Últimas notícias

ABC Transportes implanta sistema de biometria facial em Taubaté

A empresa ABC Transportes, responsável pelo transporte público de Taubaté, inicia em novembro o cadastramento de passageiros para o sistema de biometria facial.

O novo sistema permite a avaliação das características faciais de uma pessoa através de parâmetros digitais. No mês de novembro terá início o cadastramento dos passageiros com benefícios de isenção ou desconto.

Com investimento de R$ 800 mil, o objetivo do sistema é combater fraudes nos benefícios de gratuidades, garantindo que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, real beneficiário do desconto ou isenção. Na prática, quando o cartão for encostado no validador para liberação da catraca, a câmera instalada captará imagens do rosto do passageiro. Elas serão processadas e comparadas às do banco de imagens, feitas no ato de cadastramento do usuário e a liberação da catraca ocorrerá normalmente.

Para utilizar o novo sistema, os usuários deverão se cadastrar na loja da ABC Transportes, conforme o cronograma abaixo:
– novembro/2018 – idosos acima de 65 anos
– dezembro/2018 – sênior entre 60 e 64 anos
– janeiro/2019 – pessoas com deficiências e demais gratuidades
– fevereiro/2019 – estudantes

O funcionamento do sistema ocorre conforme o término do cadastramento de cada um dos grupos acima.
A loja da ABC Transportes está localizada no Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha), parque Dr. Barbosa de Oliveira, s/nº – boxe 70.

O atendimento será das 8h às 17h, nos dias úteis, e das 8h às 11h30, aos sábados, com apresentação dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência nominal (recente, no período máximo de 3 meses) e cartão SIM (apenas sênior).

Em Pinda, prefeitura e sindicato se reúnem para definir pagamento de DSR

A prefeitura de Pindamonhangaba pretende iniciar o pagamento do DSR – Descanso Semanal Remunerado – em 2019, referente à ação coletiva trabalhista 0070000-25.2008.515.0059, que está em trâmite há cerca de 10 anos. Para tanto, o prefeito Isael Domingues se reuniu, na quarta-feira (17), com os representantes do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais, visando definir os termos e detalhes deste pagamento.

O montante da ação será pago pela prefeitura em parcelas anuais, de aproximadamente R$ 4 milhões. De acordo com a Secretaria de Fazenda e Orçamento da Prefeitura, a primeira parcela está prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, enviada à Câmara.

Após esta reunião, a Prefeitura vai encaminhar os termos do acordo para análise do Tribunal Regional Trabalhista, em Campinas. A partir do aval do Tribunal, a Prefeitura vai enviar projeto de lei para a Câmara detalhando os termos para pagamento acordados com o Sindicato. Sendo aprovado, a Prefeitura fará um depósito em juízo e o pagamento será em forma de precatório.

Os critérios de pagamento para o servidor serão determinados pelo Sindicato.

Revogação da nova metodologia de cobrança de luz em Pindamonhangaba é publicada

Foi publicada nesta quarta-feira (17) no diário oficial do município a revogação da CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) para 2018.

O projeto do executivo, que causou polêmica junto aos munícipes, havia sido encaminhado pelo prefeito Isael Domingues no segundo semestre de 2017 e foi aprovado em plenário pelos vereadores, por 6 votos contra 3, no dia 18 de dezembro.

Na prática, o projeto determinava uma nova metodologia de cálculo da cobrança da CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) para 2018. A determinação foi aprovada em julho e entrou em vigor em setembro. Previa uma composição da tarifa de iluminação com a cobrança dos impostos da bandeira tarifária definida no mês pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Vale ressaltar que antes, a cobrança da CIP determinava que a tarifa a ser paga por residências era de 3%, referente ao consumo total de energia elétrica. Por sua vez, estabelecimentos comerciais pagavam 6% e a indústria 7%.

De acordo com a municipalidade, o projeto de alteração no cálculo tinha como meta a manutenção e reparos em 29 mil pontos de iluminação e implantação de 18 mil pontos de lâmpadas do modelo Led. Dizia o texto: “prover a receita necessária para promover o desenvolvimento de um sistema eficiente de iluminação pública, bem como a valorização noturna dos espaços públicos urbanos”. Na ocasião, votaram contra os parlamentares Rafael Goffi (PSDB), Roderley Miotto (PSDB) e Ronaldo Pipas (PR). 

Foram tantas as reclamações da população que os vereadores que aprovaram o projeto voltaram atrás e pediram a revogação, comunicando a decisão à EDP, empresa concessionária de energia. Antes disso, sucederam-se vários episódios, com o Legislativo criando outro projeto que o Executivo não aprovou, e outra proposta do prefeito que a Câmara também vetou.

