Últimas notícias
Taubaté vence 2º Prêmio Amvale na categoria Inovação, Indústria e Infraestrutura
Taubaté foi o vencedor do 2º Prêmio Amvale (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte) de Gestão Responsável na categoria Inovação, Indústria e Infraestrutura.
O projeto vencedor foi o Mapeamento e Levantamento de Indicadores de Cidade Inteligente, desenvolvido pela Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, e a Unitau (Universidade de Taubaté).
A iniciativa teve como objetivo reunir, tratar e sistematizar dados municipais para a geração de indicadores de planejamento urbano. Esses indicadores são alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e às Normas Brasileiras de Gestão Urbana, que orientam cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes.
O projeto, que está em andamento, representa um passo estratégico para modernizar a gestão territorial, visto que o planejamento urbano baseado em dados garante maior precisão na formulação de políticas públicas, permitindo a identificação de problemas, a projeção de soluções e a avaliação de resultados de forma contínua.
O resultado se traduz em cidades mais organizadas, eficientes e inclusivas, com impactos diretos na qualidade de vida da população, seja na mobilidade, no acesso a serviços, na preservação ambiental ou na valorização dos espaços públicos.
O município também ficou entre os finalistas em outras três categorias, com os projetos Raízes Rurais, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal; Sala Verde, uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Sesc Taubaté; e o Troca Verde, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade. Durante o evento, todas as iniciativas finalistas foram homenageadas.
Prêmio Amvale de Gestão Responsável
Neste ano, o 2º Prêmio Amvale de Gestão Responsável contou com a participação de 34, dos 39 municípios associados. Ao todo, 232 projetos foram inscritos em categorias alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
A iniciativa busca reconhecer e valorizar ações que se destacam pela inovação, sustentabilidade e impacto social na região.
UniFunvic Recebe Selo de Instituição Socialmente Responsável pela 21ª Vez
O Centro Universitário UniFunvic -Unidade Pindamonhangaba tem o orgulho de anunciar que recebeu o "Selo Instituição Socialmente Responsável", concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Esta certificação reconhece a participação da instituição na 21ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, uma iniciativa que visa promover ações sociais e conscientização sobre a importância da educação e do papel social das instituições.
Com mais de 20 anos de participação, o UniFunvic reafirma seu compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento de projetos que beneficiam a comunidade local. O Selo é uma validação da dedicação da instituição em promover a inclusão social, a sustentabilidade e o engajamento dos alunos em ações que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.
A certificação é válida por um ano, até outubro de 2026, e poderá ser utilizada em diversos materiais de divulgação, como jornais, revistas, redes sociais e sites. Isso permitirá que a UniFunvic amplifique ainda mais sua mensagem de responsabilidade social e engajamento comunitário.
Agradecemos a todos os alunos, professores e colaboradores que contribuem para que o UniFunvic continue sendo um exemplo de excelência e compromisso social. Estamos ansiosos para mais um ciclo de participação e esperamos contar com a presença de todos na próxima campanha.
Para mais informações sobre a certificação e as iniciativas sociais do UniFunvic, entre em acesse nosso site. Juntos, continuaremos a trabalhar por um futuro melhor, pautado pela responsabilidade social e pela educação de qualidade.
Sabesp implanta em Pinda tecnologia inédita para solucionar problemas de abastecimento de água
A Sabesp deu um passo importante rumo à modernização do abastecimento de água no Vale do Paraíba. Nesta segunda-feira (17), a companhia implantou, na Estação de Tratamento de Água (ETA), a primeira válvula Plug & Play do continente americano para controle de pressão e redução de vazamentos, colocando Pindamonhangaba como cidade pioneira em inovação no saneamento brasileiro.
Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o dispositivo foi instalado em uma câmara pré-fabricada de alta performance, o que reduz a necessidade de obras e agiliza a implantação. O sistema permite monitoramento inteligente e ajustes automáticos, unindo instalação rápida, menor impacto ambiental e maior durabilidade.
O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Piorino, de secretários municipais e de representantes da Sabesp, como o diretor da Sabesp no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Emerson José dos Santos,a Gerente de Produtos, Viviane Marques, e o Gerente de divisão de Manutenção, Valdir Candido.
“Sempre recebemos diversas reclamações de falta de água em alguns bairros, e essa medida vem justamente para ajudar a regular a rede, reduzindo transtornos para a população. A ideia é equilibrar os pontos onde havia desperdício por conta da alta pressão, evitando falta de água em outras regiões da cidade”, explicou o prefeito Ricardo Piorino.
Para o diretor da Sabesp no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Emerson José dos Santos, a escolha de Pindamonhangaba reforça o papel estratégico do município. “Pindamonhangaba foi escolhida porque é uma cidade em crescimento, com desafios importantes de abastecimento, e nossa missão é justamente combater perdas, reduzir o desperdício e transformar o município em referência para outras cidades do Brasil”, afirmou Emerson.
