Projeto de lei quer garantir acesso aos locais de provas do Enem

Parlamentares que compõem a Bancada da Educação apresentaram, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei para garantir que todos os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenham acesso aos locais de prova. Caso não seja possível que o local seja perto da residência e nem haja transporte público disponível, o poder público deverá arcar com o transporte dos participantes.

O projeto foi protocolado nesta sexta-feira (27). Nesta semana, os estudantes tiveram acesso aos locais onde farão as provas do Enem 2023 e alguns reclamaram que ficaram muito distantes dos locais onde vivem, o que poderá, inclusive, fazer com que desistam de fazer as provas este ano.

A bancada enviou, também nesta sexta-feira, um requerimento de informações ao Ministério da Educação (MEC), pedindo esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas pela pasta em relação a esses casos e, também, informações sobre a quantidade de estudantes que precisarão se deslocar mais do que 30 quilômetros de distância do local onde moram e daqueles que precisarão fazer provas em outros municípios.

“A urgência deste requerimento é impulsionada por relatos na imprensa, como o caso de Luciana Souza, que foi alocada a um local de prova a mais de 280 km de sua residência, levando-a a desistir do exame. Este caso ilustra uma preocupação maior sobre o acesso equitativo ao ensino superior no Brasil. Há relatos na imprensa de outros casos semelhantes”, argumentam os deputados no requerimento.

Projeto de lei

O projeto de lei ainda tramitará no Congresso Nacional e, não deve, portanto, impactar o Enem 2023. 

Pela proposta, a definição de locais de prova e alocação dos estudantes deverá considerar as especificidades regionais e de grupos vulneráveis, em especial dos candidatos pretos, pardos, com deficiência, mães, quilombolas e indígenas.

Além disso, a definição dos locais de realização de prova do Enem deverá obedecer a critérios que considerem a menor distância, preferentemente no mesmo município, entre esses locais e os locais de residência dos inscritos, informados no ato de inscrição, e a disponibilidade de meios de transporte público para trânsito entre ambos.

Caso não seja possível oferecer locais de prova a distâncias e acesso considerados razoáveis, o poder público deverá garantir o transporte, com a utilização de veículos de transporte escolar ou de passe estudantil mantidos com recursos do Programa Nacional de Transporte do Escolar, do MEC.

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. No entanto, o acesso a essa oportunidade ainda é marcado por inúmeras desigualdades, incluindo barreiras geográficas que afetam diretamente a participação de candidatos”, justificam os parlamentares no texto protocolado na Câmara.

Na justificativa do PL, citam também o caso da candidata Luciana Souza. “Esse caso não é isolado e reflete uma realidade enfrentada por muitos jovens brasileiros, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A situação é ainda mais grave para grupos historicamente marginalizados, como candidatos pretos, pardos, com deficiência, mães, quilombolas, indígenas, e outros”.

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As notas também podem ser usadas para vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Locais de prova

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que todas as medidas necessárias “estão sendo adotadas para garantir que os participantes inscritos façam as provas sem intercorrências”. A autarquia diz ainda que fiscaliza o trabalho do Cebraspe, instituição vencedora da licitação para aplicação da edição, e atua para que a aplicadora adote todas as providências que garantam os direitos dos inscritos no Enem 2023.

O Instituto acrescenta que monitora o trabalho e realiza um mapeamento ativo para “assegurar o cumprimento das normas e protocolos do exame. Vale lembrar que não houve nenhuma mudança nos critérios de alocação de participantes neste ano”, diz a nota.

