Depois de 27 dias de férias coletivas, cerca de 4,5 mil trabalhadores da fábrica da Volkswagen, em Taubaté (SP), voltaram hoje ao trabalho. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários estavam afastados da empresa desde o último dia 18 de dezembro. As férias coletivas envolveu trabalhadores de todos os setores da unidade.
A Volkswagen apenas confirmou a volta dos trabalhadores e a retomada da produção. A medida teria como objetivo adequar a produção à demanda do mercado. Além de férias coletivas, a Volkswagen adotou outros mecanismos como Programa de Demissão Voluntária (PDV) e suspensão temporária dos contratos de trabalhos para evitar demissões.
Além dessas medidas, a fábrica de Taubaté também aderiu em novembro ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que reduz a jornada e os salários dos trabalhadores. Ao todo, a redução na jornada afeta cerca de 3,7 mil funcionários da fábrica.
Não estão inclusos no programa profissionais como bombeiros, segurança patrimonial, manutenção, sub-estação, casa de máquinas e manutenção da pintura.
Segundo o sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, o calendário de folgas, durante o período de vigência do PPE, será feito mensalmente pela empresa. Pela proposta, o programa prevê a redução de 20% na jornada de trabalho e 10% nos salários dos trabalhadores por seis meses.
A adesão ao PPE foi aprovada pelos trabalhadores em setembro e aprovado pelo governo federal. Além da unidade de Taubaté, a empresa também prevê o PPE em suas outras unidades no país. Em Taubaté, a Volkswagen produz os modelos Gol, Up! e Voyage.