Com a publicação da revogação da lei, voltam a ser praticados os valores de antes, no caso das residências, 3% do consumo total. 

O lado da Prefeitura - Após a Câmara de Vereadores derrubar o veto da Prefeitura sobre o projeto, o Poder Legislativo oficializou o município sobre a iniciativa apreciada em Plenário, e o Poder Executivo sancionou. 

 

Sindicato abre inscrições para cursos gratuitos de informática em Pindamonhangaba

Para aqueles que estão em busca de qualificação profissional, em Pindamonhangaba, o Sindicato dos Metalúrgicos comunica a abertura de inscrições para cursos gratuitos de informática em Moreira César. Devido à reforma na sede do sindicato, todas as turmas estão sendo realizadas na subsede de Moreira César.

Do dia 15 ao dia 19 as inscrições são exclusivas para sócios da entidade e do dia 22 ao dia 26 de outubro as inscrições serão abertas para toda a população. Ao total, são 120 vagas para cursos de informática básica, Excel avançado, Word e Power Point avançados, e Android. De acordo com o sindicato, mais de mil alunos já se formaram nos cursos gratuitos do sindicato.

“Fico feliz da entidade poder proporcionar isso para a população. Várias vezes vemos a família fazendo o curso. Pai com filho, mãe com filha. E quero parabenizar o nosso professor Carlos Alberto de Souza, por toda a dedicação. Recebemos sempre elogios sobre ele. É um grande profissional”, disse o presidente da entidade, Herivelto Vela.

O curso tem duração de três meses. O básico tem idade mínima de 12 anos e os avançados de 16 anos. A subsede do sindicato fica localizada à Rua Albert Sabim, 40, Terra do Ipês I, Moreira César. Informações (12) 3637-3634.

 

Varejo da região deve contratar 1550 temporários para o fim do ano

O fim do ano é uma boa oportunidade para quem está desempregado e pretende conseguir um colocação no mercado de trabalho. A boa notícia é que o comércio varejista da RM Vale deve contratar 1550 trabalhadores temporários para o fim do ano. 

A estimativa é do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região). Essas admissões atenderão ao movimento mais intenso de clientes decorrente do período de festas, que se inicia em outubro e ganha força em novembro, mês que historicamente registra a maior geração líquida de vagas formais no varejo paulista.

Metade das vagas devem ser abertas pelo varejo de vestuário, tecidos e calçados. Os supermercados concentrarão cerca de 25% das oportunidades e o restante será dividido, principalmente, entre os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos, lojas de móveis e decoração, farmácias e perfumarias.

"O empresário do comércio deve adotar uma postura mais cautelosa em relação às decisões de investimento, inclusive em mão de obra. Mas, por outro lado, é o melhor período de vendas do ano. O lojista precisa se preparar e as contratações irão acontecer, mesmo que um pouquinho mais tímidas", explica o presidente da entidade, Dan Guinsburg.

Mesmo ao representar uma leve redução de 3% em relação aos 1600 em 2017, trata-se de uma notícia positiva. Segundo Guinsburg, a ligeira queda de contratações temporárias notada este ano se dá pelo aumento das incertezas do ambiente econômico. O cenário atual mostra uma desaceleração no ritmo de recuperação da economia brasileira, uma reação tímida do emprego, dúvidas no âmbito eleitoral e o consumo ainda com pouco fôlego.

Tradicionalmente, de 10 a 15% dos funcionários temporários acabam efetivados após o período do Natal. “É uma ótima oportunidade para quem está entrando. Basta encarar com bastante seriedade e atender bem os clientes para aproveitar as vagas efetivas que acabam surgindo, pois ninguém dispensa um bom funcionário”, comenta o presidente do Sincovat.

Atenção para os horários dos postos Poupatempo no feriado de 12 de outubro

O Poupatempo informa que todas as unidades do programa estarão fechadas na sexta-feira, dia 12 de outubro, e no sábado, dia 13. O atendimento será suspenso devido ao feriado nacional em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida (12). O atendimento à população retorna na segunda-feira, dia 15, no horário habitual de cada posto.

Dia 12/10 – sexta-feira
Fechado – Feriado Nacional

Dia 13/10 – sábado
Fechado

Informações sobre os serviços oferecidos, endereços e horários dos postos estão disponíveis no site www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo ‘SP Serviços’ (para telefones celulares e tablets).