© Arte/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Alunos do Goiabal promovem plantio e ‘recebem cartas’ de árvores

Alunos do Goiabal promovem plantio e ‘recebem cartas’ de árvores

Em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, estudantes da Escola Municipal “Profª Yvone Apparecida Arantes Corrêa”, localizada no Goiabal, realizaram uma ação de plantio de árvores na calçada lateral da unidade. A iniciativa, que envolveu alunos da Educação Infantil até o último ano do Fundamental, teve como objetivo conscientizar sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida no planeta.
As atividades foram precedidas por discussões em sala de aula sobre a preservação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas, temas cada vez mais presentes na vida das pessoas. A recente onda de altas temperaturas em todo o Brasil reforça a relevância dessa ação.
Durante o plantio, os estudantes receberam ‘cartas’ que foram redigidas pelos professores representando o que poderia ser o sentimento de uma árvore. Nos textos, as ‘árvores agradeciam’ a oportunidade de serem plantadas e ‘solicitavam um nome’. Entre os nomes escolhidos pelos alunos para as árvores surgiram Filó para um oitizeiro e Ágata para uma quaresmeira. As demais árvores plantadas foram ipê amarelo, rosa e branco, resedá gigante e flamboiã, todas doadas pelo Viveiro Municipal.
A proposta de uma carta ‘escrita’ por uma árvore é criar um vínculo entre a criança e a planta, tornando futuramente cidadãos mais conscientes do seu papel na preservação ambiental. A ação não se encerrará com o plantio da árvore, pois os professores juntamente com os estudantes cuidarão de cada árvore plantada, promovendo momentos para regar e proteger.

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E. M. Professora Odete Corrêa promove atividades sobre "Mudanças e Permanências no Tempo"

E. M. Professora Odete Corrêa promove atividades sobre "Mudanças e Permanências no Tempo"

A Escola Municipal Professora Odete Corrêa Madureira está inspirando seus estudantes a explorar o passado como uma ferramenta para entender o presente e moldar o futuro. Recentemente, os alunos do terceiro ano participaram de uma aula de História com o tema "Mudanças e Permanências no Tempo", que gerou uma atividade reflexiva emocionante e enriquecedora.
A iniciativa partiu dos próprios estudantes, que, durante a aula, tiveram a ideia de reunir objetos antigos como uma maneira de aprofundar seus conhecimentos sobre como o passado influencia o presente. Com o apoio das famílias e da equipe escolar, a Professora Renata Soares, responsável pela turma, conseguiu reunir um pequeno acervo de itens que representam diferentes décadas.
O principal objetivo dessa atividade foi estimular a reflexão sobre como o passado continua a moldar o presente, incluindo o motivo pelo qual as coisas são como são, o que foi deixado para trás, o que permanece e o que se atualizou ao longo do tempo. Além disso, a atividade proporcionou uma oportunidade valiosa para discutir tradições, costumes e como esses elementos contribuem para a compreensão da identidade e da sensação de pertencimento.
O trabalho desenvolvido pelos estudantes não se limitou apenas à sala de aula. Eles compartilharam suas descobertas e apresentaram seus objetos para as outras turmas, envolvendo toda a escola nesse projeto inspirador. Além disso, as exposições foram abertas aos familiares, que puderam contemplar o trabalho de seus filhos e compartilhar histórias de suas próprias infâncias, promovendo momentos especiais de conexão entre gerações.

