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Pinda oferece Oficinas Gratuitas de Pintura de Parede
Nesta semana, o “Projeto Reinvente” do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba ainda tem inscrições abertas para o curso de Pintura de Parede. As vagas são limitadas e por isso, os interessados deverão comparecer à sede do Fundo Social para realizar a inscrição.
O curso conta com 15 vagas disponíveis e as inscrições são realizadas até que a disponibilidade acabe, tendo ainda 15 vagas na lista de espera, caso alguém desista do curso. As aulas já começaram na última segunda-feira (24), mas continua aceitando novos alunos, os encontros das turmas acontecem no período da manhã, das 8 às 12 horas, e também à tarde, das 13 horas às 16h30.
As inscrições podem ser feitas na sede do Fundo Social de Solidariedade, que fica na rua Deputado Claro Cesar, 53 – centro, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 3643-2223.
Taubaté:Avenida Dom Pedro I tem trecho interditado
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté implantou um acesso alternativo para motoristas que se deslocam pela avenida Dom Pedro I devido a problemas em uma obra da rede atacadista Assaí.
Os problemas foram registrados na tarde da última terça-feira, dia 25 de junho, com o desmoronamento de terra nas escavações de uma galeria de águas pluviais que afetou uma tubulação de esgoto da Sabesp.
Após análise dos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana, a avenida foi interditada no sentido Chácara Silvestre, assim como o túnel do bairro Sitio Santo Antonio. O prazo para a liberação da avenida é de seis dias.
O local está sinalizado, com a presença de agentes de trânsito para orientar os motoristas. Informações sobre a interdição também são veiculadas nos painéis de mensagens variáveis da prefeitura.
Os motoristas que saem da rodovia Presidente Dutra na altura do km 107 da pista sentido RJ para a Chácara Silvestre devem acessar a avenida Dom Pedro I sentido rotatória do DER na avenida Jose Luiz Cembranelli. No local haverá desvios indicando o acesso aos bairros Chácara Silvestre e Sitio Santo Antonio, além dos empreendimentos Atacadão e Leroy Merlin.
Começam as Obras do Viadulto da Independência em Taubaté
Funcionários que trabalham nas obras de duplicação do viaduto da Independência iniciaram a preparação dos berços das vigas que vão sustentar as novas estruturas.
A preparação acontece em um canteiro de obras montado nas proximidades do viaduto atual e vai permitir a confecção de 10 vigas com 30 metros de comprimento e de 20 vigas com 15 metros de comprimento. Para se ter uma ideia, cada uma dessas vigas maiores pesa cerca de 67 toneladas. Elas serão feitas de concreto armado e protendido, que usa uma estrutura de cabos de aço ancorados e tracionados, o que aumenta sua resistência.
Após a compactação do solo, os berços das vigas vão receber uma camada de concreto e um molde de ferro, onde será aplicado o concreto e o aço para a estrutura.
Em outra frente de trabalho, deve começar a partir de julho o trabalho de fundação por meio de estacas de apoio e travessas no próprio local de obras, ao lado do viaduto atual. Essa preparação é necessária para a fase de lançamento das vigas, quando a via Dutra deverá passar por interdições.
Todas as etapas de obras precisam passar pela aprovação da NovaDutra e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O novo viaduto da Independência integra o pacote de obras do Acelera Taubaté, programa de mobilidade urbana e de cunho socioambiental executado por meio de um financiamento internacional. A obra tem custo de R$ 14,33 milhões e previsão de conclusão no primeiro semestre de 2020. O viaduto atual vai dar lugar a duas novas pistas, cada uma com 12 metros, sendo 9 metros de faixas de rolamento e 3 metros de passeio.
A duplicação da estrutura vai ampliar a capacidade de tráfego e facilitar o deslocamento de motoristas, ciclistas e pedestres. Isso tudo sem interromper o trânsito local durante o período de obras. O projeto também vai contemplar melhorias nos acessos dos km 111 e km 113 da Via Dutra, oferecendo mais segurança viária.
Proposta de Diretrizes Orçamentárias para 2020 segue para sanção
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020 foi aprovado em duas votações pela Câmara de Taubaté e segue para sanção do prefeito, para que se torne lei. O projeto de lei n° 27/2019 foi apreciado pelo Plenário no dia 25.
A LDO é um parâmetro para a elaboração do orçamento municipal do próximo ano. De acordo com o projeto de lei, a estimativa da Prefeitura é que em 2020 a arrecadação do município atinja R$ 1,129 bilhão. Deste total, R$ 34 milhões serão reservados à Câmara.