O Poupatempo atende com horários agendados previamente, para garantir conforto a todos os cidadãos e eficiência no atendimento. O agendamento gratuito pode ser feito gratuitamente pelo portal ou pelo aplicativo ‘SP Serviços’. Os cidadãos também podem recorrer ao atendente virtual ‘Poupinha’, que está no Portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela).

Para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, o Poupatempo conta também com totens instalados em shoppings, supermercados e estações do Metrô e CPTM (veja lista de endereços em www.poupatempo.sp.gov.br). Os totens permitem que o próprio cidadão solicite sem intermediários a 2ª via de RG ou da CNH, se já estiver na base de dados biométricos. Os totens também podem ser usados para fazer o agendamento de dia e hora para ser atendido em uma das 72 unidades fixas do Poupatempo.

Os totens de autoatendimento permanecem à disposição dos usuários mesmo fora dos horários de funcionamento do Poupatempo, inclusive nos feriados e finais de semana, obedecendo aos horários de abertura dos locais onde estão instalados. Eles permitem recolher as taxas necessárias para a solicitação de documentos com cartão de débito, o que agiliza o atendimento. Todos os cartões são aceitos. Para a solicitação de segunda via do RG ou da CNH, é possível optar pela entrega via Correios e receber o documento em casa. Outros documentos, como Atestado de Antecedentes Criminais e certidões de CNH ou restrições de veículos são impressas na hora e de graça.

Veja abaixo como usar os totens do Poupatempo:

Atestado de Antecedentes Criminais: basta digitar o número do RG e a data de expedição do documento (presente no verso no RG). O documento é impresso na hora e de graça.

Certidões de CNH: basta digitar o CPF e fazer a verificação da digital (biometria). O documento é impresso de graça e na hora.
Pesquisa de débitos e restrições de veículos: Basta digitar o número do Renavam. O documento é impresso de graça e na hora.

Segunda via da Carteira de Habilitação (CNH): Basta digitar o CPF. A taxa pode ser paga na hora com cartão de débito. O cidadão receberá o documento em casa, pelos Correios, mediante taxa adicional de R$ 11,00. Se ainda não tiver identificação biométrica ou necessitar de alterações cadastrais, será necessário agendar e comparecer a um posto Poupatempo e ir pessoalmente ao Poupatempo ou ao Detran.

Segunda via do RG: é possível desde que o documento anterior tenha sido emitido a partir de agosto de 2014. Basta digitar o número do RG e a data de nascimento. Se ainda não tiver identificação biométrica ou necessitar de alterações cadastrais será necessário agendar e comparecer a um posto Poupatempo. A taxa para receber o RG em casa é de R$ 9,09.

Troca da Permissão de Dirigir pela CNH Definitiva: basta digitar o número do CPF. A taxa pode ser paga na hora com cartão de débito. O cidadão receberá o documento em casa, pelos Correios, mediante taxa adicional de R$ 11,00.

Agendamento de horário para ser atendido pessoalmente: escolha o serviço que deseja realizar, em seguida faça a opção pelo posto Poupatempo onde deseja ser atendido e escolha o horário. Você receberá um protocolo para levar no dia do atendimento.

Novo valor do transporte público entra em vigor em Pindamonhangaba

Entrou em vigor hoje (10), o novo valor no transporte público de Pindamonhangaba. O valor da passagem passou de R$ 3,90 para R$ 4,40.

valor do reajuste foi autorizado em setembro e, passaria a valer no dia 10 daquele mês, mas o decreto 5.577, de 5 de setembro de 2018, publicado no jornal Tribuna do Norte, no dia 6 de setembro, alterou o decreto publicado anteriormente, mudando para 10 de outubro a cobrança do novo valor.

De acordo com o novo decreto do Poder Executivo, a nova tarifa, no valor de R$ 4,40 entra em vigor nas linhas urbanas, rurais e distritais.

Funcionários da Volkswagen entram em férias coletivas

Funcionários da empresa Volkswagen, em Taubaté, entraram em férias coletivas nesta segunda-feira (08). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários não trabalharão até o dia 28 deste mês. A empresa declarou que utiliza a 'ferramentas de flexibilização da produção' pontualmente.

A empresa não divulgou o número de funcionários e em qual setor eles atuam. Essa é a segunda vez neste ano que a empresa utiliza essa medida na planta de Taubaté. A empresa deu férias coletivas para funcionários em agosto.

A unidade da Volks de Taubaté, que emprega cerca de 4.000 pessoas, recebeu R$ 1,2 bilhão de investimentos em 2014 e é considerada uma das mais modernas do mundo. Nela, são feitos os modelos Gol, Up e Voyage.

