Prefeitura entrega 3.350 novos Chromebooks para a rede municipal de ensino
A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta segunda-feira (6), a entrega de 3.350 novos Chromebooks para alunos e profissionais da rede municipal de ensino. A iniciativa integra o processo de atualização tecnológica da Educação e representa um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.
Os equipamentos, com configuração de última geração, foram destinados a professores, diretores, gestoras regionais, profissionais da mentoria e técnicas de nutrição. Além disso, cada escola municipal recebeu carrinhos de recarga com Chromebooks para uso dos estudantes, ampliando o acesso às ferramentas digitais e fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.
Estiveram presentes no evento o prefeito Ricardo Piorino; a secretária de Educação, Luciana Ferreira; o secretário de Tecnologia, Inovação e Projeto, Rodrigo Leite; representando a empresa Altbit, Mauro Fernandes Cândido; a especialista Google for Education da Altbit, Jucineia Maria de Oliveira; o secretário adjunto de Educação, Lúcio Carmo da Silva; a diretora administrativa e financeira da Educação, Andrea Guerrero Vieira; a diretora de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, Edma Cardoso Bacelar Silva; a diretora da Escola Municipal Mario Bonotti, Elisa Duque; e a professora de mentoria, Fernanda Maria Godoy Ataide Gonçalves.
Durante a cerimônia, também foi lançado o programa de formação para docentes “Utilização de Chromebook, Ferramentas Google e Inteligência Artificial”, desenvolvido em parceria com a empresa Altbit e a Educador Formação. O representante da empresa Altbit, Mauro Fernandes Cândido ressaltou que “saber atuar com tecnologia é uma habilidade que vai muito além da sala de aula, é um diferencial que contribui para a vida profissional e pessoal dos nossos jovens”.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “Estamos preparando nossas escolas para o futuro, oferecendo recursos que apoiam o trabalho dos profissionais e estimulam nossos alunos a aprenderem com mais dinamismo e autonomia”, afirmou.
De forma simbólica, o prefeito Ricardo Piorino entregou um dos equipamentos às professoras Solange e Débora, representando toda a equipe da rede. Ele também participou da entrega em sala de aula, celebrada com entusiasmo pelos estudantes. “As crianças são o futuro e precisamos garantir que a escola seja um ambiente onde aprendam a utilizar a tecnologia com responsabilidade e criatividade”, afirmou o prefeito.
Semana Municipal destaca desafios e avanços na defesa dos direitos da criança e do adolescente
Pindamonhangaba voltou seus olhos e ouvidos para um tema essencial: a proteção e a valorização da infância e da juventude. Entre os dias 22 e 26 de setembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a Semana Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu especialistas, organizações sociais e estudantes em uma agenda de debates, reflexões e partilhas de experiências.
Instituída pela Lei nº 4.262/05, de autoria do então vereador Jânio Lerario, a Semana se consolidou como um espaço de mobilização da sociedade, lembrando que os direitos da criança e do adolescente não são apenas normas escritas, mas compromissos que precisam ser constantemente reafirmados e vividos.
A programação foi marcada por palestras que colocaram no centro da discussão alguns dos maiores desafios da atualidade. O psicólogo Dr. Laerte Luís Rosa, de Lorena, trouxe reflexões sobre a saúde mental em tempos de tecnologia, tema que ecoa no cotidiano de famílias e escolas. Com linguagem acessível, destacou a necessidade de equilíbrio entre o mundo virtual e a vida real.
Outro momento de destaque veio com o Pe. Agnaldo Soares Lima, referência histórica na defesa da infância desde a Pastoral do Menor. Ao falar sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), revisitou avanços e apontou os desafios persistentes: o ECA é uma conquista da sociedade, mas ainda exige vigilância para que saia do papel e se concretize em políticas públicas eficazes.
Além dos debates, organizações sociais que atuam diretamente com crianças e adolescentes compartilharam seus trabalhos. Projeto Jataí, Lar São Judas e Salesianos apresentaram iniciativas que comprovam como a atuação comunitária pode transformar vidas.
Na dimensão prática da garantia de direitos, o analista da Receita Federal Fernando Santos explicou como a sociedade pode contribuir para o fortalecimento do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) por meio da destinação de parte do Imposto de Renda. Um gesto simples, mas que faz toda a diferença para os projetos que cuidam de nossas crianças.
