Vale registra temperaturas mais baixas do ano

Os termômetros da Vale do Paraíba registraram na madrugada desta quinta-feira (9) as temperaturas mais baixas do ano. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a temperatura em Campos do Jordão chegou a 1,5 ºC.

Outras cidades da região também registraram as menores temperaturas de 2016. Em São José dos Campos, os termômetros apontaram 8 ºC. Já em São Luiz do Paraitinga, foram marcados 4,5 ºC. Segundo informação do Cptec, o fim de semana deve ser ainda mais frio.

“Vai se formar uma frente fria oceânica, que não deve passar pelo continente. Só que esse processo de formação da frente já é suficiente para manter as temperaturas baixas ou até fazer com que elas caiam ainda mais”, explica o meteorologista João Caetano Mancini.

Para domingo (12), a previsão em Campos do Jordão é, pela primeira vez do ano, de 0 ºC. Taubaté deve marcar cerca de 4 ºC durante a madrugada do dia dos namorados. Até o Litoral Norte deve registrar queda nas temperaturas, chegando a 11 ºC.Geada

Em alguns pontos da cidade, foi possível notar a formação de geada. O Robson Santos mora na cidade e se surpreendeu ao ver o gramado branco por volta das 6h30. Ele disse que, neste ponto onde mora, não via a cena há anos.

“Nos últimos anos quase não tem geado por aqui, mas essa noite fez muito frio, e está frio até agora. [O termômetro] Tá marcando 10 ºC, mas a sensação é bem mais baixa”, conta Robson.

O Cptec informou que a formação desta camada de gelo, assim como a neblina, está ligada diretamente as baixas temperaturas e a umidade no ar. De acordo com o órgão, isso acontece porque o orvalho presente na superfície de carros, campos e casas congela quando a temperatura se aproxima de 0 ºC.

Ler 5190 vezes
Entre para postar comentários
Go to top