Parque do Trabiju será reaberto ao público

Parque do Trabiju será reaberto ao público

O Parque Natural Municipal do Trabiju será reaberto ao público a partir do dia 6 de abril. A agenda de visita para pequenos grupos será aberta em breve.

Nos últimos finais de semana, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura realizou mutirões com voluntários no parque para organizar a infraestrutura para receber os primeiros novos visitantes. O receptivo será realizado por voluntários e equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma das mais importantes Unidades de Conservação do Vale do Paraíba. O local possui um sítio histórico-cultural que abriga o complexo do sistema de abastecimento hídrico implementado pelo município no século XIX para abastecimento de Pindamonhangaba.

O parque conta com alojamento para pesquisadores, com dormitório, cozinha, toaletes, salas de estudo, trabalho e auditório para apresentações.

Entre seus atrativos estão as trilhas como da Ponte Pênsil, da Caixa D´Água, entre outras, que colocam o visitante diretamente em contato com a natureza. Não é preciso caminhar muito para o visitante perceber a mudança da vegetação que se torna mais densa e o ar mais fresco e úmido. Entre as espécies encontradas, estão o sapinho-dourado, endêmico da mata atlântica de cor alaranjada e do tamanho da unha de um adulto. Outras espécies também são encontradas como o sapo-folha, a aranha-flor e uma infinidade de insetos, repteis, mamíferos, felinos, roedores e pássaros.

Além da natureza, os visitantes têm contato com a parte histórica, como a tubulação de ferro que no passado servia para abastecimento público de Pindamonhangaba.

Ler 1254 vezes
Entre para postar comentários
Go to top