No encerramento, foi a vez dos adolescentes assumirem o protagonismo. Alunos do Conviva e do Grêmio Estudantil – Diretoria de Ensino, liderados pela supervisora Tânia e pelo coordenador Ricardo, apresentaram atividades desenvolvidas ao longo do ano sobre os direitos e deveres previstos no ECA dentro do contexto escolar. A iniciativa mostrou que a conscientização não deve ficar restrita aos adultos: é essencial que os próprios jovens reconheçam o valor e a responsabilidade de seus direitos, criando uma geração capaz de transformar o futuro.
*Olhando para o futuro*
Para o presidente do CMDCA, Rodolfo Brockhof, a Semana Municipal não foi apenas um evento, foi uma preparação para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, já agendada para 2026. “É um processo contínuo de formação e mobilização social, porque a defesa dos direitos da criança e do adolescente não pode ter intervalo”, destacou.
O evento teve apoio do Centro Social Salesiano, que cedeu suas instalações gratuitamente, e contou ainda com a colaboração da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Casa dos Conselhos, e em parceria com a Rádio 107,1 e a Ótima FM 95,5 MHz, que divulgaram o evento gratuitamente.
Acadêmicos da APL espalham o gosto pela leitura nas escolas de Pinda
A leitura tem o poder de abrir mundos, inspirar sonhos e transformar vidas. E foi exatamente isso que aconteceu em Pindamonhangaba durante a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura e à Escrita, realizada de 9 a 13 de setembro, nas escolas estaduais da cidade.
Por meio do projeto “Feito Acadêmico”, da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), escritores e professores estiveram presentes nas escolas, a convite das diretoras e responsáveis, levando atividades literárias que encantaram os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Os acadêmicos Ricardo Estevão, Juraci Faria Condé e Jucélia Batista participaram de varal de poesias, contação de histórias, palestras e rodas de conversa. Ricardo Estevam visitou as escolas EE Prof Jose Pinto Marcondes Pestana (Cidade Nova), E.E. Ismênia Monteiro de Oliveira (Andrade) e Escola Estadual Prof. Alzira Franco (Alto do Cardoso), conversando sobre seu livro “Bob Kurt” e incentivando o prazer pela leitura. Ele também agradeceu às equipes escolares pelo convite e pela acolhida: diretora Vanderleia Carvalho, coordenadora Elaine Santos (também da APL) e professora Evanilda Pereira, da Sala de Leitura, da Pinto Pestana; diretora Gislene Valadão de Melo Soares e Julia Peternelli, professora da Sala de Leitura, da Ismênia; e diretora Renée de Oliveira Franca e professora Débora Machado, da Sala de Leitura, da Alzira Franco. “Todo movimento a favor da leitura deve ser apoiado, aplaudido e expandido. Participar dessas ações é uma alegria e uma forma de aproximar os jovens da literatura”, disse Ricardo Estevão, emocionado com os encontros.
Juraci de Faria Condé e Jucélia Batista estiveram na E.E Profª Gabriella Monteiro de Athayde Marcondes (Cruz Grande) participando de atividades com os estudantes, levando conhecimento, inspiração e incentivo ao gosto pela leitura. Elas agradecem a professora Maria Luciene pelo convite e acolhida.
“Os alunos são muito receptivos e educados. O interesse deles pelo universo da escrita, inspiração, tempo que um livro leva para ser editado e, de modo especial, o momento de nossas vidas iniciamos a arte da escrita, me surpreendeu. Esses questionamentos dos estudantes do Ensino Médio revelam a existência de um trabalho pedagógico muito bem estruturado na escola em prol do livro e da leitura e de uma formação pedagógica inconteste”, destacou Juraci de Faria Condé.
Jucélia Batista comentou sobre a experiência com os alunos do Ensino Médio. “Fiquei encantada com o interesse deles! Recebi muitas perguntas sobre ilustração, ideias para livros e cursos, e aproveitei para falar sobre a importância da leitura crítica. Foi um grupo participativo, curioso e atento, incluindo uma adolescente autista que interagia com entusiasmo. Representar a APL e levar a literatura para as escolas foi muito gratificante”, afirmou.
A presidente da APL, Rhosana Dalle, celebrou a dedicação dos acadêmicos. “Embora seja uma iniciativa voluntária e individual, eles estão levando a academia para as comunidades escolares, incentivando os alunos no gosto pela leitura e mostrando que a literatura é para todos”, frisou.
Alunos da EE Mário Bulcão Giudice realizam visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente
Estudantes do 2º ano do ensino médio e do curso técnico em administração da EE Professor Mário Bulcão Giudice participaram, na quarta-feira (27), de uma visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba. A atividade teve como principal objetivo aproximar os jovens da prática administrativa, oferecendo uma visão real do funcionamento de um órgão público e de sua importância para a cidade.
