Últimas notícias

Banco de Profissionais em São José ajuda candidatos a divulgar currículos para emprego

A Prefeitura de São José dos Campos está implementando novos serviços de apoio ao Banco de Profissionais. O serviço funciona no site da Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, juntamente com os demais serviços de apoio à geração de trabalho e renda.

O serviço é gratuito e tem como objetivo intermediar a relação entre profissionais disponíveis no mercado e aqueles que queiram contratá-los, seja como empregado ou para serviços temporários.

A partir de agora, o sistema de inserção de currículos no Banco de Profissionais será mais interativo, visando melhor apresentação e objetividade das informações prestadas pelo candidato. As pessoas que desejarem publicar ser currículos no site da Prefeitura para conhecimento das empresas interessadas, poderão também imprimir até três modelos de currículos sugeridos pelas maiores empresas de recursos humanos de São José dos Campos.

O interessado também pode incluir seu “Linkedim” (rede social para quem busca recolocação profissional). Posteriormente, a impressão gratuita dos currículos também será oferecida pelo PAT.

Mais informações:

PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)

Praça Afonso Pena, 175, Centro

“Bicicleta e Cidadania” são temas do Sesc Verão 2019 em Taubaté

As atividades físicas e esportivas como espaço de melhoria das relações sociais. Foi a partir desta proposta que as 39 unidades do Sesc SP elaboraram as cerca de 1800 atividades da 24ª edição do projeto Sesc Verão. Entre os dias 05 de janeiro e 05 de março a população da capital, Grande São Paulo, interior e litoral terá à disposição uma programação diversificada e inteiramente gratuita.

O objetivo desta edição é promover a inserção da prática físico-esportiva no cotidiano da população, explorando aspectos ligados às relações coletivas presentes nas práticas corporais. Para tanto, o público terá à disposição uma variada seleção de atividades, em que poderá ter contato com importantes nomes do esporte nacional, participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivas, exposições, encontros e torneios, além desfrutar de momentos de lazer e cultura.

O Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma que “ao lançar o olhar para as atividades físico-esportivas como meio para a melhoria das relações sociais, o Sesc Verão reforça a ação institucional em promover e valorizar o convívio de todos os públicos, além de destacar a potência do esporte para o estímulo do bem-estar – individual e coletivo – e a melhoria da qualidade de vida, premissas do Sesc”.

Sesc Taubaté

No Sesc Taubaté o tema é Bicicleta e Cidadania, promovendo uma reflexão sobre como é possível utilizar menos o carro e adotar modos alternativos de transporte no dia a dia, unindo a isso a prática de uma atividade física. Ainda, a programação voltada para todas as faixas etárias irá abordar a importância da convivência harmoniosa entre todos os meios de transporte que compõem a rede de mobilidade urbana, em busca do respeito mútuo.

Nos dias 5 e 6, das 9h30 às 12h e depois das 14h às 17h30, ocorre a vivência Bikes Exóticas, com Abajur Eventos. Venha conhecer a história da bicicleta, descobrindo e experimentando modelos bem diferentes de bikes.

Já no dia 13, às 11h, acontece a Apresentação Esportiva Bike Acrobática, com equipe Bike Session (Toledo-PR). Com bicicletas convencionais e adaptadas, o grupo apresenta uma série de acrobacias.

No dia 16, às 19h30, ocorre a oficina Com que Bike Eu Vou? Com Márcio Arouca (Sapão). Conheça diversos modelos de bicicleta e a utilização mais indicada a cada um deles, seja para lazer, prática esportiva ou nos deslocamentos diários.

Dia 18, 19 e 20, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30 acontece o Circuito Bike e Cidadania, com Abajur Eventos. Circuito que simula o trânsito urbano, estimulando de maneira lúdica a convivência harmoniosa entre pedestres, bicicletas e veículos automotores.

Nos dias 19 e 20 ocorre a vivência Pedalei meu suco! Com Bike Ybá. Depois de pedalar, nada melhor do que se refrescar tomando uma bebida bem gelada! A experiência de tomar um suco se transforma em uma vivência divertida, saudável e educadora. Aqui cada pessoa prepara o próprio suco pedalando e fazendo o liquidificador funciona

Dia 23, às 19h30 ocorre a oficina Manutenção básica para bicicletas, com educador de atividades físicas do Sesc Taubaté. E se a corrente sair? E se o pneu furar? Venha aprender a fazer pequenos consertos e garantir que imprevistos não vão atrapalhar seu passeio de bicicleta.

