Telefonia e TV lideram reclamações

Operadoras de TV por assinatura e de telefonia lideram o ranking de reclamações feitas por consumidores da RMVale ao Procon, em 2016, divulgado agora.

As empresas Vivo, Net/Claro/Embratel (Grupo América Móvil) e Sky estão nas três primeiras colocações entre as 10 companhias que mais receberam reclamações no ano passado, em São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caraguatatuba.

Elas receberam mais reclamações do que bancos, concessionárias de serviços públicos e operadoras de celular, que são frequentes nestas listas. No Estado, o grupo América Móvil liderou em 2016, com 4.704 registros.

Atendimentos. O dados foram divulgados nesta semana pela Fundação Procon, na capital, que contabilizou 894.845 atendimentos entre consultas, orientações, carta de informações preliminares e reclamações em 41 unidades do Procon, nos municípios. Do total, 55.539 geraram reclamações fundamentadas, que são aquelas que culminam em processos administrativos e tentativas de resolução.

RMVale. As quatro cidades da RMVale acumularam, em 2016, 3.720 reclamações fundamentadas. Em 1.308 delas (35,16%), o consumidor não conseguiu resolver o seu problema. Foram atendidas 2.412 reclamações (64,84%).

O Procon de São José foi o mais ativo, registrando 67.873 atendimentos no ano passado. Destes, 2.139 transformaram-se em processos, com 64% deles sendo resolvidos pelo fornecedor, segundo a Fundação Procon.

Na comparação com 2015, o número de atendimentos cresceu 45,27% --foram 46.722 há dois anos.

Ler 1196 vezes
Entre para postar comentários
Go to top