A visita foi conduzida pela gestora de Projetos Ambientais, Ana Letícia Espigares Sanches, que apresentou aos estudantes os setores do parque, explicando as atividades desenvolvidas e ressaltando o papel de cada um deles para a preservação ambiental. Os alunos puderam observar como a teoria aprendida em sala de aula se conecta ao cotidiano profissional, conhecendo processos administrativos, gestão de recursos, organização de equipes e até mesmo iniciativas ambientais, como o círculo de bananeira.
O encontro também contou com a participação dos chefes de divisão Israel Alves e Marcelo Leal, além dos analistas Jonas Caçador e William Fazão Dias, que esclareceram dúvidas e compartilharam experiências.
Para o secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, a ação reforça a integração entre teoria e prática na formação dos jovens. “O contato direto com a rotina de um órgão público permite que os alunos conectem o conhecimento teórico da administração com a aplicação prática, compreendendo como cada função contribui para um objetivo maior”, destacou.
A iniciativa foi organizada pelos professores Luiz Gustavo Ramos de Mello, Oswaldo Macedo Negrão e Iris Renata Ajala de Oliveira, responsáveis pela turma. Ressaltaram a relevância da experiência para a formação profissional, destacando como a vivência ajuda a preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da administração aplicada à área ambiental.
Alunos da rede municipal são premiados em programa de educação ambiental e seguem para etapa nacional
O auditório do Parque Natural Municipal Vale do Itaim recebeu a cerimônia de premiação do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo 2025.
A iniciativa é promovida pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) em parceria com a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Educação e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
O evento reuniu estudantes das duas turmas vencedoras, sendo 21 alunos do 5º ano da EMEIEF Mário Lemos, do bairro Caieiras, zona rural do município, e 23 alunos do 4º ano da EMEIEF Guido Miné (Cecap).
Entre os trabalhos apresentados sobre o tema “Mudanças Climáticas” foi premiada uma redação vencedora, escrita por uma aluna da escola Mário Lemos, e um desenho vencedor, elaborado por uma aluna da escola Guido Miné.
As estudantes vencedoras representarão Taubaté na etapa nacional, concorrendo com produções de alunos de todo o país
Programa de Educação Ambiental Campo Limpo 2025
O PEA Campo Limpo já foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como boa prática de disseminação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), levando educação ambiental de qualidade a escolas de todo o Brasil.
O tema desse ano é “Mudanças Climáticas e a Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos”.
Além da entrega dos prêmios, a programação contou com palestras do inpEV e da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, além de um passeio educativo pela trilha da floresta, reforçando a importância da educação ambiental na preservação do meio ambiente.
O concurso e as formações do programa buscam abordar essa temática de forma a envolver e transformar educadores e alunos, incentivando a vivência intergeracional e a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos para um futuro mais sustentável.
Estudante de Medicina do UniFUNVIC recebe Honra ao Mérito na Câmara Municipal
Larissa Karla Batista Rosa é reconhecida como a única pindamonhangabense contemplada com bolsa integral do Prouni para cursar Medicina no UniFUNVIC.
A educação transforma vidas e constrói histórias inspiradoras. E foi justamente esse exemplo que ganhou destaque durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, com a homenagem à acadêmica Larissa Karla Batista Rosa, estudante do curso de Medicina do UniFUNVIC.
Atendendo ao Requerimento nº 849/2025, de autoria do vereador Carlos Moura – Magrão, a jovem recebeu o Diploma de Honra ao Mérito por ter conquistado 100% de bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), garantindo sua vaga no concorrido curso de Medicina do UniFUNVIC. Larissa é a única estudante de Pindamonhangaba a alcançar esse feito na atual edição do programa.
O vereador Magrão destacou, em seu pronunciamento, a importância do curso de Medicina do UniFUNVIC para a cidade e para toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, ressaltando que a presença da universidade contribui diretamente para a formação de profissionais qualificados e para o fortalecimento da saúde regional. Ele também enalteceu a dedicação e o empenho de Larissa, além do apoio incondicional de sua família.
O reitor do UniFUNVIC, professor Luís Otávio Palhari, esteve presente à sessão e, ao se pronunciar no plenário, parabenizou Larissa pela conquista e agradeceu ao vereador pela iniciativa da homenagem.
> “Exemplos como o da estudante Larissa, de dedicação e perseverança, merecem ser reconhecidos e divulgados como inspiração para outras pessoas”, afirmou.
O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, beneficiando milhares de estudantes em todo o país. Para Larissa, essa oportunidade representa não apenas a realização de um sonho pessoal, mas também a possibilidade de, no futuro, contribuir com a saúde e o bem-estar da população de sua cidade e região.