Do dia 25 a 27, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30, acontece a vivência Triciclo e Triciclo Duplo, com New Workout. Conheça e experimente o triciclo, em seu formato único ou duplo: outra alternativa para o uso da bicicleta como meio de transporte.

Nesses mesmos dias, das 10h às 18h, ocorre a Bicicleta Aquática, com New Workout. Já imaginou pedalar sobre as águas? Com a bicicleta aquática isso é possível! Necessária Credencial Plena e exame dermatológico válidos.

Também no dia 25, às 19h, acontece a aula aberta Balada Multifuncional. Aula especial que propõe o estímulo e o uso de capacidades físicas como coordenação motora, velocidade, equilíbrio, agilidade e flexibilidade em um ambiente animado e descontraído.

Já no dia 27, às 8h, ocorre a vivência De Bike. A atividade busca incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. A cada mês é feito um percurso diferente, buscando encurtar distâncias entre lugares de Taubaté.

Dia 30, às 19h30 acontece a Ergonomia Para Ciclistas, com Márcio Arouca (Sapão). Venha aprender a regular e ajustar os diversos tipos de bicicleta para uma postura adequada de acordo com a sua altura.

Em Taubaté, cadastramento para biometria facial será retomado em 7 de janeiro

O cadastramento de passageiros para o sistema de biometria facial da ABC Transportes será retomado em Taubaté a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de janeiro. Durante todo o mês serão cadastradas pessoas com algum tipo de deficiência.

A loja da ABC Transportes está localizada no Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha), parque Dr. Barbosa de Oliveira, s/nº – boxe 70. O atendimento será das 8h às 17h, nos dias úteis, e das 8h às 11h30, aos sábados. Devem ser apresentados os seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência nominal (recente, no período máximo de três meses), laudo médico (recente, no período máximo de três meses) e cartão SIM (apenas sênior).

O cadastramento teve início em novembro do ano passado, com o registro de idosos acima de 65 anos e passageiros entre 60 e 64 anos (sênior). Em fevereiro está previsto o cadastramento dos estudantes.

O novo sistema permite a avaliação das características faciais de uma pessoa através de parâmetros digitais.
Com investimento de R$ 800 mil, o objetivo do sistema é combater fraudes nos benefícios de gratuidades, garantindo que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, real beneficiário do desconto ou isenção. Na prática, quando o cartão for encostado no validador para liberação da catraca, a câmera instalada captará imagens do rosto do passageiro. Elas serão processadas e comparadas às do banco de imagens, feitas no ato de cadastramento do usuário e a liberação da catraca ocorrerá normalmente.

O funcionamento do sistema ocorre conforme o término do cadastramento de cada um dos grupos.

Prefeitura de São José começa a distribuir carnês de IPTU 2019

A Prefeitura de São José dos Campos começa a distribuir na primeira quinzena de janeiro os 243.846 carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O valor pode ser parcelado em até 10 vezes. Quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 7,5%, com vencimento entre os dias 18 e 22 de fevereiro, conforme consta no carnê. Neste ano, a correção do IPTU seguirá o patamar da inflação, que fechou os últimos 12 meses em 3,56%.

A cota única com desconto e a primeira parcela têm a mesma data de vencimento.

A novidade em 2019 é o boleto solidário, que acompanha os carnês. Com ele, é possível contribuir com qualquer valor para os projetos voltados ao bem-estar animal. Toda arrecadação será destinada para incentivar a posse responsável, o controle populacional de cães e gatos, o atendimento médico veterinário e a identificação por microchipagem. O pagamento, neste caso, não é obrigatório.

Serviços

Pagando o IPTU, o contribuinte garante a execução de serviços e projetos que melhoram a vida na cidade, em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana e manutenção.

Os contribuintes que não receberem seus carnês deverão requerer a 2ª via pelo site da Prefeitura ou comparecer aos postos de atendimento.

Caraguá oferece vagas de estágio para estudantes de cinco cursos em janeiro

As inscrições do processo seletivo para formação de cadastro de reserva de estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba terminam no dia 18 de janeiro.

Este mês, as oportunidades de estágio são para alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Gestão Empresarial, Pedagogia e Processos Gerenciais. Os interessados podem se inscrever das 9h às 11h e das 13h30 às 15h, na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), localizada no Campus do Módulo do Centro.

Para fazer a inscrição o estudante deve apresentar RG original, ter cadastro atualizado no site www.ciee.org.br, ser maior de 16 anos e morar em Caraguatatuba.

