Pinda fecha 1º quadrimestre como 11º maior município exportador do Estado

Pindamonhangaba segue se consolidando como referência no setor de exportações. De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, o município fechou o primeiro quadrimestre de 2025 como o 10º maior exportador do Estado de São Paulo e se mantêm entre os 50 do ranking nacional.
O desempenho positivo é resultado direto da força dos setores estratégicos da economia local. Os produtos mais exportados no período de janeiro a abril foram, respectivamente, óleo bruto de petróleo, chapas de alumínio e tubos de ferro ou aço, que juntos somaram aproximadamente 80% do valor total exportado. Os maiores parceiros comerciais do município são a China e a Argentina, ficando com quase 50% do volume.
Para o prefeito Ricardo Piorino, os números comprovam o bom momento vivido pela cidade no cenário econômico. "O crescimento das exportações é reflexo de um trabalho contínuo de fortalecimento da nossa indústria, qualificação de mão-de-obra e incentivo ao desenvolvimento econômico. Esses resultados trazem mais investimentos, geram empregos e impulsionam outros setores, como comércio e serviços", destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira Filho ‘Ju’, reforçou que a gestão municipal tem buscado criar um ambiente favorável para que empresas possam se expandir e conquistar novos mercados. “Trabalhamos para garantir infraestrutura, agilidade em processos e apoio para o crescimento das empresas locais”, afirmou.
Essa importante conquista confirma a cidade como um dos polos econômicos mais importantes da Região, e que vem atraindo cada vez mais oportunidades de negócios e desenvolvimento.
Mais recentes de Fabiana
- Doações da iniciativa privada ao município para obras em áreas públicas ultrapassam R$ 1,5 milhão
- Taubaté adota salas modulares para ampliar oferta de vagas nas escolas municipais
- Segurança em Pauta: Prefeitura e Polícias intensificam estratégia conjunta em Pindamonhangaba
- Prefeitura, Câmara e Sabesp se reúnem e buscam soluções para resolver falta de água em Pinda
- Cepatas inicia 2026 com novas inscrições para castrações e reforça compromisso com causa animal
