Imprimir esta página

Litoral Norte: praias com melhor qualidade

O Litoral Norte tem a melhor qualidade de águas costeiras do litoral paulista. É o que aponta relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), divulgado essa semana. Os dados referem-se a 2016.

De 20 pontos analisados no litoral paulista, em 16 cidades, seis obtiveram classificação ótima (acima de 95 pontos de 100 possíveis) para a qualidade da água, sendo que cinco deles estão no Litoral Norte.

Para a classificação boa (de 80 a 95 pontos), seis se destacaram no Estado, sendo que três estão nas cidades da região. Outros três pontos no litoral paulista foram considerados regulares e cinco, ruins –nenhum deles no Litoral Norte.

Em Ubatuba, a qualidade da água costeira foi considerada ótima em Picinguaba (99 pontos) e Saco da Ribeira (96) e boa, na Baía de Itaguá (93).
Caraguatatuba teve seus três pontos pontuados de qualidade ótima: Tabatinga (96), Cocanha (97) e Baía de Caraguá (99).

O canal de São Sebastião teve a menor nota da região: 92, com a qualidade da água classificada como boa. Na cidade, a Barra do Uma obteve a mesma pontuação e classificação.

Um dos motivos para a alta na qualidade das águas costeiras no Litoral Norte pode ter sido a queda na quantidade de chuvas, que levam resíduos, sujeiras e impurezas das cidades para o mar.

Segundo a Cetesb, a intensidade de chuvas anuais foi de 1.181 milímetros em 2016, bem abaixo da média histórica de 2.324 mm. “Acumulado de chuva foi praticamente metade para a região, configurando-se um ano mais seco”, apontou a companhia.

Ler 2104 vezes
Entre para postar comentários