O valor da bolsa-auxílio é de R$ 998,00 (um salário mínimo) para estagiários de ensino superior, com direito a vale-transporte. A carga horária é de 30 horas semanais.

A prova será aplicada no Ciee, localizado no Campus Módulo do Centro, logo após a inscrição do interessado. Os candidatos têm uma hora para responder 20 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e História. A convocação dos aprovados é feita conforme a necessidade da administração pública.

A relação dos cursos ofertados e o resultado das provas serão divulgados até o último dia do mês, nos sites http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/ e www.ciee.org.br, além de afixada na Secretaria de Administração, sede do Ciee e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba (https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/category/diario-oficial/), na parte da página oficial destinada ao cidadão.

O Centro de Integração Empresa Escola fica Avenida Frei Pacífico Wagner, 653 – Centro. O atendimento é das 9h às 11h e das 13h30 às 15h. A Secretaria Municipal de Administração está localizada na Av. Siqueira Campos, 44 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3883-7866 (Ciee) ou 3897-8169 (Departamento de Recursos Humanos).

Processo Seletivo 2018

A validade do processo seletivo de estágio vigora a partir da data de publicação no Diário Oficial até o dia 31 de dezembro de 2019. Mais informações sobre o Processo Seletivo Para o Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 001/2018 estão na página número 6 da edição nº 72 do Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba, de 27 de dezembro, disponível no link:

http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/12/Edital_072.pdf.

Serviço:

Processo seletivo para contratação de estagiários (cadastro de reserva)

Período de Inscrições: até 18 de janeiro

Local: Ciee (Campus Módulo do Centro)

Horário: 9h às 11h e das 13h30 às 15h

Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, nº 653 – Centro

Informações: (12) 3883-7866

Secretaria Municipal de Administração

Endereço: Av. Siqueira Campos, 44 – Centro

Informações: (12) 3897-8169

 

Taubaté altera programação de serviços para o Ano Novo

A Prefeitura de Taubaté informa que não haverá expediente nas próximas segunda e terça-feira, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

No dia 31, o serviço de coleta de lixo inicia com uma hora de antecedência do horário habitual. A coleta domiciliar e seletiva no período da manhã começa às 6h. A coleta seletiva no período da tarde acontece a partir das 14h. E a coleta domiciliar que se estende até a noite tem início às 15h. No dia 1º de janeiro não haverá serviço de coleta e nem varrição.

Já os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) funcionam no dia 31 de dezembro e fecham no dia 1º de janeiro.
O Mercado Municipal de Taubaté funciona normalmente no dia 31 de dezembro e também fecha no dia 1º de janeiro.

Viagens – Assim como no período de Natal, o Terminal Rodoviário de Taubaté deverá receber cerca de 4.000 pessoas por dia durante o final de semana que antecede o Ano Novo. O número é considerado o dobro do movimento em um dia normal.

Os destinos mais procurados são: Ubatuba, Aparecida, São Paulo, Santos, sul de Minas Gerais (São Lourenço, Caxambu e Itanhandu) e Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, São José do Rio Preto, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda.

As empresas de ônibus trabalham com carros extras somente quando há a necessidade, por enquanto apenas cidades como Rio de Janeiro, Ubatuba-SP, São José do Rio Preto e Belo Horizonte possuem carro extra.
Essenciais – Os serviços essenciais à população não serão interrompidos durante o feriado:

* UPA Central;
* Pronto-Socorro Infantil;
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) San Marino;
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Santa Helena;
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Cecap;
* Serviço de Verificação de Óbito;
* Guarda Municipal;
* Serviço de Cemitério;
* Serviço Funerário Municipal;
* Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) das 8h às 20h (de domingo a domingo);
* Abrigo Institucional para População em Situação de Rua (24h);
* Abrigo Temporário – Casa Transitória (24h).

Atenção para o expediente do Poupatempo na semana do Ano Novo

O Poupatempo informa que os postos de atendimento estarão fechados nos dias 29 (sábado) e 31 (segunda-feira) de dezembro e em 1º de janeiro (terça-feira). O expediente em 2019 começa na quarta-feira, dia 2 de janeiro, ao meio-dia.

O Poupatempo aproveita para alertar os cidadãos para os cuidados com os documentos nas viagens de férias, época em que aumentam os registros de pedidos de segundas-vias. Além dos extravios comuns em períodos festivos, o fluxo nos postos aumenta por causa das férias, quando sobra mais tempo para colocar os documentos em dia.

O prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e vai tirar o documento pela primeira vez em São Paulo –, o prazo é de até dez dias úteis, devido à necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Quem vai viajar para países do Mercosul pode se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. As empresas aéreas barram o viajante no momento do embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, os postos Poupatempo Guarulhos e Campinas Shopping podem emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale somente por 90 dias.

Para garantir atendimento rápido a tempo da viagem é necessário providenciar o quanto antes o agendamento de horário de atendimento. O agendamento pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo ‘SP Serviços’.

Para facilitar o atendimento, o Poupatempo conta com um atendente virtual, o Poupinha, que está disponível 24 horas, todos os dias, no canto inferior direito da tela do portal oficial. O Poupinha atende por meio de chat e ajuda a marcar dia e hora para atendimento em qualquer unidade do Poupatempo.

Como falar com o Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo:

www.poupatempo.sp.gov.br (no canto inferior direito da tela)

Totens de autoatendimento

O Poupatempo conta com totens de autoatendimento que permanecem à disposição dos cidadãos mesmo nos feriados até às 22 horas em shoppings, supermercados, ou durante todo o expediente nas estações do Metrô e CPTM (confira lista de endereços em www.poupatempo.sp.gov.br).

Agências bancárias não abrem no dia 31 de dezembro

Amanhã (28) será o último dia útil do ano para atendimento ao público nas agências bancárias, com expediente normal para a realização de todas as operações. No dia 31 de dezembro (segunda-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A população poderá utilizar os canais alternativos, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

PM realiza sonho de um garoto de oito anos em Pindamonhangaba

O final de 2018 com seu período de festas natalinas não poderia ser melhor para um garotinho residente em Pindamonhangaba. De acordo com a família de João Lucas, de oito anos, sempre sonhou em receber uma farda da Polícia Militar como presente de Natal.

A criança nem imaginava o que estava por vir nesta tarde de 25 de dezembro. Policiais da 2ª Cia PM de Pindamonhangaba ficaram sabendo e resolveram presentear o garoto que mora com a família no bairro Cidade Jardim, região oeste da cidade. 

Sem medir esforços em ajudar o Papai Noel a realizar esse sonho, os policiais militares visitaram a família na tarde de ontem e fizeram a entrega do presente, em clima de muita alegria e emoção para os presentes, principalmente para o pequeno João Lucas.

Registro para benefício continuado no CadÚnico vai até dia 31

Termina em 31 de dezembro o prazo para registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), obrigatório para idosos acima de 65 anos de idade e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Beneficiários que não renovarem seu registro até a data poderão ter o pagamento suspenso até regularização, que poderá ser feita conforme calendário estabelecido pelo governo federal, com regras que variam conforme o dia do aniversário do titular.

O benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 954), é concedido a idosos acima de 65 anos de idade e pessoas com deficiência com renda familiar de até R$ 238,50.

Para se inscrever, os beneficiários do BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Secretaria de Assistência Social do município onde residem, apresentando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e um comprovante de residência. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.

Caso não se inscreva no CadÚnico até o final deste ano, para evitar a suspensão do pagamento, o beneficiário deverá colocar sua situação em dia até o final do prazo do lote ao qual está vinculado. Nascidos nos primeiros três meses do ano, por exemplo, têm até 31 de março de 2019 para regularizar sua situação. Caso contrário, o benefício poderá ser interrompido a partir de abril.

O benefício poderá ser reativado assim que a inscrição for identificada, quando receberá o valor referente ao período de suspensão, de modo retroativo. Segundo portaria do Ministério do Desenvolvimento Social, beneficiários não inscritos no CadÚnico serão notificados sobre os prazos que devem seguir, através de comunicado emitido pela rede bancária ou por carta encaminhada pelos Correios, com aviso de recebimento (AR).

Por meio dos canais de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como o telefone 135, o beneficiário poderá informar a realização de sua inscrição no CadÚnico ou o motivo pelo qual está impossibilitado de se inscrever.

Aqueles que não realizarem a inscrição no CadÚnico dentro do prazo estabelecido e não entrarem em contato com o INSS em até 30 dias após a data do bloqueio do benefício, terão que entrar com recurso nos canais de atendimento do INSS, para que o benefício não seja definitivamente cortado.

Além do valor em dinheiro viabilizado pelo BPC, outra vantagem trazida pelo CadÚnico é a possibilidade de adesão a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Minha Casa, Minha Vida.

Go to top