Temporal provoca danos no Litoral Norte

As chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte no último final de semana causaram estragos em São Sebastião e Ilhabela. Em São Sebastião, o temporal provocou quedas de 28 árvores, algumas delas centenárias, como o Ingá plantado próximo do ponto de táxi da Igreja Matriz, no centro histórico da cidade.

Deste total, 17 caíram sobre residências e outras 11 nas vias públicas. Nos últimos três dias, choveu em São Sebastião um total de 72 milímetros, o esperado para 15 dias.Quatro famílias foram removidas para as casas de parentes. São nove adultos e três crianças.

Rio-Santos. Segundo relatos de moradores de São Sebastião, o tráfego na Rio-Santos chegou a ficar interrompido por conta da queda de uma árvore no trecho de Guaecá, assim como em Barra do Sahy, ambos na costa sul da cidade.

De acordo com a Defesa Civil, há risco de deslizamento de terra em seis morros entre a costa sul e a região central, incluindo Itatinga, Juquehy e Tropicanga. Eles estão sendo mantidos em monitoramento constante.

Já a Secretaria de Educação está fazendo um levantamento sobre os estragos provocados nas escolas devido aos fortes ventos dos últimos dias.

O maior problema é em relação às quadras esportivas dos colégios, já que muitas delas tiveram queda da cobertura metálica. Algumas salas de aula foram alagadas, porém as aulas não foram suspensas.

Ilhabela. Em Ilhabela, rajadas de vento chegaram a 90km/h, derrubando árvores em bairros como Barra Velha, Água Branca, Green Park/Toca, Perequê e Bexiga. Uma árvore caiu sobre o telhado de uma residência no bairro Água Branca, obrigando os moradores a se deslocarem para a casa de parentes. Também houve interrupção do fornecimento de energia após danos na rede elétrica.

Tempo. De acordo com a meteorologia do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais), as chuvas foram ocasionadas pelo avanço de uma frente fria que favoreceu a instabilidade do tempo e causou as rajadas de vento. As temperaturas deverão subir já a partir de hoje na região.

De acordo com o Cptec, em São José as mínimas serão de 7°C e as máximas, de 18°C. Já em Taubaté as mínimas também serão de 7°C, enquanto as máximas chegarão a 19°C.

Ler 3274 vezes
Entre para postar comentários
Go to top