A válvula foi integrada a uma zona de gerenciamento de pressão da rede. Na prática, o sistema regula automaticamente os níveis de pressão, diminuindo a frequência de vazamentos e as perdas físicas causadas pelo excesso de pressão — um dos principais desafios do setor de saneamento. O equipamento faz um monitoramento inteligente do fornecimento de água na área atendida. Quando o consumo diminui, menos água sai das tubulações e a pressão tende a aumentar; nesse momento, a válvula reduz a pressão automaticamente. Quando o consumo sobe, o equipamento realiza o movimento inverso e eleva a pressão na rede, garantindo o abastecimento adequado.
Parceria internacional
O projeto é resultado da cooperação entre a Sabesp e a empresa suíça Georg Fischer, referência global em soluções para controle de pressão e redes hidrossanitárias. A Georg Fischer está presente no Brasil por meio de suas fábricas localizadas em São Paulo e Recife, operadas pela unidade GF FGS Brasil.
A tecnologia foi customizada especialmente para as características do sistema de distribuição do Vale do Paraíba, tornando Pindamonhangaba um laboratório avançado para práticas que poderão ser replicadas em outras cidades do estado e do Brasil.
Operação Carro Velho tem grande sucesso e 29 carros abandonados são retirados das ruas
A Operação Carro Velho, que visa notificar veículos abandonados nas ruas e avenidas da cidade, para que os proprietários os removam do local, está um grande sucesso.
Apenas no mês de outubro a Operação notificou 29 carros em situação de abandono e, antes do prazo de 24 horas dado pelo município para remoção da via pública, todos os veículos foram retirados dos locais pelos proprietários.
Caso os carros permanecessem parados nas vias, eles seriam atuados por fiscais do Departamento de Administração. A autuação tem o valor de 20 Unidades Fiscais do Município de Pindamonhangaba (UFMPs) – o que totaliza R$ 2.610,60.
Entre janeiro e outubro deste ano foram 50 notificações, e em apenas quatro ocasiões o proprietário deixou o veículo no local – o que resultou na autuação.
O secretário de Administração, Eduardo Cursino, disse que a Operação Carro velho começou pela região central e vai se estender para os bairros da cidade.
Eduardo Cursino relatou que qualquer veículo parado nas ruas e avenidas há vários dias pode ser notificado, no entanto na maioria dos casos eles apresentam características típicas de abandono. “Tem o mal estado de conservação, pneus furados ou ausência de pneus, rodas, vidros, e faróis quebrados. Nosso objetivo é notificar o automóvel e dar prazo para que o proprietário remova o veículo da via pública, antes da autuação. Queremos deixar as ruas e avenidas de Pinda organizadas, e sem causar transtornos para a população”.
Para informar o proprietário, os fiscais colam um adesivo no carro com o alerta sobre o prazo de 24 horas para que seja retirado da rua ou avenida.
Além da situação de abandono, se o veículo estiver estacionado de forma irregular, em local proibido ou contramão, por exemplo, o Departamento de Trânsito será acionado e os agentes irão aplicar multas adicionais, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
*Recolhimento e multa aos veículos*
O Departamento de Trânsito informou que, mesmo se houver autuação dos fiscais e dos agentes de trânsito, ainda assim os veículos continuarem nas vias públicas, eles poderão ser recolhidos (guinchados) e conduzidos ao pátio, e o valor do serviço será cobrado do proprietário.
CEPATAS abre inscrições para castração e microchipagem de cães e gatos em Pindamonhangaba
O Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS), da Prefeitura de Pindamonhangaba, realiza nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 de novembro de 2025) uma nova etapa de inscrições para castração e microchipagem gratuita de cães e gatos. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e tem como objetivo garantir mais saúde aos animais e contribuir para o controle populacional no município.
As inscrições serão feitas em três locais da cidade, enquanto houver vagas. No CEPATAS, localizado na Estrada do Maçaim, s/nº, ao lado do Grupo Escoteiro Itapeva, o atendimento será das 9h às 15h, sem intervalo para almoço. Na Subprefeitura do Araretama, na Rua José Alves Pereira Sobrinho, 72, o horário será das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já no Terminal Rodoviário de Moreira César, na Avenida Senador Teotônio Vilela, 61, no Vale das Acácias, o atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
No ato da inscrição, o munícipe receberá todas as orientações pré-operatórias, além do agendamento com data, horário e local da cirurgia. Para participar, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço de Pindamonhangaba.
O procedimento é totalmente gratuito e voltado aos tutores do município, fortalecendo as políticas públicas de bem-estar animal, prevenção de abandonos e incentivo à posse responsável. A Prefeitura orienta que os interessados não deixem para a última hora, pois as vagas são limitadas.
Museu Histórico de Pinda ganha vida em realidade virtual
Entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, o público poderá viver uma experiência inédita de imersão cultural no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba. Durante esse período, estarão disponíveis óculos de Realidade Virtual (VR) que permitem explorar digitalmente o edifício e conhecer detalhes de sua história de forma interativa e envolvente.
Além disso, estará disponível uma visita virtual online, que pode ser acessada de qualquer lugar, ampliando o alcance do projeto e permitindo que mais pessoas conheçam o patrimônio histórico da cidade.