Alunos da ‘Maria Zara’ participam de aulas de robótica

Alunos da ‘Maria Zara’ participam de aulas de robótica

A Escola Municipal Profa. Maria Zara Miné Renoldi dos Santos, no Jardim Cristina, está oferecendo oficinas de robótica para os alunos do 3º ao 5º ano por meio de uma parceria com o SESI, pelo programa SESI Robótica.
O SESI Robótica é uma escola de programação e robótica destinada aos alunos da rede escolar SESI-SP e está sendo ofertada também aos estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 8 a 12 anos (robótica kids). A primeira turma da ‘Maria Zara’ iniciou os estudos no programa dia 17 de agosto e as oficinas serão aplicadas durante 10 semanas em uma das salas de aula da escola. Após o término das aulas com a primeira turma, poderá ser iniciada uma nova equipe no mês de outubro.
Os ensinamentos são feitos de forma dinâmica, com atividades práticas e exercícios que podem ser feitos em casa. A direção da unidade explicou que são ensinados conceitos básicos de programação, utilizando software e site específico e também há a criação de projetos na plataforma Microsoft MakeCode.
A Escola ‘Maria Zara’ oferece a infraestrutura de sala de aula e os chromebooks (computadores portáteis) e o SESI fornece as placas processadoras (bit comsensores, botões de acionamento e matriz de leds integrado”, além do professor de robótica.
A direção da unidade informou que os alunos se mostraram interessados e motivados com a nova atividade. A estudante Ana Maria Correa disse que “o site usado é bem interessante”. Para Kallebe Ribeiro, “a aula de robótica é divertida e dinâmica. Aprendemos coisas novas e o professor é bem legal”. Assim como eles, Valentina Lemes e Larissa Nicoletti também afirmaram gostar bastante.
Para professora da turma, Walkíria Quirino, “esta é uma oportunidade interessante para os alunos, que devem aproveitar”.
O professor de robótica, Fábio Lopes, avaliou que “as aulas estão ocorrendo de maneira muito positiva, pois os alunos são participativos e têm coerência em seus comentários. As atividades ocorrem por meio de desafios que os estudantes devem pensar e solucionar”.
Em relação à aprendizagem dos alunos, Fábio Lopes ressaltou que as aulas de robótica, em primeira abordagem, são uma estratégia educacional “que amplia a mente para encontrar soluções para os problemas do dia-a-dia a partir da lógica de programação. E, para aprender sobre programação e robótica, é preciso aprender os princípios básicos de como as coisas funcionam”.
A diretora da escola, Clarice Dias, garantiu que essa experiência é muito rica. “A parceria entre escolas é muito positiva, bem como o intercâmbio entre a rede pública e privada, com experiências inovadoras enriquecedoras para a aprendizagem dos estudantes, que são estimulados a pensar e solucionar problemas por meio dessa estratégia educacional”.

Prefeitura de Pinda abre vagas para estagiários de nível superior, médio e técnico

Prefeitura de Pinda abre vagas para estagiários de nível superior, médio e técnico

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai abrir inscrições para o processo seletivo de estágio dia 31 de agosto. São vagas para estagiários de 17 áreas de nível superior, sete de nível técnico, além de nível médio.
As inscrições e realização das provas, que serão on-line, devem ser feitas entre os dias 31 de agosto e às 12 horas do dia 13 de setembro, incluindo sábados, domingos e feriados, somente pela internet, pelo site www.ciee.org.br, órgão responsável processo seletivo.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar www.ciee.org.br e clicar em “ver processos”. Na lista de processos, deve localizar o logotipo da Prefeitura de Pindamonhangaba. Com isso, basta clicar no link e fazer a inscrição.
Para se cadastrar, o estudante deve ter idade mínima de 16 anos até a data de término das inscrições, estar matriculado nos cursos e semestres indicados e residir em Pindamonhangaba.
Os estagiários contratados vão cumprir 20 horas semanais e receber mensalmente bolsa auxílio de R$ 838,52 (nível superior) e R$ 593,60 (nível técnico e médio), além de auxílio transporte e cesta básica.
O edital com todas as informações estará disponível no site da Prefeitura de Pindamonhangaba (https://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/servicos-ao-cidadao/concursos-processos-seletivos) e do CIEE a partir do dia 30 de agosto.
De acordo com o diretor de Recursos Humanos, Thiago Carvalho, “parte dos estagiários aprovados no processo seletivo serão chamados imediatamente, outros nos próximos meses. Lembrando que as convocações serão realizadas conforme necessidade do município”.
O secretário de Administração, Marcelo Martuscelli, destacou a importância da atividade de estagiário. “É uma grande oportunidade para que os estudantes desenvolvam aquilo que aprendem em sala de aula. É uma continuidade do ensino, onde são treinados na prática e podem aprimorar os conhecimentos profissionais. Da mesma forma, para a Prefeitura também executam atividades fundamentais em suas áreas de conhecimento e contribuem muito para o desenvolvimento do município”.
Confira as áreas com vagas disponíveis para nível superior: administração de empresas e tecnologia em gestão empresarial, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências biológicas, ciências contábeis, comunicação social – jornalismo, rádio e tv e internet, direito, educação física, engenharia ambiental, engenharia civil, farmácia, fisioterapia, informática (engenharia da computação, análise de sistema, tecnologia análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia da informação), pedagogia, psicologia, serviço social e medicina veterinária.
Para nível técnico e médio: técnico em administração, técnico em informática, técnico em informática para internet e técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em farmácia, técnico em nutrição, técnico em serviços jurídicos, técnico em segurança do trabalho e técnico em veterinária, além de nível médio regular.

