Professores da rede municipal de ensino fazem curso de competências socioemocionais

Professores da rede municipal de ensino fazem curso de competências socioemocionais

Uma das ações do convênio entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Universidade de São Paulo (USP-EEL), contempla o curso de "Competências Socioemocionais na educação infantil", oferecido aos professores de educação infantil da rede municipal.
O curso teve como objetivo o desenvolvimento socioemocional dos professores, visando compreender, administrar e expressar as emoções, interferindo nos relacionamentos interpessoais e também intrapessoal.
É um processo de aprendizagem no qual o professor aprende a lidar com suas emoções, medos e anseios, a se relacionar com os outros, a lidar com conflitos internos e externos, que afetam tanto a vida pessoal como a profissional.
Ao longo do curso foram abordados temas como emoções, mapa mental, tecnodocência, sincronicidade, lei da atração e microfisioterapia. Oportunizando experiências significativas aos professores, articulando a teoria com a prática, finalizando com oficina relaxante. O curso contou com a contribuição e parceria da professora Dra. Luciana de Lima, professor Dr. Robson C. Loureiro e da Dra. Beatris Carvalho. Em uma ação conjunta com a escola João Ceśario, em que o diretor Edson de Souza Sott já vinha trabalhando com sua equipe de professores, realizou-se em HTPC uma vivência para refletirem sobre o autocuidado e autoconhecimento.
Para Edson, “o trabalho com as emoções na educação abre possibilidades para que os docentes tenham consciência do que eles e seus alunos sentem, como também trabalhem a tolerância, as pressões ou frustrações, que fazem parte do trabalho e do dia a dia em sala de aula. É importante pois desenvolvemos habilidades de trabalho em equipe, o equilíbrio e controle emocional, além de uma melhor tomada de decisões e comprometimento escolar”.
Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, trabalhar com os conteúdos socioemocionais permite cuidar dos profissionais que acolhem os estudantes. “A saúde mental precisa ser abordada, pois a escola é um espaço de relações. Aprendemos não só com a fala, mas com os olhares, a escuta empática e a observância às atitudes. Mais cursos dessa natureza serão ofertados durante o ano, ampliando para os estudantes e familiares”, finaliza.

Ler 374 vezes
Entre para postar comentários
Go to top