As Secretarias tiveram a seguinte previsão de despesas: Educação R$ 361,8 milhões; Saúde R$ 307,7 milhões; Serviços Públicos R$ 115,9 milhões; Finanças R$ 83 milhões; Inclusão Social R$ 48,5 milhões; Obras R$ 31,8 milhões; Segurança R$ 30 milhões; Governo R$ 24 milhões; Mobilidade Urbana R$ 21 milhões; Esportes R$ 18,8 milhões; Turismo e Cultura R$ 11 milhões; Procuradoria-Geral R$ 9,5 milhões; Planejamento R$ 8,6 milhões; Gabinete R$ 6 milhões; Inovação R$ 2 milhões; e Meio Ambiente R$ 1,6 milhão, conforme apresentado em audiências públicas na Câmara.
Com o texto foram aprovadas seis emendas parlamentares apresentadas pela Comissão de Finanças, contendo correções redacionais e inserindo, no texto, a obrigatoriedade de atendimento das emendas impositivas.
Foram rejeitadas as emendas 118 e 119, da vereadora Loreny (Cidadania), e 159, que ela assinou em conjunto com o vereador Guará Filho (PL). O projeto de lei teve votos contrários de Loreny e João Vidal (PSB).
Taubaté retoma arrastão Xô Mosquito/Xô Escorpião
A partir desta segunda-feira, dia 17 de junho, até o próximo dia 28, os bairros Marlene Miranda, São Gonçalo e Jardim Continental I, II e III recebem visitas das equipes do arrastão Xô Mosquito/Xô Escorpião.
A operação é realizada por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos. Entre os objetivos está o recolhimento de materiais inutilizados ou recicláveis que possam se tornar abrigos para escorpiões e focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Somente nesta segunda-feira já foram recolhidas 2,4 toneladas de inservíveis no Marlene Miranda. O recolhimento de materiais continua no bairro até a próxima quarta-feira, dia 19 de junho. O pente fino passa pelo São Gonçalo (de 24 a 26 de junho) e Jardim Continental (27 e 28 de junho) na sequência.
Em outra frente de ação, agentes do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté promovem vistorias em residências para a orientação dos moradores dos bairros.
Também está prevista a capacitação de agentes comunitários de saúde das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Marlene Miranda e São Gonçalo.
Em reforço à prevenção, a Secretaria de Saúde agendou palestras em cinco escolas da Rede Municipal de Educação no período.
A participação da população com a eliminação de criadouros é de fundamental importância para evitar a proliferação do mosquito e casos de ataques de animais peçonhentos.
NovaDutra realiza operação especial no feriado prolongado
A CCR NovaDutra realiza, a partir desta quarta-feira (19), operação especial de orientação e atendimento aos motoristas e passageiros que utilizarão a via Dutra durante o feriado prolongado. A operação contará com papa-filas nos pedágios, equipes extras do SOS Usuário em pontos estratégicos da rodovia, além de veiculação de dicas de segurança na CCRFM 107,5.
Nos trechos paulista e fluminense da rodovia, os picos de tráfego serão entre 14h e 21h de quarta-feira (19) e entre 8h e 14h de quinta (20). No retorno, o pico de tráfego será no domingo (23) entre 16h e 21h.
Trecho paulista
Devem deixar São Paulo pela via Dutra mais de 294 mil veículos, entre a zero hora de quarta-feira (19) e a meia-noite de quinta (20).
Saída de São Paulo (horários de pico):
Quarta-feira (19/6) – das 14h às 21h – previsão mais de 9 mil veículos por hora.
Quinta-feira (20/6) – das 8h às 14h – previsão de 7,4 mil veículos por hora.
Volta para São Paulo (horários de pico):
Domingo (23/6) – das 16h às 21h – previsão mais de 8 mil veículos por hora.
Procon prepara aplicativo para atendimento por celular
Taubaté será um dos municípios paulistas a receber o serviço de reclamações e atendimento da Fundação Procon por meio de um aplicativo para celular.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, dia 14 de junho, pelo diretor executivo da Fundação Procon-SP, Fernando Capez. Ele esteve presente em Taubaté para um encontro regional com representantes de 23 municípios da RM Vale.
De acordo com o Capez, o aplicativo está em desenvolvimento e permitirá ao consumidor uma relação mais ágil para o encaminhamento de sua demanda, atendimento, resolução ou posterior audiência de conciliação em caso de necessidade. A ideia é viabilizar o novo serviço em cerca de 60 dias.
De acordo com dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a unidade de Taubaté é a 12ª no ranking paulista de atendimentos do Procon. Desde o início do ano até agora foram registrados 4.807 atendimentos.
Capacitação
Em continuidade ao processo de capacitação dos servidores, o Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Município de Taubaté e o Procon Municipal promovem na próxima segunda-feira, dia 17 de junho a palestra “Direitos Básicos do Consumidor”.
