Últimas notícias

Via próxima ao “Postão” tem sentido alterado em Taubaté

Via próxima ao “Postão” tem sentido alterado em Taubaté

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté decidiu fazer mais uma mudança viária na região central da cidade.

Segundo a Prefeitura, a partir do próximo sábado (15), o sentido da praça Manoel de Abreu, localizada atrás do Postão (Posto de Saúde do Governo do Estado) será alterado. A via passará a ter sentido úncio de circulação.

Ainda de acordo com a administração municipal, a mudança é necessária “uma vez que a via é estreita e em curva, ocasionando riscos de acidentes”.

O sentido da via será pela rua Alcaide Mor Camargo até a rua da Glória.

Poupatempo retoma atendimento presencial para alguns serviços

Poupatempo retoma atendimento presencial para alguns serviços

A partir da próxima quarta-feira dia 19 haverá a retomada dos atendimentos nos postos físicos do Poupatempo, com permissão de agendamentos a partir da terça-feira (18). Esta etapa de reabertura priorizará apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG. O cronograma de retomada dos atendimentos presenciais será semanal, até 28 de outubro.

A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.

Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.

Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.

Batalhão Borba Gato conduz estágio de operações com explosivos

Batalhão Borba Gato conduz estágio de operações com explosivos

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate (BE Cmb) – Batalhão Borba Gato, unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba (SP), realizou no período de 3 a 7 de agosto, o Estágio de Área de Operações com Explosivos e Munições/2020, para as Organizações Militares do Comando Militar do Sudeste (CMSE).

O estágio, que mesclou instruções teóricas e práticas, teve como finalidade qualificar os militares das equipes das Turmas de Levantamento e Destruição de Engenhos Falhados – TuLeDEF, das Organizações Militares do CMSE, habilitando-os com conhecimentos em classificações, tipos e características específicas dos explosivos militares e comerciais, velocidades de detonações e efeitos relativos, regras de segurança no manuseio, utilização de Equipamento de Proteção Individual, distâncias de segurança, gerenciamento de risco, equipamentos de destruição e sua correta utilização, características das espoletas, montagem de cadeia de fogo e acionamento de cargas por meio elétrico e pirotécnico.

Cinco pontos de Taubaté recebem atenção especial da “Operação Sossego”

A Secretaria de Segurança Pública de Taubaté atualizou os números da “Operação Sossego”, que visa evitar aglomerações, auxiliando na manutenção do isolamento social no município.

As ações, realizadas em conjunto pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Fiscalização de Posturas, Secretaria de Mobilidade Urbana e Vigilância Sanitária, já aconteceram em 683 situações, aos finais de semana.

No último final de semana, dias 8 e 9 de agosto, após o encaminhamento de denúncias, foram fiscalizados cinco principais pontos de aglomeração: avenida Terezinha Santos Salles, Conjunto Residencial Milton de Alvarenga Peixoto, Esplanada Santa Terezinha, Estrada do Pinhão e imediações do Parque do Itaim.

Até o momento, foram expedidas 263 autuações de trânsito, 248 pessoas abordadas, 51 veículos e motos vistoriados, 77 estabelecimentos visitados, 40 notificações emitidas pela fiscalização e 4 notificações por aglomerações.

Os locais são visitados com base nas denúncias recebidas pelo telefone 153, com relatos de perturbação de sossego, aglomerações, música alta, consumo de bebidas alcoólicas e até mesmo grupos que se reúnem para a soltura de pipas, por exemplo.

CDP de Taubaté adota atendimentos virtuais durante período de pandemia

CDP de Taubaté adota atendimentos virtuais durante período de pandemia

O Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos”, em Taubaté, é uma das referências de unidades prisionais que aderiram a modalidade de comunicação online.

Segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), a rotina das penitenciárias se adaptou à realidade atual de forma a evitar o maior número de contatos possíveis dos presos com o meio externo.

Em Taubaté, o CDP está ancorado no que a Secretaria chama de “tripé família-saúde-religião”, que atua para minimizar os efeitos do isolamento social causado pelo novo coronavírus.

Um exemplo de atividade que migrou para a forma online é a religiosa. O atendimento relifioso foi mantido por duas vezes na semana. A cada reunião online, participam oito detentos, que são orientados a repassar os ensinamentos do dia aos outros colegas de cela.

Outra atuação que precisou se adaptar ao modelo remoto é a feita por representantes dos Narcóticos Anônimos (NA). Segundo a SAP, os atendimentos acontecem de forma semanal, com duas horas de duração.

Família
Segundo a SAP, o foco do chamado “olhar mais humanizado” do sistema penitenciário é compartilhado com os familiares dos detentos.

