Piora qualidade do ar em São José e Jacareí

Piorou a qualidade do ar nas cidades de São José e Jacareí. É o que revela o relatório anual de qualidade do ar, divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), na semana passada.

O relatório avalia a concentração de outros poluentes na atmosfera, como partículas inaláveis finas e em suspensão, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. De acordo com os dados divulgados, a quantidade de poluentes em São José teve um aumento, de 10,3 mil toneladas ao ano (em 2015) para 10,6 mil. Em Jacareí, os níveis passaram de 3,2 mil toneladas por ano, em 2015, para 3,4 mil.

Apesar da piora, os níveis de poluentes ainda estão longe de chegar a níveis críticos e, de maneira geral, a qualidade do ar na região é considerada de boa qualidade. Os níveis de atenção não foram ultrapassados em nenhum dia na região, no ano passado.

O relatório mostra também que houve diminuição de dias em que a concentração de ozônio na atmosfera, medida nas estações de monitoramento da região, superou o valor padrão estadual, de 140 microgramas por metro cúbico.

Em São José, o limite foi ultrapassado em apenas um dia no ano passado. Em 2015, foram cinco dias. Já em Jacareí e Taubaté os níveis não foram ultrapassados em nenhum dia, o que significa que em Taubaté a situação repetiu o desempenho de 2015. Já em Jacareí, a situação melhorou: em 2015 foram 4 dias em que o limite foi ultrapassado.

Na contramão

Na contramão das cidades, Taubaté conseguiu diminuir os níveis de poluentes no ar _passou de 5,1 mil toneladas por ano, em 2015, para 5 mil, no ano passado.

Ler 1319 vezes
Entre para postar comentários
Go to top