Guarda com Bike é implantada em Pinda

Visando aumentar a segurança da população, alcançar mais locais, além de atender a critérios de economicidade, a Prefeitura de Pindamonhangaba está criando a “Guarda com Bike”. As equipes atenderão vários setores do município, como o Parque da Cidade, o Bosque da Princesa, praças e outros lugares que precisam de vigilância.

“Inicialmente, contamos com cinco Guardas Municipais para compor o quadro ‘Guarda com Bike’. Eles receberam um primeiro treinamento e serão orientados por Policiais Militares e por profissionais envolvidos na área de segurança da nossa cidade. O papel deles é fundamental para auxiliar e orientar a população em questões relacionadas à segurança”, explica o Coordenador da Guarda Municipal, Sandro Faria.

Atualmente, a Guarda Municipal da cidade tem 106 guardas municipais e 17 agentes de segurança, que trabalham em três turnos de 8 horas, de segunda a segunda-feira.

As atribuições destes profissionais, previstas pela Constituição Federal, Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei nº 13022/14) e outras normas, são: realizar a vigilância diurna e noturna nas dependências internas e externas de edificações e prédios municipais; verificar se os acessos estão corretamente fechados, examinar as instalações hidráulicas e elétricas (relatar para providências necessárias) – prevenindo e evitando irregularidades que possam facilitar a prática de delitos, de incêndios ou de danos, entre outras.

Eles também atuam atendendo visitantes, identificando-os e encaminhando-os às unidades procuradas. Além disso, realizam procedimentos necessários para a preservação do patrimônio público municipal, que estão sob vigilância.

“O guarda municipal e os agentes de segurança têm um importante papel para aumentar a segurança da comunidade ao realizar as tarefas que lhes são incumbidas. Neste sentido, atuar de forma preventiva e educativa é fundamental para um trabalho eficaz em prol da população e bens patrimoniais”, avalia o secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana.

A Guarda Municipal funciona 24 horas por dia, e o telefone é o 3643-2664.As informações são do PortalR3.

Ler 1407 vezes
Entre para postar comentários
Go to top