O projeto Acolher, em execução desde 2016, também precisou migrar os atendimentos para o modo online. Entre as ações, está o suporte psicológico e orientação sobre redes assistenciais do município à família dos detentos. Inicialmente, o projeto ocorria a partir de agendamentos. Hoje, dá-se por meio de telefonemas e e-mails.

Chuvas de meteoros poderão ser vistas no Brasil este mês

De vez em quando, o planeta Terra atravessa a órbita de uma corrente de meteoróides.

 Quando isso ocorre, vários meteoros entram juntos na atmosfera, em trajetórias paralelas, e parecem vir de um mesmo lugar.

 Essa região se chama ponto radiante e a chuva de meteoros recebe o nome da constelação onde está o ponto radiante.https://i0.wp.com/agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?w=750&ssl=1" width="1" height="1" />https://i2.wp.com/agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?w=750&ssl=1" width="1" height="1" />

E três dessas chuvas de meteoros tiveram o ponto alto no fim de julho, mas continuarão visíveis pelos próximos dias.

A Piscis Austrinídeos, dentro da constelação Peixe Austral, fica visível até a madrugada do dia 10. O melhor horário para observar os meteoros é por volta das 23h.

As Alfa-Capricornídeas, em Capricórnio, estão ativas até 15 de agosto e têm origem em um cometa. E na constelação de Aquário tem as Delta-Aquarídeas, também originadas em um cometa e que serão visíveis até o dia 23.

Já as Perseidas também são provocadas por um cometa, o Swift Tuttle, e ocorrem na constelação de Perseu, o Herói, até o dia 24 de agosto. Enquanto as outras tiveram o auge no mês passado, as Perseidas terão seu ponto alto na semana que vem. Devido ao horário, não será possível acompanhar o fenômeno a olho nu aqui no Brasil. Essa chuva de meteoros será bastante intensa no dia 12, das 10h até as 13h.

No domingo (9), Dia dos Pais, quem acordar bem cedo poderá acompanhar a ocultação de Marte. É como se fosse um eclipse, quando a Lua passa entre a Terra e o planeta vermelho.

Taubaté veta visitas a cemitérios no final de semana do Dia dos Pais

Os cemitérios da cidade de Taubaté estarão fechados neste final de semana, segundo determinação da Prefeitura Municipal.

Segundo a administração municipal, a entrada nestes locais será permitida somente para caso de sepultamentos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, essa medida foi tomada levando em conta a situação de pandemia do novo coronavírus, para evitar as visitações e aglomerações, já que o Dia dos Pais é comemorado no domingo dia 9.

A data comemorativa costuma reunir um público de visitação no final de semana de cerca de 6.000 pessoas, perdendo somente para o Dia das Mães que já registrou o dobro desse número.

Em Taubaté são dois cemitérios municipais: o do Belém e o do distrito de Quiririm.

Defesa Civil de Taubaté ganha auxílio de reservistas do Exército

Defesa Civil de Taubaté ganha auxílio de reservistas do Exército

A Defesa Civil de Taubaté passa a contar, a partir da ultima sexta-feira, dia 31 de julho, com a parceria da Associação dos Reservistas do Exército Vale do Paraíba para auxílio em atividades de combate a incêndios e também atuações em ocorrências decorrentes das chuvas.


Os combatentes da reserva trazem consigo a experiência do serviço militar para suporte em atividades civis sem fins lucrativos, servindo a sociedade com o empréstimo de mão de obra e presença ativa junto aos mais necessitados.

Pindamonhangaba lança novo decreto para prorrogar quarentena

Pindamonhangaba lança novo decreto para prorrogar quarentena

A Prefeitura de Pindamonhangaba lançou, nesta quinta-feira dia 30, o decreto 5833/2020, que estende as medidas de quarentena, prorrogando o decreto anterior até o dia 10 de agosto de 2020.

Ele passa a valer a partir do dia 31 de julho, revogadas as disposições em contrário. O decreto pode ser conferido, na íntegra, juntamente a todos os anteriores, no site oficial da Prefeitura.

Reabertura das agências do INSS é adiada para 24 de agosto

Reabertura das agências do INSS é adiada para 24 de agosto

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou hoje dia 29, no Diário Oficial da União, portaria que adia para o próximo dia 24 a reabertura gradual de suas agências físicas em todo o país, devido à pandemia do novo coronavírus.

Portaria 36 resulta de decisão conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, e do INSS.

O retorno das atividades presenciais estava previsto para a próxima segunda-feira dia 3. Os serviços, entretanto, continuarão a ser feitos exclusivamente de forma remota, até o dia 21 de agosto, pela Central Telefônica 135, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS. O atendimento remoto terá continuidade depois da reabertura das agências, destacou o instituto

Go to top