Últimas notícias

Pinda chega a 300 pacientes testados positivo para coronavírus

Pinda chega a 300 pacientes testados positivo para coronavírus

Com 34 pacientes testados positivos, Pindamonhangaba chega a 300 casos de coronavírus. A informação está no boletim desta segunda-feira dia 6, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura.

A equipe da VE, inclusive, desculpa-se pelo boletim lançado no domingo dia 5, com dados imprecisos e lançados erroneamente no sistema. O conserto já foi feito e nesta segunda-feira dia 6 os dados foram corrigidos e segue o boletim fidedigno com a realidade do covid-19 na cidade atualmente.

Os 34 pacientes testados positivo são moradores dos bairros: Andrade, Alto do Cardoso, Bela Vista, Castolira, Centro, Cícero Prado, Cidade Jardim, Jardim Cristina, Maricá, Mombaça, Morumbi, Ouro Verde, Parque São Domingos, Pasin, Ramos, Santa Cecília, Terra dos Ipês, Vila São José e Vista Alegre.

Além dos positivos, o boletim de hoje destaca mais 3 pacientes recuperados. Eles são moradores do Cícero Prado, Mantiqueira e Santana.

Com os números de hoje, Pinda chega a 52% de ocupação de leitos de enfermaria e 27% de ocupação de leitos de UTI, somando redes pública e particular.

 O índice de isolamento na cidade está em 52%, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado de São Paulo.

Nova pererequinha-de-bromélia é descoberta na Bahia

Nova pererequinha-de-bromélia é descoberta na Bahia

Foi ouvindo o som que saía de bromélias localizadas a 20 metros de altura, em árvores remanescentes da Mata Atlântica baiana, que o professor Mirco Solé, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), teve seu primeiro contato com aquilo que, 13 anos depois, seria mais uma de suas seis descobertas científicas: a Phyllodytes magnus, uma nova espécie das chamadas pererequinhas-de-bromélia.https://i0.wp.com/agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?w=750&ssl=1" width="1" height="1" />

Com isso, já estão contabilizadas 14 espécies diferentes desse pequeno anfíbio que nasce, cresce, reproduz e morre em meio às bromélias.

Pesquisas já comprovaram que pelo menos uma dessas espécies tem como uma de suas fontes de alimento larvas de mosquitos que transmitem doenças como dengue, zika ou chikungunya. “De fato as pererequinhas-de-bromélia desempenham função ecológica que beneficia o ser humano”, disse o professor.

“Dentre elas [as 14 espécies já descobertas] têm uma que já foi estudada, e da qual sabemos que os girinos conseguem se alimentar de larvas de mosquitos. Ela atua como controlador biológico de larvas de mosquitos que transmitem dengue, zika ou chikungunya, que se desenvolvem nas axilas de bromélias.”

Taubaté realiza cadastro de artistas e profissionais de arte e cultura

Taubaté realiza cadastro de artistas e profissionais de arte e cultura

A partir da próxima segunda-feira dia 6, a Prefeitura de Taubaté inicia o cadastro de artistas e profissionais de arte e cultura.

 A ação é uma parceria da Secretaria de Turismo e Cultura com o Conselho Municipal de Cultura (CMC).

O “Cadastro Municipal Cultural de Taubaté” será realizado pelo site da administração municipal e atende ao disposto no Capítulo IX da Lei Complementar nº 398, de 24 de novembro de 2016, que institui o Sistema Municipal De Informações e Indicadores Culturais (SMIIC).

Segundo a Prefeitura, o objetivo é “implantar e manter atualizado um banco de dados de artistas e profissionais de arte e cultura, para mapeamento das manifestações culturais, das atividades artísticas, equipamentos culturais da cidade e dos meios de produção ligados à economia criativa realizados no município, bem como subsidiar informações ao Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais de Taubaté.

A ferramenta permitirá também o processo de repasse do auxílio emergencial instituído pelo governo federal, pela lei popularmente conhecida como Lei Aldir Blanc.

Este cadastro terá caráter contínuo sendo passível de atualização. Todas as inscrições passarão por processo de validação de uma comissão de profissionais técnicos ligados a diversos segmentos culturais, designados pela Secretaria de Turismo e Cultura.

Todos os inscritos receberão, de forma virtual, um número de protocolo que poderá ser utilizado em demais ações e editais propostos pela Setuc.

Os interessados poderão se cadastrar de duas formas: individual (artista/profissional da arte e cultura) ou em grupo (grupo/banda, coletivo, empresa ou instituição cultural).

