 
Os recursos para a expansão seriam investidos pela concessionária do aeroporto em uma área de 2 milhões de metros quadrados, em espaço ao lado do terminal, de acordo com estudos preliminares desenvolvido em conjunto com o Comando da Aeronáutica.
 
Com os investimentos, a capacidade de receber passageiros passaria dos atuais 3 milhões/ano para até 25 milhões/ano. O potencial de carga iria das atuais 50 mil toneladas por ano para mais de 300 mil toneladas.
 
“Estamos em tratativas com o município, com o Ministério da Defesa e com a Aeronáutica. A partir daí, a Secretaria Nacional de Aviação Civil vai analisar o processo para autorização. A gente espera que, em breve, possam começar as obras que vão gerar renda e emprego e potencializar o aeroporto tão estratégico para São José e região”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
 
O vice-governador, Felicio Ramuth, avalia que a possibilidade de expansão do aeroporto é fundamental para o desenvolvimento de toda a região.
 
“Com a construção de um novo terminal, o acesso seria feito pelas rodovias Carvalho Pinto e Tamoios. Com isso, conseguiríamos um fluxo melhor, tanto de carga, como de passageiros. A ideia é fazer essa divisão paulatinamente, primeiro transferindo a operação de cargas. Tem tudo para dar certo, estamos todos (governos municipal, estadual e federal) caminhando juntos, com os mesmos objetivos”, disse Felicio.
 
O diretor da SJK Airport, Ronei Glanzmann, avaliou como muito positiva a reunião. “Já temos uma área definida para a expansão e São José tem todas as condições de ser o quarto aeroporto de São Paulo. Temos espaço e um planejamento estratégico a longo prazo para isso. Estamos bastante otimistas", afirmou.
 
Quarto aeroporto
 
No final do ano passado, o ministro Silvio Costa Filho chegou a falar sobre a possibilidade de construção de um quarto aeroporto na Grande São Paulo, em razão da sobrecarga dos terminais de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
 
Juntos, eles representam aproximadamente 35% do tráfego aéreo do país, 80 milhões de passageiros/ano, e compõem o eixo chamado de Terminal São Paulo.
 
Mas, segundo especialistas, a construção de um novo aeroporto na Grande SP não desafogaria o tráfego aéreo local, pois continuaria se usando o mesmo terminal.
 
No caso do Aeroporto de São José, o acesso ao espaço aéreo é feito por outro terminal, o que acomodaria melhor o movimento atual e o futuro aumento de voos projetados para os próximos anos na macrometrópole.
Pinda celebra Dia da Água com doações de mudas na Praça Monsenhor Marcondes

Pinda celebra Dia da Água com doações de mudas na Praça Monsenhor Marcondes

Pindamonhangaba irá promover, no próximo sábado (23), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em comemoração ao dia mundial da água (22 de março), a doação de 300 mudas bem como a apresentação de uma esquete. Além disso, a empresa Sabesp também estará no local com ações sobre a racionalização desse importante recurso.
As doações das mudas estão programadas para acontecer a partir das 9h, e serão feitas até acabarem as mudas. As plantas disponíveis são, frutíferas: Café; Uvaia; Mangostão; Canela e Acerola; as floríferas são: Buchinho; Cabeludinha; Ipê roxo; Quaresmeira; Ipê amarelo e Lírio da Paz.

Cepatas realiza primeiro café comunitário de 2024 com a população

O CEPATAS (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais) irá realizar no próximo sábado (23), das 9 horas às 13 horas, um café comunitário aberto à população. A ideia é criar uma oportunidade para que as pessoas conheçam o trabalho que é desenvolvido no local, saibam sobre posse responsável e conheçam os animais.
O café será aberto ao público, onde as pessoas poderão levar um prato de comida ou uma bebida. No local haverá exposição de cães e gatos, que estarão disponíveis para adoção. Para mais informações sobre os animais, os interessados podem acessar as redes oficias do CEPATAS @cepataspinda.
”É sempre um prazer receber a população para o café e apresentar nossos animais. Durante o evento teremos a oportunidade conversar sobre futuras adoções, porque posse responsável é isso: conhecer o animal e suas características e avaliar o espaço, disponibilidade de tempo e orçamento, os cuidados e somente depois dessa certeza que poderão ter mais um membro na família, efetuar a adoção”, disse a responsável pelo Cepatas, Andréa Louzada.

Usuário do Transporte Público pode acompanhar localização do ônibus e tempo de espera com aplicativo Bem Pinda

 
 
A Prefeitura de Pindamonhangaba está anunciando outra grande inovação que irá beneficiar os passageiros do transporte público. A partir desta semana, está disponível a utilização do aplicativo Bem Pinda, que permite uma série de serviços, como comprar créditos para cartão, receber notícias e alertas sobre as linhas e horários, informações, canal de atendimento e a última novidade: acompanhar em tempo real a localização dos ônibus.
O sistema de localização do ônibus foi configurado na última semana e, a partir de agora, o usuário poderá escolher uma linha de ônibus e acompanhar a rota do veículo, os pontos por onde ele já passou e quanto tempo ainda falta até chegar no seu ponto.
O secretário de Segurança Pública, Fabrício Pereira, explicou que o aplicativo faz parte de um pacote de melhorias no transporte público do município e que a localização dos veículos e o tempo de espera representam um grande avanço em facilidade, transparência e tecnologia para o cidadão. “Os ônibus são equipados com GPS, assim existe a comunicação do veículo com a base e com os aplicativos. Deste modo, é possível saber quanto tempo falta até o ônibus chegar no ponto onde o passageiro está. Basta clicar no ponto onde o passageiro está ou o ponto onde quer descer, e aparecerá o tempo estimado até o veículo passar pelo local. É um ganho enorme em conforto e praticidade para o usuário”.
O secretário afirmou que é fundamental o passageiro conhecer o nome das linhas para melhor utilização do aplicativo, e que “o aplicativo é ‘leve’, de fácil instalação, e pode ser utilizado por qualquer pessoa.
O prefeito Dr. Isael Domingues ressaltou que todas essas inovações foram possíveis graças ao novo contrato assinado com a empresa Viva Pinda, que passou a vigorar em 1º de janeiro de 2023.
Operação do São José Unida prende procurados pela Justiça