A atividade integra o projeto “Observando a paisagem, preservando e ressignificando o patrimônio histórico no Vale do Paraíba e Litoral Norte”, uma iniciativa cultural concebida e produzida pelo historiador Fernando Alves e pelo desenvolvedor de aplicativo Rodrigo Freitas. O projeto foi contemplado pelo Edital Fomento CultSP PROAC Nº 04/2024 – Conteúdo de Realidades (AR/VR/MR) e é realizado com apoio do ProAC – Fomento CultSP, via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com execução da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
A proposta visa preservar e revalorizar quatro importantes patrimônios culturais nas cidades de Pindamonhangaba, São José dos Campos, Ilhabela e Paraibuna, utilizando tecnologia de escaneamento 3D LIDAR e o desenvolvimento de experiências em Realidade Virtual. Com essa ferramenta, os visitantes podem vivenciar uma verdadeira viagem pelo tempo, compreendendo a importância histórica e arquitetônica desses espaços.“A Realidade Virtual permite que as pessoas tenham acesso a detalhes e histórias que, muitas vezes, passam despercebidos em uma visita física. É uma forma inovadora de reconectar a população com os espaços que contam nossa história”, destaca o idealizador do projeto, Fernando Alves.
A iniciativa também representa uma nova forma de aproximar o público da história local.“A tecnologia nos ajuda a ampliar o olhar sobre o patrimônio, despertando o interesse das novas gerações e reforçando a importância de preservar nossa memória coletiva”, comenta o chefe da divisão de Patrimônio Histórico, Mauro Celso Barbosa.
O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e convida todos a viver essa experiência única de imersão e descoberta. O acesso poderá ser feito pelo link: https://patrimonio-vivo.glide.page/dl/e38da2
Corrida que transforma: 400 litros de óleo são doados ao Fundo Social
Na manhã desta quarta-feira (15), a solidariedade ganhou força após a terceira etapa do Circuito Corrida de Rua, realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEMELP). O evento, que incentiva a prática esportiva e valoriza a corrida, também tem um forte cunho social: 400 litros de óleo arrecadados foram entregues pelo secretário de Esportes, Alcides Barbosa “Ju”, e pelo secretário adjunto, Beto Figueira, à primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Patrícia Amadei, na Fábrica da Solidariedade.
“Cada doação é um gesto de carinho e atenção para quem precisa. Ver a comunidade se unir assim aquece o coração e nos inspira a continuar trabalhando por todos”, disse Patrícia Amadei.
O secretário Alcides “Ju” destacou a importância da iniciativa. “O Circuito não é apenas sobre esporte e competição. Ele transforma energia em solidariedade, mostrando que praticar corrida também pode ser um ato de cidadania”, disse o secretário.
Prefeitura inicia revitalização dos abrigos de ônibus da ‘Barão Homem de Melo’
A Prefeitura de Pindamonhangaba vai realizar a primeira fase de revitalização dos abrigados de ônibus da Praça Barão Homem de Melo, no centro da Cidade, a partir de quarta-feira (8).
De acordo com informações da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, todos os abrigos de ônibus da praça serão revitalizados. O primeiro ponto a receber os serviços é o Feital/Vale das Acácias, no começo da praça, próximo à esquina com a rua Dr. Gregório Costa.
Enquanto a obra for executada, os usuários da linha Feital/Vale das Acácias deverão utilizar o ponto da Praça Sete de Setembro para embarque e desembarque.
“Iremos fazer um ponto de cada vez, seguindo a sequência da esquerda para a direita. E a cada ponto com serviço, o embarque e desembarque passão a ser na ‘Sete de Setembro’, conforme definimos junto à empresa Viva Pinda”, explicou o secretário adjunto de Mobilidade e Trânsito, Nilson Luis.
Segundo ele, neste momento a revitalização vai contemplar a troca da cobertura em policarbonato, nova pintura, e reforma de funilaria nos sete abrigos da praça. “O objetivo da administração do prefeito Ricardo Piorino é deixar os abrigos em melhor condição e garantir mais conforto para os usuários do transporte público”.
DER ativa radar próximo a Coruputuba, na Pinda/Moreira César
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) iniciou à 0h do dia 30 de setembro o funcionamento dos radares na SP-62 (Pinda/MoreiraCésar – km 156 +600m), próximo ao acesso a Coruputuba. No local, o limite de velocidade é de 60km/h.
Em nota, o DER informou que os novos radares fazem parte do pacote de 649 novos equipamentos em rodovias estaduais. A liberação dos radares está acontecendo por lotes e a medição próximo a Coruputuba é o terceiro ponto de Pindamonhangaba liberado.
Na última semana, foram ativados os radares na Av. Luiz Dumont Villares (SPA 085/060) - Km 0,962 e na Av. Manoel César Ribeiro (SPA 092/060) - Km 2,269 - ambos com limite de velocidade de 60km/h.
De acordo com informações do DER, o objetivo dos radares é aumentar a segurança viária e reduzir os acidentes nas vias paulistas. “A medida visa intensificar a segurança nas rodovias, prevenir acidentes e salvar vidas, com radares instalados em locais de risco e devidamente sinalizados com os limites de velocidade permitidos”, explicou o órgão.