 Será permitido apenas um cadastro por CPF em cada uma das formas acima mencionadas, sendo que na segunda opção, o cadastro será realizado utilizando os dados documentais de apenas um dos componentes, que deverá se declarar responsável pelo coletivo.

Além de informações documentais e de contato, os cadastrados deverão responder questões ligadas à sua atuação artística (individualmente ou em grupo) e sua ligação com o município. Para fins de validação dos cadastros, será necessário apresentar, por meio de anexos ou de links, ao menos três tipos de comprovações de atuação nos últimos 24 meses, que poderão ser por meio de: redes sociais, sites, mídia (jornais ou revistas), clipagem, contratos de prestações de serviço, notas fiscais, diplomas, certificados, entre outros.

Estudos para projetos de saneamento rural de Taubaté são iniciados

A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté inicia a fase de diagnóstico para elaboração de estudos de concepção para projetos de saneamento rural no município.

O projeto, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) por meio de convênio, contempla o estudo e a proposição de projetos para a implantação de sistemas de tratamento de esgoto em áreas rurais, seja por meio de fossas sépticas unifamiliares ou pela implantação de sistemas coletivos.

Segundo a Prefeitura, a empresa ProConsult foi contratada, por meio de licitação, para a execução do projeto.

 O acompanhamento técnico do contrato é feito pela Secretaria de Meio Ambiente.

  A execução completa do projeto está prevista para seis meses, finalizando em dezembro de 2020.

Nesta primeira etapa do trabalho, estão sendo realizadas entrevistas com os moradores locais, a fim de diagnosticar as condições atuais de saneamento na região.

 De acordo com a administração municipal, os agentes estão percorrendo os bairros, devidamente identificados e seguindo todas as medidas de proteção para garantir um contato seguro com a população local.

Os primeiros bairros receberem o projeto são: Paiol, Santa Luzia Rural, Registro, Caeiras e Pedra Negra.


 

Guardiãs Maria da Penha” tem início neste mês em Taubaté

Guardiãs Maria da Penha” tem início neste mês em Taubaté

O projeto Guardiãs Maria da Penha, de Taubaté, realizou hoje a última etapa da formação das agentes.

A atividade é ministrada pela esponsável técnica do Centro de Referência Especializado da assistência Social (Creas), Renata Gonçalves de Almeida, com a participação de 105 servidores municipais, entre eles 20 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Desde 2019, após uma primeira capacitação, guardas municipais já realizam ronda para atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

Uma viatura caracterizada, sempre composta por, pelo menos, uma agente feminina, realiza a ronda e visita às residências.

O projeto será implementado com o cadastro de 381 mulheres que possuem medidas protetivas expedidas pelo Ministério Público no aplicativo criado pela GCM.

O aplicativo deve ser instalado pela mulher vitimizada e pode permanecer na área de trabalho de seu celular.

Em situações de perigo ela pode acionar o botão SOS e um pedido de ajuda será enviado automaticamente para a GCM, com o mapa de localização da vítima.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é agilizar o atendimento.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério Público, no ano passado 285 mulheres possuíam medida protetiva em Taubaté.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e abril de 2019 existiam 33 medidas protetivas ativas.

O número passou para 96 no mesmo período de 2020.

Comandante da 2ª Divisão de Exército visita o Batalhão Borba Gato em Pinda

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Borba Gato, recebeu no dia 2 de junho, a visita do Comandante da 2ª Divisão de Exército, general José Eduardo Pereira.

Após ser recepcionado, o general, acompanhado pelo coronel Conrado José Sales Mororó, comandante da Unidade, recebeu a apresentação dos oficiais no Pátio de Formaturas, respeitando os cuidados preventivos em tempos de pandemia.

Logo após as apresentações, o comandante da 2ª DE visitou as instalações e também fez uma visita ao Depósito de Material de Pontes, onde assistiu as demonstrações do Destacamento de Desativação de Artefatos Explosivos (DAE), que apresentou o Robô tEODor e algumas ferramentas utilizadas para desativação, presenciou o lançamento da Portada Tática Leve e acompanhou o lançamento de uma posição defensiva.

Após o almoço, acompanhado dos demais, o general esteve nas dependências do aquartelamento no Campo Alegre, passando pelo Pelotão de Equipamento Pesado do 2º BECmb e pelas 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (Aeromóvel).

Registro digital de veículo está disponível em todo o país

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país, com a adesão do estado do Pará.

 Para ter acesso ao documento é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

 No local, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). https://i0.wp.com/agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?w=750&ssl=1" width="1" height="1" />

“Essa é uma revolução de décadas, uma verdadeira transformação digital proposta pelo governo federal, que vai trazer muita facilidade ao cidadão brasileiro, permitindo que ele possa ter, na palma da mão, os documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico dos físicos.

