Secretaria de Saúde realiza ações na semana da amamentação materna

Secretaria de Saúde realiza ações na semana da amamentação materna

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nas unidades básicas de saúde (UBS) ações de incentivo ao aleitamento materno, na semana em alusão à amamentação materna.
Nas unidades básicas de saúde, as ações de incentivo ao aleitamento materno já ocorrem durante as ações comunitárias de educação em saúde, como palestras comunitárias e encontros com gestantes.
O programa de treinamento e educação comunitária na atenção à saúde da mulher, que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Atenção Básica durante o ano de 2022, conta com grupos de gestantes, em que as mães aprendem a lidar com as principais dificuldades na hora de amamentar. Nestes encontros, que ocorrem nas unidades básicas de saúde, são abordados os mitos e as verdades sobre o leite materno e cuidados essenciais com o recém-nascido.
No mês de setembro, em continuidade a estas ações, também será promovido um encontro para atualização e qualificação dos profissionais médicos, enfermeiros e equipe de enfermagem para atender as necessidades das mães que amamentam.
Com essas inciativas, é possível atender as necessidades das mães de forma humanizada e acolhedora promovendo o autoconhecimento e a qualificação profissional.
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Ler 338 vezes
Entre para postar comentários
Go to top