Região tem paralisações e manifestações

A greve geral organizada pelo Sindicatos em todo o país nesta sexta-feira (28) atingiu diversos serviços da região do Vale do Paraíba desde o começo desta manhã. As cidades com mais atos são São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Jacareí.

A manifestação é contra a reforma trabalhista e da Previdência, a terceirização e contra o presidente Michel Temer. O protesto reuniu sindicato dos Metalúrgicos, os representantes dos Correios, Bancários, químicos, alimentação e transportes também participaram do ato.

Diversas fábricas na região dispensaram os funcionários do trabalho nesta sexta para evitar confrontos durante a entrada de funcionários. Além de paralisação nas fábricas, garagens de ônibus, bancos e comércios, estão programadas manifestações públicas nas cidades da região.

Os manifestantes fecharam a via Dutra, sentido Rio de Janeiro, por volta de 7h com bloqueios de pneus com fogo na altura do km 145, próximo a Revap. O bloqueio gerou cerca de 5km de congestionamento, a pista foi liberada por volta de 8h. A Polícia Rodoviária Federal fez acompanhamento da ocorrência.

No transporte público, nenhum ônibus saiu da garagem, que teve a saída interditada por manifestantes. As entradas de fábricas como Embraer, Revap, GM e Hitachi também foram fechadas. Haverá ainda atos na Praça Afonso Pena, às 10h e 16h.

Pindamonhangaba
A empresa Viva Pinda está funcionando normalmente no transporte coletivo em todas as linhas da cidade.

O Sindicato realizou um ato nesta manhã e fechou as estradas de acesso as principais fábricas da cidade - rodovia Vereador Abel Fabrício Dias SP-62, no bairro Jardim Morumbi, a avenida Manoel César Ribeiro, no bairro Santa Cecília e a Estrada Municipal do Atanázio, porém o ato foi encerrado por volta de 8h. 

Durante a madrugada, por volta de 4h, a Polícia Militar apreendeu um veículo com diversos pneus e combustível na Avenida Fortunato Moreira. O condutor do veículo teria informado a polícia que foi contratado pelo Sindicato dos Metalúrgicos para levar o material ao bairro Água Preta. O material foi apreendido.

Mesmo com liminares, o transporte coletivo está paralisado nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratiguetá, Caçapava, São José dos Campos e Jacareí, segundo informa o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Joé dos Campos, Antônio Ferreira de Barros 'Macapá'.

Diretores dos sindicatos dos Condutores do Vale do Paraíba se revezam nas portas das garagens das empresas de transporte da região. Segundo informações do Sindicato, 10 ônibus da CS Brasil, uma das empresas que operam no transporte de São José, retornaram às garagens por represálias a vandalismos.

Ainda de acordo com o Sindicado, as garagens estão fechadas desde as 2 horas da madrugada desta sexta-feira (28).

Ler 2454 vezes
Entre para postar comentários
Go to top