Invisibilidade e Registro Civil é tema da redação do Enem 2021

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desta edição é "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", segundo divulgou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. Nesta edição, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema da redação é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital.

A aplicação do Enem teve início hoje (21), com uma prova contendo a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame. No próximo domingo (28), terão vez as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Inep.

O que os professores acharam

Para o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, o tema da redação desta edição foi mais difícil do que os temas de edições anteriores do Enem: “Se compararmos com as propostas de redação de anos anteriores, a barra subiu, é um tema bastante complexo, de dificuldade elevada, em especial para o candidato que está saindo do ensino médio. Vamos pensar que essa questão de registro civil para um adolescente de 17, 18 anos, é algo bastante distante uma vez que isso é responsabilidade dos familiares”, diz.

O tema, no entanto, segundo o professor, segue a linha de tratar de uma dificuldade social presente no Brasil. “É um problema muito grave e que merece discussão”. 

A professora de produção textual do colégio Mopi Júlia Langer concorda que a prova seguiu a mesma linha dos anos anteriores. “O Enem é uma prova muito crítica, que fala sobre problemas da nossa sociedade muito intrínsecos, problemas que impedem muitas vezes nosso desenvolvimento enquanto país”, diz. 

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que cerca de 3 milhões de pessoas não possuam um registro civil, como certidão de nascimento. “Isso impede o acesso à cidadania, uma vez que não consegue acesso ao sistema público de saúde, ao SUS, não consegue registro para programas sociais, não tem acesso à educação, não pode fazer uma matricula numa escola pública, não tem algo básico”, diz Júlia.

Para desenvolver uma boa redação, os professores ressaltam que os estudantes precisam estar atentos aos textos motivadores, que acompanham o tema. O enfoque a ser dado estará definido nos textos. De acordo com a professora de redação na plataforma Explicaê, Cainã Marques Vilanova, o tema é bastante amplo. “Meu receio é que os estudantes não consigam selecionar queriam falar de tudo. Se conseguirem manter a calma, eles vão conseguir, com certeza, escrever direitinho. Mas, tem que ter cuidado”.  

Associação que representa cartórios se manifesta

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), divulgou nota oficial em que disse "ver com orgulho" a escolha do tema da redação deste ano.  "Mais do que chamar a importância para um assunto de extrema relevância para o país afinal é no ato do registro civil de nascimento  que a criança passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos à saúde e à educação, destaca o trabalho que os registradores civis vem realizando ao longo do tempo, como o registro de nascimento direto em maternidades (chamadas Unidades Interligadas), mutirões de combate ao subregistro (falta de registro) em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e de população excluída, que resultaram na queda expressiva da falta de certidão de nascimento no Brasil, que até a década de 2000 estava na casa de dois dígitos e hoje corresponde a 2,1% dos nascidos vivos.", destacou a entidade em nota.

Motivos para nota zero 

Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação: 

• fuga total do tema proposto;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; 

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Veja os temas das redações de anos anteriores: 

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Foto: Divulgação

Professores da rede municipal de Pinda participam de visita monitorada no Parque do Trabiju

No dia 17 de novembro, profissionais da educação municipal e do Projeto Casa Verde, visitaram o Parque Natural Municipal do Trabiju. A visita foi orientada pelo Professor Doutor Júlio César Voltolini, coordenador do Grupo de Pesquisa e Ensino em Biologia da Conservação (ECOTROP).
Na ocasião, os profissionais puderam conhecer o parque e aprender com o doutor Júlio César Voltolini como guiar as visitas com os alunos, com o intuito de mostrar os pontos principais do parque, e sua importância na conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Segundo o doutor, durante a visita foi “desenvolvida uma atividade de aprendizagem ativa com as professoras explorando perguntas sobre a vegetação da floresta Atlântica”.
A partir do ano que vem, a Secretaria de Educação disponibilizará uma vez por semana, ônibus para levar os alunos ao Parque do Trabiju, com visitas monitoradas por professores do Projeto Casa Verde.
Casa Verde - Formado por quatro professoras da rede municipal de Pindamonhangaba, o Projeto Casa Verde tem o objetivo de promover a educação ambiental para crianças, adolescentes e professores das escolas da cidade. O projeto da Secretaria de Educação da Prefeitura desenvolve palestras, hortas, oficinas, e dinâmicas nas escolas da cidade, além de trilhas monitoradas no Parque do Trabiju e no Parque da Cidade.
Parque do Trabiju - Em 1899 a Fazenda da Represa foi comprada pelo município com o intuito de abastecer a cidade com água potável vinda de lá. Com o passar do tempo, o território foi se transformando em reserva ambiental ecológica, até que em 2009 foi nomeado de Parque Natural Municipal do Trabiju, nome do riacho que nasce na Serra da Mantiqueira e passa pelo local.

