Dia 24 de janeiro, dia internacional da Educação

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Dia 24 de janeiro é marcado como o Dia Internacional da Educação, esta data foi instituída em dezembro de 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o intuito de reforçar a importância da educação.

A educação é um direito básico de cada cidadão, indispensável para a garantia dos demais direitos, além de contribuir no crescimento de cada um e proporcionar qualidade de vida.

Um dos objetivos da Agenda 2030 é assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Apesar de ser um objetivo importante, ainda é algo que precisa ser muito trabalhado em diversos estados e países.

Antonio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas – ONU,  destaca que a pandemia da Covid-19 provocou o caos na educação em todo o mundo. Cerca de 1,6 bilhões de estudantes de escolas e faculdades viram os seus estudos interrompidos no auge da crise que ainda não acabou. O líder da ONU destaca que o fechamento desses centros de ensino continua a atrapalhar a vida de mais de 31 milhões de alunos, exacerbando uma crise global na aprendizagem.

Se o desafio de promover educação de qualidade para todos já era uma missão difícil, o pós pandemia vem para nos desafiar ainda mais, porém não podemos desistir desta importante missão. A educação transforma vidas.

Ler 499 vezes
Entre para postar comentários
Go to top