Jornal Tribuna do Norte celebra 140 anos de história e lança ‘Concurso Cultural’

Jornal Tribuna do Norte celebra 140 anos de história e lança ‘Concurso Cultural’

Poderão participar alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas

Fortalecer a prática da leitura e da escrita; aprimorar técnicas de coesão, objetividade e criatividade em sala de aula, além de celebrar os 140 anos do Jornal Tribuna do Norte (11 de junho de 2022). Baseada nessa proposta, a Fundação Dr. João Romeiro – mantenedora do Jornal – lançou, neste mês de maio, um “Concurso Cultural de Redação e Desenho”.

Esta é a segunda edição do concurso, que tem envolvido educadores e alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Pindamonhangaba.

A ideia central da iniciativa é que os estudantes conversem com seus familiares sobre suas relações com o centenário jornal Tribuna do Norte – fundado pelo jornalista, jurista, político e poeta Dr. João Marcondes de Moura Romeiro, em 11 de junho de 1882 –, e, em sua unidade escolar, elabore textos com ligação à temática: “Tribuna nossa de cada dia” – para o Ensino Fundamental; e “Pindamonhangaba: um novo olhar sobre o passado” para estudantes do Ensino Médio.

O “Concurso Cultural de Redação e Desenho” faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Fundação Dr. João Romeiro em celebração aos 140 anos de existência desse veículo de informação, que contribui significativamente para o registro histórico do município e região, por meio de um rico acervo e instrumento de pesquisa.

Para a secretária Municipal de Educação, Luciana Ferreira, “o jornal Tribuna do Norte é um patrimônio do Município, pois divulga nesses 140 anos: notícias; curiosidades; entretenimentos e histórias do nosso povo. Essa memória precisa ser preservada. Incentivamos a todos os estudantes participarem dessa iniciativa, mantendo viva a nossa história”.

Com a integração de diversas secretarias Municipais, durante todo o mês de junho (aniversário Jornal Tribuna do Norte), haverá homenagens aos servidores; exposições com capas de jornais no saguão da Prefeitura e no Museu; sarau com os textos vencedores; além do envolvimento de universitários (faculdades que têm Jornalismo na grade curricular) com o envio de matérias jornalísticas sobre Ciência e Tecnologia.

São patrocinadores/apoiadores da iniciativa: Absoluta Escola Técnica; Imago Academia de Artes e Design; Ilha dos Óculos; Ri-happy; Play Burguer; Turma da Mônica Programas Educacionais; Loja Neto Jeans; Nova Impressão; Oscar Calçados; Rádio Vale FM; Rádio Super Pop; Wizard Escola de Idiomas.

Mais informações sobre o concurso; Regulamento e Premiação estão no link: http://jornaltribunadonorte.net/noticias/jornal-tribuna-do-norte-celebra-140-anos-de-historia-e-lanca-concurso-cultural/

Ler 369 vezes
Entre para postar comentários
Go to top