Foto: Divulgação

Alunos do Areão em Taubaté participam de Olimpíada de Matemática

Alunos da EMIEF Pe. Silvino Vicente Kunz, no bairro Areão, participaram da 2ª etapa da 1ª Olimpíada de Matemática idealizada pela própria unidade escolar.

A iniciativa da professora Carolina Pedrosa é uma estratégia para trabalhar a matemática de forma lúdica e contextualizada, considerando que na faixa etária do Ensino Fundamental II, o desafio e a competição é um fator estimulante e motivador.

Além disso, fomenta o raciocínio lógico matemático e competências técnico científicas como a elaboração de hipóteses, análise crítica , capacidade de resolver problemas e competências sócioemocionais. O projeto envolveu os professores como jurados das provas e os alunos do 6º ao 9º ano em provas diversas como: questões curriculares, jogo da memória da tabuada, jogo da velha com as sete operações , cubo mágico, jogos cinestésicos envolvendo multiplicação e divisão e soletrando.

Foto: Divulgação

Prefeitura de Pindamonhangaba anuncia reforma e ampliação em unidades escolares

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta segunda-feira (8), a assinatura de um pacote para reforma e ampliação em 4 unidades escolares do município, que totaliza um investimento de R$ 2,7 milhões. O ato contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Ricardo Piorino, das secretárias Luciana Ferreira (Educação) e Marcela Franco (Planejamento), e do presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Gomes “Cal”.
Neste primeiro momento, serão contempladas duas unidades escolares, um centro de educação infantil (creche) e uma unidade NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico).
No bairro do Araretama, a Escola Municipal Elias Bargis Mathias receberá reforma e ampliação de suas instalações, pela empresa Multivale, com investimento de R$ 1,18 milhão. No bairro Bem Viver, a Creche Ruth Doris Lemos também receberá reforma e manutenção do prédio escolar, por meio da empresa Halbitech Engenharia, com valor estimado de R$ 329 mil.
A Escola Municipal Maria Zara Miné Renoldi dos Santos, localizada no bairro Ouro Verde, será contemplada com reforma e ampliação do prédio escolar, pela empresa Decicosimões Engenharia e Arquitetura, com investimento de R$ 830 mil.
Outro equipamento público da Secretaria de Educação que receberá melhorias será o NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico Dr. Francisco Romano de Oliveira, no bairro Bela Vista. A obra, estimada em R$ 361 mil será executada pela empresa DecicoSimões Engenharia e Arquitetura.
As empresas fornecerão material e mão de obra para a execução das melhorias e os serviços deverão ser finalizados ainda no primeiro semestre de 2022.
Segundo o prefeito Dr. Isael Domingues, o anúncio deste investimento é um primeiro passo de uma série de ações que a Educação promoverá para melhorar as condições físicas dos equipamentos públicos educacionais, que receberão obras de reforma e ampliação.
“Temos outras unidades em nosso radar, que já levantamos demanda junto à Secretaria de Educação e em breve iremos fazer novos anúncios de investimentos”, explicou o prefeito Dr. Isael.
Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, o objetivo é dar condição digna para professores e comunidade escolar executarem com qualidade suas atividades em nossa rede municipal de ensino. “Nos últimos anos, o avanço na manutenção em nossos prédios foi muito significativo. Em julho deste ano demos início a um contrato que garante agilidade na conservação e zeladoria das nossas 60 unidades escolares”, ressaltou Luciana.
Segundo a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, o objetivo das interferências nas unidades escolares é possibilitar melhor funcionalidade do uso para as atividades educacionais e pedagógicas. “Temos muitas unidades com prédios antigos e com uma conservação defasada e as obras servirão para preservar nosso patrimonial predial”, afirmou.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MEC cria câmaras técnicas para enfrentar efeitos da pandemia

O Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União de hoje (3) portaria que institui câmaras técnicas visando a coordenação de trabalhos para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da covid-19.

De acordo com a portaria nº 855, serão criadas quatro câmaras técnicas voltadas à educação infantil; à educação fundamental; ao ensino médio e à educação de jovens e adultos. Entre os objetivos dessas câmaras técnicas está o de apoiar o levantamento e a análise de dados, bem como a elaboração de relatórios referentes às respectivas etapas e modalidades, "de forma a subsidiar as redes de ensino e possibilitar o compartilhamento de informações confiáveis, inclusive para a avaliação quanto a impactos futuros".

Ainda entre os objetivos das câmaras está o de sugerir ações para a coordenação da atuação integrada dos estados, Distrito Federal e municípios, no enfrentamento dos impactos da pandemia da covid-19 nas aprendizagens e na permanência dos estudantes; e assessorar o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação.

A portaria aponta como competências dessas câmaras a análise e o levantamento de dados mapeados por pesquisas publicadas por outras instituições ou coletados pelo MEC, relativos aos impactos da pandemia. Buscará, também, identificar experiências pedagógicas da etapa ou modalidade realizadas como estratégias de aprendizagem durante e após o período da pandemia.

Caberá às câmaras fomentar o compartilhamento de boas práticas e lições aprendidas no período da pandemia; identificar e mapear boas práticas pedagógicas e estratégias de enfrentamento da evasão e do abandono escolar; e desenvolver instrumentos de coleta dos dados, de acordo com as necessidades levantadas. Além disso, ainda entre as competências previstas às quatro câmaras, está a de analisar e elaborar relatórios e materiais com orientações e sugestões para o enfrentamento dos impactos da pandemia na educação; bem como realizar reuniões técnicas entre as áreas técnicas da etapa em todas as instâncias.

A portaria detalha a composição dessas câmaras e as responsabilidades de seus integrantes. As reuniões serão quinzenais, na primeira e na terceira semana de cada mês. Há, no entanto, previsão de reuniões extraordinárias, se necessário.

 

 

 

Edição: Lílian Beraldo / Agência Brasil

Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro

Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Pelo Twitter, ele informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

"Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades", postou o ministro na rede social.

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Edição: Claudia Felczak / Agência Brasil

Prefeitura de Taubaté realiza concurso de Literatura

Prefeitura de Taubaté realiza concurso de Literatura

A prefeitura de Taubaté, por meio da secretaria de cultura, abre inscrições para Concurso de Literatura: Taubaté dos Iluminados. As inscrições vão até 25 de novembro e o edital do concurso já está disponível no site da prefeitura.

Podem participar autores com obras literárias em língua portuguesa, nas categorias poesia, romance, drama, lírico e narrativa. Serão aceitas somente obras inéditas e os autores devem ser maiores de 18 anos, residir e comprar residência em Taubaté. A participação do concurso é gratuita.

O envelope com a obra e os documentos de habilitação deverão ser entregues no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes. Podem participar pessoas físicas, brasileiras ou naturalizadas, maiores de 18 anos que residam e comprovem residência no município de Taubaté, por no mínimo 02 (dois) anos.

Cada obra pode concorrer em apenas uma categoria e cada autor pode inscrever uma obra por categoria. Será criada uma comissão de análise documental, composta por servidores municipais da Secretaria de Turismo e Cultura e para análise técnica serão escolhidos servidores com conhecimento técnico em literatura.

