Como manter o controle mental no período de quarentena

Como manter o controle mental no período de quarentena

O isolamento social provocado pela Covid-19, além do constante número de informações - incluindo fake news -, podem provocar efeitos psicológicos negativos. Para ajudar a enfrentar esse momento, profissionais que atuam em unidades da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do país, indicam alguns cuidados para manter uma boa saúde mental em meio a pandemia da doença.

De acordo com o psicólogo Arthur Zanelli, do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, é fundamental manter atitudes positivas. "Para quem está em isolamento é necessário que seja criado um ambiente favorável em casa. Para passar o tempo, deve-se criar uma rotina saudável e se dedicar a ações que sempre gostou de fazer e não tinha tempo, como ouvir música ou ler um livro. São mecanismos que irão ajudar a afastar a ansiedade, contribuindo para que esse período não seja encarado como prisão", explica.

Com a Covid-19, algumas pessoas podem desenvolver sintomas psicológicos, como o aumento do estresse, depressão, insônia, dificuldade de concentração e irritabilidade, que prejudicam a saúde. "Devemos nos reorganizar e adaptar a essas mudanças, com resiliência e equilíbrio emocional. Ficar em casa não é simples para quem era acostumado a uma rotina intensa, portanto, aproveite esse momento para se reconhecer, readaptar e se reinventar", sugere a psicóloga clínica também do Regional em Marabá, Nailsa Oliveira.

Alimentação e exercícios

Neste período, outra atitude essencial é manter uma alimentação saudável, visando o fortalecimento do sistema imunológico. A nutricionista do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), Sabrina Coelho, explica que a alimentação correta não previne o coronavírus nem qualquer outra virose, no entanto, auxilia no fornecimento de nutrientes e mantem todos os órgãos e sistema imunológico funcionando em harmonia. " É importantíssimo evitar frituras e excesso de açúcar e dar preferência para alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, verduras e legumes. Além disso, é indispensável beber, no mínimo, dois litros de água por dia, além de suco natural de fruta e chás", explica a nutricionista.

Cuidados com a saúde mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) listou algumas medidas para combater o estresse gerado em decorrência da pandemia da Covid-19:

- Seja empático com todos aqueles que são afetados provenientes de qualquer país;

- Atualize-se apenas em fontes confiáveis e em horários definidos uma ou duas vezes por dia;

- Mantenha uma rotina diária de leituras profissionais e pessoais;

- Faça atividades físicas regularmente em casa;

- Encontre formas de ser otimista e propague essa ideia;

- Ajude as crianças a expressarem, de forma positiva, seus medos e ansiedades.

- Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde, que estão apoiando os afetados pelo novo coronavírus em sua região;

- Se você tem alguma doença ou síndrome, certifique-se de que seus medicamentos estão disponíveis para uso. Ative seu grupo de amigos para pedir ajuda, caso necessário.

Para os profissionais da saúde, o gerenciamento da sua saúde mental e o seu bem-estar psicossocial, durante este momento, é crucial para que você possa manter sua saúde física também.

Ler 1218 vezes
Entre para postar comentários
Go to top