Operação do São José Unida prende procurados pela Justiça

As forças integrantes do Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos realizaram nesta quinta-feira (14) a “Operação Impacto”.

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Fiscalização de Posturas (DFPM), agentes de Mobilidade Urbana e a Polícia Militar participaram da operação, que teve início no Largo São Benedito, na região central da cidade.

Os agentes da DFPM e da Atividade Delegada fizeram a fiscalização de diversos comércios enquanto as demais equipes realizaram pontos de bloqueio para fiscalização de trânsito nas regiões centro, norte, oeste e leste para a abordagem e vistoria de motocicletas e veículos.

Durante o patrulhamento, dois homens procurados pela justiça foram capturados e encaminhados às autoridades policiais. A operação transcorreu até às 22 horas e contou com oito postos de apoio e orientações à população. 

Saldo da Operação Impacto:

  • 29 carros e 16 motocicletas vistoriadas
  • 47 buscas pessoais
  • 04 pontos de bloqueio (Norte, Central, Oeste e Leste)
  • 08 pontos de visibilidade
  • 04 comércios fiscalizados
  • 02 capturas de procurados da justiça
Fim de semana tem alerta da Defesa Civil para altas temperaturas

Fim de semana tem alerta da Defesa Civil para altas temperaturas

A Defesa Civil de Taubaté alerta a população diante das informações fornecidas pela Defesa Civil do Estado sobre a presença de uma massa de ar quente prevista entre esta sexta-feira, 15, e a segunda-feira, 18. Essa condição climática deve resultar em momentos de calor intenso e uma redução na umidade relativa do ar na região.

De acordo com a previsão, as temperaturas máximas podem alcançar até 33ºC, com uma sensação térmica de 34ºC, em Taubaté e nas demais cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Diante desse cenário, a Defesa Civil ressalta a importância de medidas de proteção contra os efeitos do calor, como evitar atividades ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia e manter uma hidratação constante, ingerindo uma quantidade adequada de água. Além disso, é fundamental evitar a prática de atear fogo na vegetação, pois isso é crime ambiental e aumenta significativamente o risco de incêndios.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

É aconselhável também evitar a prática de esportes durante o período de calor intenso, especialmente entre 10h e 16h, e garantir a hidratação adequada dos animais de estimação.

Em caso de emergência, a Defesa Civil de Taubaté está disponível 24 horas, com atendimento pelo número 199. A população também pode receber alertas enviando um SMS com seu CEP para o número 40199.

Pinda dá 10% de desconto no IPTU para pagamento à vista; vencimento acontece na sexta-feira

Pinda dá 10% de desconto no IPTU para pagamento à vista; vencimento acontece na sexta-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai conceder 10% de desconto para quem pagar o IPTU 2024 (Imposto Predial e Territorial Urbano) à vista, 5% para quem optar por duas parcelas, e 2% de redução para quem pagar em mais parcelas, desde que não haja atraso.
O vencimento do IPTU 2024 será dia 15 de março (sexta-feira).
O IPTU poderá ser parcelado em até 10 vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 62,32 – o que corresponde a metade da UFPM (Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba).
Os carnês digitais do IPTU estão disponíveis para impressão ou pagamento no site da Prefeitura de Pindamonhangaba. Além do IPTU também estão disponíveis o ISS Fixo, Taxa de Localização e Funcionamento, dentre outros.
O carnê digital com todas as informações sobre o imóvel, prazo de vencimento e pagamento parcelado pode ser acessado pelo link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/iptu-digital, onde o munícipe será direcionado para o portal IPTU 2024, devendo informar a sigla cadastral do imóvel. A ação é rápida, prática e segura e pode ser realizada pelo computador, tablet ou até pelo celular – proporcionando agilidade e facilidade às pessoas.
Desde 2022, Pindamonhangaba não trabalha mais com o carnê físico. Os munícipes com dificuldade em acessar a plataforma pelo site da Prefeitura ou que não conseguem imprimir o carnê podem dirigir-se à praça de atendimento na Prefeitura ou na Subprefeitura de Moreira César, onde terão informações e acesso ao carnê 2024.
Cadastramento
Quem realizou o cadastramento digital com as informações pessoais do proprietário recebeu o carnê digital através do e-mail cadastrado. Quem deseja atualizar o cadastro ou acessar pela primeira vez, pode fazer através do link https://siapegov.pindamonhangaba.sp.gov.br/pmpinda/websis/siapegov/arrecadacao/recad/recad_pessoa.php. 
Para 2024, o departamento de Receitas e Fiscalização da Secretaria de Finanças e Orçamento informou que são mais de 82 mil imóveis cadastrados. Para outros esclarecimentos, o contribuinte pode ligar 3644-5655 ou 3655-5660.

Go to top