CMEI no Cidade Nova vai atender 136 crianças em período parcial e integral

CMEI no Cidade Nova vai atender 136 crianças em período parcial e integral


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na terça-feira (22) o Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI no Cidade Nova. A unidade, denominada de “Professora Silvia Aparecida Quirino de Jesus”, tem capacidade para atender 136 crianças, em período parcial e integral.
O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços, Ricardo Piorino, elogiou a gestão da Secretaria de Educação, que vem proporcionado grande investimentos para as crianças .”Temos uma educação de qualidade, profissionais capacitados, infaestruturta e tecnologia nas salas de aula, merenda nutriconalmente equilibrada, material escolar e uniformes de graça. Nossa administração tem proporcionado grandes avanços na educação, e essa creche é mais uma ação. Temos uma área de 10 mil metros quatros, com vários prédios divididos entre áreas, temos horta, temos fazendinha e outras atividades para as crianças terem contato com a natureza e se desenvolverem ainda mais”.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, afirmou que o CMEI Cidade Nova atenderá 136 crianças em horário integral e parcial, e o quantitativo de profissionais estimado o chamamento possibilitará o atendimento pedagógico com qualidade e ofertará a ampliação do número de vagas, reduzindo de forma significativa o número de crianças que estão na fila de espera dos CMEIs Durvalino (Campinas), Maria Benedita Cabral San Martin (Feital) e Frey Reinaldo (Santa Cecília).
Com essa unidade, Pindamonhangaba passa atender mais de 5 mil alunos na Educação Infantil.

Programa Bombeiro na Escola forma 344 alunos da Rede Municipal nesta sexta-feira

Programa Bombeiro na Escola forma 344 alunos da Rede Municipal nesta sexta-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, e Corpo de Bombeiros de Pindamonhangaba, realiza na sexta-feira, dia 28, às 9 horas, a formatura de 344 alunos da Rede Municipal de Ensino no Programa Bombeiro na Escola. O evento será realizado no Ginásio de Esportes do Cidade Nova.
Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 3,6 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 111 mil são hospitalizadas.
Para fazer frente a esse problema, foi criado o Programa Bombeiro na Escola, que consiste no encontro de um Bombeiro Educador, com alunos do 4º ano do ensino fundamental I. Foram realizados 4 encontros com duração de 1h, desde 30 de maio deste ano. As crianças que participam do programa, muito além do conhecimento adquirido, são vetores de cidadania para as famílias e comunidades, pois o ensino fornecido pelos Bombeiros Educadores transcende as salas de aula. O material de apoio foi elaborado por bombeiros e especialistas e é direcionado à faixa etária do nível de escolaridade atendida pelo programa.
Entre os temas ministrados estão assuntos como: Como acionar os Bombeiros; Como é Produzido o fogo; Rota de Fuga; Como agir no caso de uma emergência; Casa Segura:
Como evitar afogamentos; Como evitar acidentes de trânsito; Como evitar acidentes no lazer.
Participaram desta primeira iniciativa as seis escolas do setor 7: EM Alexandre Machado (Bairro das Campinas), EM Arthur de Andrade (Cidade Nova), EM João Cesário (Feital), EM Maria Helena (Jardim Regina), EM Ruth Azevedo (Delta) e EM Yvone Apparecida (Goiabal).

