Grupo de Intervenção Rápida treina GCM nesta quarta-feira

Grupo de Intervenção Rápida treina GCM nesta quarta-feira
Um grupo de 30 agentes da Guarda Civil Municipal de Taubaté recebe na próxima quarta-feira, dia 24 de julho, das 8h às 14h, um treinamento de técnicas de rapel oferecido pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR) no mirante do Parque do Itaim.
O objetivo é a integração das forças de segurança pública e aprimoramento da Guarda Civil. O aprimoramento constante encontra respaldo na lei federal nº 13.022/14, que regulamenta a atribuição das Guardas Municipais em todo o território nacional.
A GCM ampliou seu quadro de atuação, passando de uma guarda, exclusivamente, patrimonial para um setor atuante na manutenção do bem estar e segurança públicos.
Em 2018, foram ministradas técnicas de abordagem, imobilização, algemação e condução de suspeitos aos distritos policiais. O curso, na ocasião, capacitou as equipes da Guarda que atuam com patrulhamento preventivo na cidade.
O GIR foi criado em 2002 em Sorocaba e em 2005 a Secretaria de Administração Penitenciária  (SAP) ampliou sua atuação para outras cidades do estado. Hoje, a SAP possui 10 GIRs que atuam em estabelecimentos prisionais , seus integrantes são selecionados e passam por treinamento semelhante aos das forças especiais da polícia.
Ler 1210 vezes
Entre para postar comentários
Go to top