Procurada,a Volks disse que planeja um crescimento de 10% em sua produção neste ano e disse que os envios para a Argentina foram momentaneamente reduzidos. "Para fazer frente a essa redução nos volumes de veículos exportados a partir do Brasil para a Argentina, estamos pontualmente utilizando ferramentas de flexibilização da produção, como férias coletivas, de forma a promover os ajustes necessários, garantindo assim a sustentabilidade do negócio".

CCR NovaDutra realiza operação especial de atendimento no feriado dia 12

A CCR NovaDutra realiza, a partir desta quinta-feira (11), uma operação especial de orientação e atendimento aos usuários que trafegarem pela rodovia Presidente Dutra durante o feriado do dia 12.

Papa-filas nos pedágios, entrevistas ao vivo e informação sobre as condições de tráfego para os usuários na programação da CCRFM 107,5 fazem parte das ações da Concessionária. “Utilizaremos todo o nosso contingente de viaturas e colaboradores, estabelecendo turnos extras, de forma a contribuir com a segurança e a fluidez de tráfego da Dutra”, complementa Virgílio Leocádio.

Expectativa de Tráfego

A expectativa da Concessionária é que, no trecho paulista da rodovia, o tráfego fique intenso entre 10h e 22h de quinta-feira (11) e entre 6h e 19h da sexta-feira (12). No retorno, o tráfego deve ser maior no domingo (14), das 12h às 22h.

No trecho fluminense, a previsão é de tráfego intenso entre 9h e 22h de quinta-feira (11) e entre 7h e 19h da sexta-feira (12). No retorno, o tráfego deve ser maior no domingo (14), das 10h às 22h.

Cinefest Gato Preto vai levar curtas até moradores do Vale do Paraíba

O maior festival de cinema do Vale do Paraíba traz mais uma novidade: a Novena Cinematográfica. A ação inédita traz elementos da tradição cultural da novena com a proposta de levar a 7ª arte a moradores do Vale.

A intenção do projeto é realizar, em 3 finais de semana que antecedem o Cinefest Gato Preto, festival de curtas-metragens que acontece em Lorena, de 5 a 11 de novembro. O Novena Cinematográfica consiste em realizar sessões na casa de moradores das cidades de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim, Cruzeiro e Roseira, sendo uma sessão em cada cidade.

“As exibições acontecerão em casas diferentes sempre as sextas, sábados e domingos, totalizando assim 9 sessões. Será um dia em cada uma das cidades da "Rota da Fé", região do Vale do Paraíba”, explicar o organizador do evento e cineasta Victor Fisch.

Segundo ele, o projeto foi inspirado nas tradicionais novenas, que consiste em uma celebração em que uma santa é levada cada dia a casa de uma pessoa por nove dias, onde é recebida com carinho e com uma pequena recepção para vizinhos, preparada pela própria dona da casa devota à santa.

“Quem recebe a Novena Cinematográfica oferece a TV (ou computador, ou projetor ou o que tiver a disposição para exibir os filmes), um lanche (bolinho e café ou o que a pessoa puder oferecer) e convida a vizinhança e amigos. Nós preparamos uma sessão de curtas com até 60 minutos, levamos os filmes no formato adequado a cada ocasião e um dos realizadores para debater os filmes juntos com os convidados após a sessão. Entre o bolinho e o café, a prosa é sobre cinema. A ideia é buscar especialmente pessoas que tenham pouco contato com o cinema. Estamos formando um novo público. Queremos falar com os não convertidos”, explica o cineasta.

Qualquer pessoa pode indicar uma possível casa para receber a Novena Cinematográfica. Para isso devem enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. demonstrando o interesse em receber a atividade, ou se cadastrando pelo link https://goo.gl/forms/YBQqOJikwgPM7Uit1.

O Cinefest Gato Preto é um evento cultural e está em sua 14ª edição. Acontece no Vale do Paraíba anualmente, e que conta com a participação de cineastas amadores para sua concretização. Conhecido como o festival de cinema mais conhecido da região, o projeto tem o objetivo de promover conhecimento acerca do mundo cinematográfico, além de incentivar a criatividade de seus participantes com propostas independentes cativantes.

Este ano traz como novidade o Gato Lab (que incentiva projetos em estados primários, auxiliando em sua execução), a Novena Cinematográfica (que pretende divulgar de maneira mais pessoal o amor pelo cinema, indo de casa em casa na região) e o Itinerância Gato Preto (que vai em conjunto à Novena, levando os melhores filmes do festival para serem divulgados).

Go to top