Serão julgados para todas as categorias os seguintes itens: qualidade literária, originalidade e contribuição para a cultura.

A premiação das categorias ocorrerá da seguinte forma:
Poesia – Prêmio Gentil de Camargo – R$ 1.000,00 e troféu
Romance – Prêmio Thereza Freire Vieira – R$ 1.000,00 e troféu
Narrativa – Prêmio Maria Cecilia Guisard Audrá – R$ 1.000,00 e troféu
Drama – Prêmio Maria Thereza Marcondes – R$ 1.000,00 e troféu
Lírico – Prêmio Profª Lygia Fumagalli Ambrogi – R$ 1.000,00 e troféu

Para quaisquer esclarecimentos, os interessados podem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do telefone 3621-6040. O Centro Cultural Municipal Toninho Mendes fica na Praça Cel. Vitoriano, 01, Centro de Taubaté.

Nova plataforma do MEC permite planejamento online de aulas de alfabetização

Nova plataforma do MEC permite planejamento online de aulas de alfabetização

Professores e educadores podem contar com uma nova plataforma online para planejamento e execução de atividades de alfabetização. O Sistema Online de Recursos para a Alfabetização (SORA), é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Inicialmente, a ferramenta oferece 88 recursos pedagógicos, sendo 50 atividades de alfabetização e 38 estratégias pedagógicas, além de um módulo par planejamento de aulas. Todos os recursos estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular.

Segundo MEC, a intenção é que em breve outros recursos estejam disponíveis, tais como estratégias e atividades para o ensino de Matemática, avaliações formativas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, alinhados ao Sistema de Educação Básica (Seab) e aos testes internacionais - PIRLS, que mede o progresso do aluno em leitura, e o Timms, que avalia a aprendizagem em ciência e matemática.

Futuramente, o sistema também deve permitir que o próprio professor insira suas próprias estratégias e atividades. “É uma plataforma completamente baseado em evidências científicas. Desse modo, representa a democratização de ganhos de qualidade, eficácia e agilidade para os professores da alfabetização”, ressaltou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante o lançamento da plataforma.

Entrega de kits da rede municipal de Taubaté tem início nesta terça

Entrega de kits da rede municipal de Taubaté tem início nesta terça

A Secretaria de Educação inicia nesta terça-feira (9), a entrega dos kits escolares aos alunos, do Maternal II da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio, das escolas municipais.

Segundo a Prefeitura, foram comprados mais de 43 mil kits, que serão distribuídos, de forma escalonada, para evitar aglomerações nas unidades escolares.

Devido ao atual momento da pandemia, o cronograma de entrega dos kits, ocorrerá ao longo do mês de março, tendo início com os alunos do Maternal II, 1ª e 2ª Etapa da Educação Infantil, que serão seguidos por Ensino Médio, Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Ainda segundo a administração municipal, as escolas farão ampla divulgação dos dias e horários para que os pais possam comparecer a unidade para a retirada dos kits.

Na Educação Infantil os kits são compostos por agenda escolar, caderno de desenho, apontador, borracha, canetinha hidrográfica, cola, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa para modelar, pincel, tesoura sem ponta e guache.

Já no Ensino Fundamental serão dois kits diferentes, um para os alunos do 1º ao 5º ano (Fundamental I) e outro para os alunos do 6º ao 9º ano (Fundamental II). Do Fundamental I terá apontador, borracha, caderno brochurão, caderno de desenho, calculadora de bolso, canetinha hidrográfica, cola branca e colorida, lápis grafite, material dourado, tesoura sem ponta. Enquanto o do Fundamental II terá apontador, borracha, caderno universitário, calculadora de bolso, canetas azuis, preta e vermelha, cola, esquadro, lápis de cor, lápis grafite, régua e transferidor.

Os alunos do Ensino Médio receberão caderno universitário, calculadora de bolso, canetas azul, preta e vermelha, lapiseira, grafite e régua.

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