Trilha Formativa Tecendo Saberes fortalece a formação continuada dos professores

Trilha Formativa Tecendo Saberes fortalece a formação continuada dos professores

No início deste mês, nos dias 5, 6 e 7 de julho, todos os professores da rede municipal de Pindamonhangaba participaram da Trilha Formativa online: Tecendo Saberes. Esse momento foi planejado e preparado com muito entusiasmo e dedicação pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, representada pela diretora Elaine de Abreu Prolungatti e pelas Gestoras Regionais, que estão à frente de grupos de escolas setorizados e têm acompanhado de perto as necessidades e avanços de cada equipe escolar.
Para que a formação em trabalho alcançasse a todos de maneira interativa, lúdica e didática, houve também a parceria da empresa Herica Veryano Produções, que disponibilizou um ambiente exclusivo na plataforma Cursos Incríveis para que os professores de Pinda pudessem acessar todas as temáticas propostas. Foi disponibilizado um eixo temático por dia, como um caminho de saberes a ser percorrido: Marcos do Desenvolvimento, Alfabetização a todo tempo, Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Cada professor pôde acessar a formação através dos Chromebooks e da lousa digital interativa na escola, juntamente com os diretores que também acompanharam a proposta e discutiram com a equipe os passos de cada eixo da trilha, desempenhando um papel fundamental na mediação do conhecimento. Os conteúdos apresentados viabilizaram o trabalho em equipe, com propostas de sensibilização por meio de desenhos, leitura compartilhada e vídeos, além de trazer ótimas referências de autores importantes nas áreas do conhecimento, jogos online e painéis de atividades que permitiram a todos visualizarem e interagirem com as respostas dos demais colegas.
A Trilha Formativa Tecendo Saberes proporcionou momentos enriquecedores de aprendizado, reflexão e troca de experiências entre os professores da rede municipal de Pindamonhangaba. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão com o aprimoramento contínuo da qualidade da educação, além de evidenciar a valorização dos educadores como verdadeiros agentes transformadores dentro da sala de aula.
Para os professores do 5º ano, foi realizada uma formação sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que consiste em um conjunto de avaliações externas em larga escala. Essas avaliações permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, identificando fatores que possam interferir no desempenho do estudante. Durante a formação, os docentes que lecionam puderam ter acesso aos dados referentes à sua turma, escola e toda a rede municipal de Pindamonhangaba. Isso possibilitou que analisassem e refletissem sobre os resultados, traçando estratégias e elaborando um plano de ação para o 2º Semestre, com o objetivo de impulsionar o aprendizado dos alunos.
Para os professores das Salas de Recursos Multifuncionais, além da trilha formativa, foi realizado um encontro presencial com o tema "Autismo - a teoria se une à prática através do autoconhecimento". De acordo com a psicóloga do NAP Bela Vista, Rose Marie, responsável pela formação, “é crucial que os professores invistam conscientemente no aprendizado de novas habilidades, a fim de aumentar suas chances de alcançar os objetivos propostos. Nesse sentido, o Plano de Desenvolvimento Individual é um treinamento que alinha competências pessoais com objetivos de aprimoramento do aprendizado dos alunos com deficiência, que são atendidos pela SRM”.
“É importante lembrar que esse caminho de aprimoramento é construído diariamente, pois somos todos aprendizes eternos. A ciência está em constante evolução, assim como nós mesmos. Portanto, a formação continuada, o autoconhecimento e o ensino colaborativo são indispensáveis para acompanhar essas mudanças e promover um ambiente educacional cada vez mais inclusivo”, disse a secretária de Educação, Luciana Ferreira.

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