Imprimir esta página

Pinda: vacinação contra gripe começa dia 18

Terá início na próxima terça-feira (18), em Pindamonhangaba, a campanha nacional de vacinação contra a Influenza e de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Para se vacinar, a pessoa do grupo prioritário deve comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa, levando o RG. É recomendável levar o cartão de vacinação, se tiver.

A vacinação se estende até o dia 26 de maio, sendo o Dia "D" de mobilização nacional, o dia 13 de maio. Segundo Rafael Lamana, diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde da Prefeitura, no ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram imunizadas em Pinda. Para este ano, a quantidade de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde deve ser um pouco maior que este número.

Em todo o país, a campanha terá início na segunda-feira (17), mas no caso de Pindamonhangaba, a data é feriado municipal de São Benedito.

O Ministério da Saúde orienta que a vacina é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo.

Quem pode ser vacinado - Podem receber as doses, as pessoas dos chamados "grupos prioritários", definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. São elas: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias); trabalhadores de saúde públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde) apresentando prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação; e professores das escolas públicas e privadas.

Ler 2363 vezes
Entre para postar comentários