A palestra será ministrada pela coordenadora do Núcleo Regional de Fiscalização da Fundação Procon – SP / São José dos Campos, Maria Augusta Pontes Cardoso, a partir das 14h no salão da unidade de Taubaté. O Procon de Taubaté fica à rua Carneiro de Souza, 99, Centro.
Concurso promove tradições de Taubaté em fotos
A Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté abre inscrições para o 1º Concurso de Fotografia, com o tema “Tradições taubateanas: nossa história em fotografias”. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de julho.
De caráter artístico e cultural, o concurso pretende incentivar os registros e a preservação de imagens que fazem parte da construção da história de Taubaté. As fotografias vencedoras passarão a fazer parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau).
A idade mínima para inscrição é de 14 anos, com apresentação de autorização do responsável. O concurso será realizado em uma etapa. É vedada a participação de servidores da Prefeitura de Taubaté, bem como de suas autarquias e fundações.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Mistau. Cada candidato poderá inscrever no máximo quatro fotografias. O julgamento será realizado entre 15 e 19 de julho. O resultado do concurso será publicado no Diário Oficial do município e no site da prefeitura até o dia 23 de julho. A premiação será por categoria e entregue em cerimônia realizada no Mistau.
O edital está disponível no site da prefeitura, no link http://www.taubate.sp.gov.br/licitacoes/concurso/0119-concurso-de-fotografia-tradicoes-taubateanas-nossa-historia-em-fotografia/. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté, pelos telefones (12) 3629-5868 ou 3621-6040.
Serviço: 1º Concurso de Fotografia
Inscrições: até 12 de julho
Local: Mistau – Av. Thomé Portes Del Rei, 761 – Jd. Ana Emília, Taubaté
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (não serão aceitas inscrições por procuração)
Documentos: Cópia do RG; cópia do comprovante de residência, caso o comprovante não esteja no nome do autor. Serão aceitos comprovantes em nome dos pais do mesmo. Nos casos de casa alugada, deverá anexar, junto ao comprovante, o contrato de aluguel em nome do proponente ou dos pais. Também serão aceitos comprovantes em nome de cônjuge ou companheiro (a), desde que seja anexada junto ao mesmo a cópia da certidão de casamento ou declaração pública de união estável. As fichas de inscrição devem ter todas as informações solicitadas preenchidas.
Prefeitura de Pinda realiza a 2ª audiência pública
A Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura de Pindamonhangaba promoverá na próxima terça-feira (18), a segunda audiência pública do Plano Diretor, às 18 horas, no plenário da Câmara Municipal da cidade.
O Plano Diretor que entra em sua ultima fase, e visa definir princípios e diretrizes para a ocupação ordenada do espaço urbano, para garantir o desenvolvimento da cidade com qualidade. A revisão do Plano Diretor é uma obrigação legal (Lei Federal 10.257/2001 – Estatuto da Cidade) e que a cada 10 anos deve ser realizada. A Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura está à frente da revisão do Plano Diretor, por meio da empresa Geo Brasilis, vencedora do certame licitatório.
“É na audiência pública que concluiremos este brilhante trabalho, onde as diretrizes traçadas com a participação da população serão de suma importância para o crescimento de nossa cidade”, destaca a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
Escola do Trabalho oferece vagas para curso na área de gestão
Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, a unidade do centro da Escola do Trabalho de Taubaté recebe inscrições para curso de liderança e motivação, com a oferta de 15 vagas.
Para efetuar a matrícula, o candidato deve apresentar cópias e originais do RG, CPF comprovante de endereço de Taubaté, título de eleitor do município e histórico escolar do ensino médio. O atendimento acontece na unidade que fica na rua Armando Sales de Oliveira, 284, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A inscrição é por ordem de chegada e terá que ser realizada pelo próprio candidato.
Podem frequentar esse curso, quem possui a idade mínima de 18 anos e seja morador de Taubaté. O curso é certificado pelo Senai, possui a carga horária de 34 horas e terá início dia 18 de junho. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 11h. Mais informações pelo telefone 3625-5060 ou em: http://www.taubate.sp.gov.br/escolasdotrabalho/.
Durante as aulas, os alunos vão aprender a aplicar as técnicas de liderança, produtividade e administração dos conflitos nas relações de trabalho, além de obter conhecimentos sobre a importância do papel de cada colaborador dentro da organização. O curso também está focado nos aspectos relacionados à motivação para que todos sejam estimulados a desenvolver e participar das atividades desempenhadas na empresa.
Serviço:
Escola do Trabalho do Centro
Curso de liderança e motivação
Vagas: 15
Inscrição: dia 12 de junho
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, 284
Telefone: 3625-5060