 É uma medida que desburocratiza processos e reduz custos com muita agilidade e praticidade”, disse em nota o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Segundo o último balanço divulgado, existem 4,083 certificados digitais de veículo no Brasil, que começaram a ser emitidos no fim de 2018.

 A versão eletrônica do CRLV traz, além das informações do documento impresso, dados como a atualização sobre uma pendência de recall.

 Ela pode ser acessada mesmo que o proprietário esteja sem internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital, que garante a autenticidade do documento.

 A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, quem quiser ter o documento físico pode utilizar qualquer impressora, pois o papel tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em eventual fiscalização.

Projeto que regulamenta espaços de trabalho compartilhados torna-se lei em Taubaté

Projeto que regulamenta espaços de trabalho compartilhados torna-se lei em Taubaté

O projeto que define regras sobre o funcionamento de espaços de trabalho compartilhados em Taubaté tornou-se lei na última segunda-feira (29), após passar por duas votações na Câmara e ser sancionada pelo prefeito Ortiz Junior .

 A autoria do texto é da vereadora Loreny .

Consideram-se espaços de trabalhos compartilhados aqueles que oferecem aos seus usuários serviços de suporte logístico (salas, recepção e acesso à internet, por exemplo) e administrativo (serviços de recepção, atendimento telefônico e limpeza).

 São utilizados por pessoas físicas, profissionais autônomos, profissionais liberais e pessoas jurídicas que, pelo seu ramo de atividade, não necessitam de estrutura física organizada para produção ou circulação de bens ou serviços.

Um artigo que estabeleceria a isenção de obrigações fiscais das empresas e profissionais autônomos foi vetado. Essa decisão será analisada pelos vereadores no Plenário.

Já na última terça-feira dia 30, a Câmara aprovou o projeto de lei de autoria do prefeito Ortiz Junior, que estabelece as diretrizes para elaboração do orçamento municipal de 2021.

 A proposta é um parâmetro para a lei orçamentária que será apresentada aos vereadores em setembro.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estima receita de R$ 1,1 bilhão para 2021 e foi elaborado tendo como pano de fundo o quadro de emergência na área da saúde pública do país, provocado pela pandemia do coronavírus, e a consequente implantação do isolamento e distanciamento social, a interrupção de parte significativa das atividades comerciais, a retração econômica e a queda da arrecadação observada em todos os níveis de governo, segundo a justificativa apresentada pelo prefeito.

Taubaté reforça fiscalização e promete multar quem for flagrado sem máscara

Taubaté reforça fiscalização e promete multar quem for flagrado sem máscara

A Prefeitura de Taubaté vai multar quem for flagrado sem máscara .

 A medida faz parte do reforço nas ações de fiscalização e medidas para combater a aglomeração e evitar com que os casos de Covid-19 aumentem.

Quem for flagrado sem máscara vai receber um auto de constatação. Em caso de reincidência será aplicada uma multa, com valores que variam entre R$ 399,28 a R$ 29.946, dependendo da gravidade e reincidência.

Em tese, as multas já podiam ser aplicadas desde a publicação de decreto em maio.

Mas a partir de agora, essa fiscalização será intensificada.

Loteamento irregular é descoberto após fiscalização na zona rural de Taubaté

Loteamento irregular é descoberto após fiscalização na zona rural de Taubaté

Uma fiscalização na zona rural de Taubaté entre os dias 17 e 23 de junho resultou em quatro embargos, três autos de infração, além da descoberta de um novo loteamento irregular na região do Pinheirinho.

A ação foi liderada por agentes da Divisão de Fiscalização de Obras Particulares (DFOP) e contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté.

Os bairros fiscalizados foram: Barreiro, Chácara Dallas, Chácara Ingrid, Mata do Bugio, Sítio 3 Irmãos, Sítio dos Ingleses, Água vermelha, região do Sete Voltas, Monjolinho, Caieiras, Berta Grande, Pinheirinho, João Mineiro e Tataúba.

A fiscalização está levantando os possíveis parceladores da região do Pinheirinho.

 O parcelamento de solo na zona rural é considerado crime contra a administração pública.

 Os infratores estão sujeitos às sanções legais.

Em caso de dúvidas ou mais informações, interessados devem entrar em contato com Divisão de Fiscalização de Obras Particulares pelo telefone 3625-5079 ou pessoalmente na sede da prefeitura, na avenida Tiradentes, 520.

Go to top