Jacareí: acordo define lay-off na Chery

A Chery e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos acertaram uma acordo de lay-off - suspensão temporárias de contrato - por cinco meses para 180 funcionários da planta da montadora em Jacareí. A informação foi divulgada pelo sindicato nesta terça-feira (29).

"O acordo atende à reivindicação dos trabalhadores para garantia de estabilidade de emprego até fevereiro de 2017. No início das negociações, a direção da Chery estava resistindo à proposta de estabilidade, mas acabou aceitando o acordo", informa o sindicato em nota.

Ainda de acordo com o sindicato, durante o período de lay-off permanecerão na fábrica apenas funcionários da administração e manutenção. A planta da montadora em Jacareí possui cerca de 400 trabalhadores.

Segundo o sindicato, a data de início do lay-off ainda não está definida. Independente disso, a Chery irá suspender as atividades a partir desta segunda-feira (4), decisão que já havia sido informada pelo sindicato na semana passada.

Os estoques altos, o baixo volume de vendas e a adequação da linha de produção para a fabricação do SUV Tiggo podem ser os motivos da paralisação. Com o lay-off, parte dos salários será paga pelo governo federal e o restante pela empresa, com o FGTS sendo depositado na conta bancária dos funcionários.

"Embora tenha chegado há apenas dois anos ao Brasil, a Chery é uma montadora com total capacidade de garantir direitos e salários. As negociações que o Sindicato manteve com a empresa foi neste sentido, para que os trabalhadores tivessem todos os seus direitos garantidos. A conquista da estabilidade foi um ponto fundamental para a assinatura do acordo", disse o diretor do Sindicato Guirá Borba de Godoy Guimarães.

Procurada na manhã desta quarta-feira (29), a Chery confirmou que está negociando com o sindicato um lay-off para os trabalhadores da produção da fábrica de Jacareí, mas que o acordo ainda precisa ser protocolado no MT (Ministério do Trabalho), "o que deve acontecer nos próximos dias", comunicou.

Enquanto isso não acontecer, a montadora não poderá passar mais detalhes sobre o caso, como, por exemplo, o período de duração do lay-off. "O protocolo no MT impacta diretamente na duração do lay-off", informou em outro trecho.

Fábrica
A montadora em Jacareí é primeira da Chery fora da China e foi inaugurada em 2014. Nesse período, teve duas greves, férias coletivas e licença remunerada. Atualmente, a unidade fabrica o New QQ e o Celer nas versões hatch e sedan, com uma média de 16 carros produzidos por dia. As informações são do Portal Meon.

Ler 230 vezes
Entre para postar comentários

Clima

banner WEB 368x390px

STYLOSHAIR

TV Funvic Banner Slide 01

Go to top