A trajetória da estudante demonstra que, com esforço, fé e apoio familiar, é possível transformar realidades. Para o UniFUNVIC, conquistas como essa reforçam o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e com a missão de ampliar o acesso à educação de qualidade.
Compartilhe esta história e ajude a inspirar mais jovens a acreditarem que o sonho da graduação é possível.
Nova CMEI Tabaú “Profª Andrea Cristina de Souza Bissoli” inicia aulas com grande adesão e alegria*
Na manhã desta segunda-feira (11), o início das aulas na nova unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tabaú, batizada com o nome da professora Andrea Cristina de Souza Bissoli foi especial. A diretora Mariângela Rodrigues, juntamente com professores, funcionários, representantes da Secretaria de Educação e o prefeito Ricardo Piorino, receberam os alunos e suas famílias para celebrar o início de um importante capítulo na educação infantil do município. A participação do prefeito faz parte da série de visitas às unidades escolares municipais.
Localizado no bairro Tabaú, o CMEI Profª Andrea já conta com muitas matrículas confirmadas, o que demonstra a confiança da comunidade no trabalho desenvolvido pela unidade. A creche oferece atendimento para crianças das turmas Infantil I e II (2 e 3 anos), nos períodos parcial (manhã e tarde) e integral, e ainda há vagas remanescentes disponíveis.
A unidade conta com uma infraestrutura moderna e adequada às necessidades do desenvolvimento integral das crianças. A equipe pedagógica, qualificada e dedicada, proporciona um ambiente seguro e acolhedor para as famílias e seus pequenos.
O prefeito Ricardo Piorino destacou a importância da nova CMEI para a região. “Ver o sorriso no rosto das crianças e a alegria das famílias neste novo espaço é a maior recompensa para todos que trabalham pela educação em nossa cidade. O CMEI Profª Andrea foi criado com o compromisso de oferecer um ambiente acolhedor e de qualidade, fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças e para o futuro de Pindamonhangaba”, afirmou.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, ressaltou a relevância da nova creche para a comunidade. “O CMEI Profª Andrea representa um avanço significativo na oferta de vagas para a educação infantil. Nosso compromisso é garantir que todas as crianças tenham acesso a um ambiente educativo de qualidade, que favoreça seu desenvolvimento pleno. Convidamos as famílias a aproveitarem as vagas ainda disponíveis e confiarem no trabalho que nossa equipe realiza com dedicação e amor”, destacou.
As famílias interessadas em realizar matrícula ou solicitar transferência para a nova unidade podem fazer a solicitação presencialmente na secretaria polo centro (para transferências) ou pelo portal da Prefeitura, no endereço https://www.educapinda.net.br/ (para novas inscrições). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-1562 / 3644-1563 ou presencialmente na Rua General Júlio Salgado, 996, bairro Tabaú.
Biblioteca Vila São Benedito promove atividade de férias com temática mágica
A Biblioteca Maria do Carmo dos Santos Gomes realizou, na última sexta-feira (18), a primeira ação de sua programação especial de férias de julho. Com o tema “Dia Mágico”, a atividade foi voltada para crianças de 6 a 12 anos e marcou o início de uma série de eventos que integram as ações culturais do mês, em comemoração aos 320 anos de Pindamonhangaba.
A ação foi inspirada no universo do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, promovendo um momento de imaginação e criatividade. Durante a tarde, as crianças participaram de um mini-jogo interativo para descobrirem a qual casa da Escola de Magia de Hogwarts pertenciam, e deram asas à imaginação ao desenhar suas próprias versões de feiticeiro.
A condução da atividade foi realizada por Ana Luiza, da Secretaria de Comunicação e Eventos, que propôs uma abordagem recreativa para estimular a fantasia, o gosto pela leitura e o envolvimento com narrativas ficcionais.
De acordo com a bibliotecária responsável, Anna Claudia, o retorno das crianças foi positivo. “Momentos como esse ajudam a despertar nas crianças o prazer pela leitura e a vontade de frequentar a biblioteca. Nosso objetivo é que elas se sintam acolhidas e motivadas a explorar o universo dos livros desde cedo”, afirmou.
A programação da biblioteca segue ao longo do mês de julho com novas atividades para o público infatojuvenil. A Biblioteca Maria do Carmo dos Santos Gomes está localizada na Rua Guilherme Nicoleti, 1169, na Vila São Benedito, e a entrada é gratuita.
Projeto incentiva educação turística nas escolas municipais de Pindamonhangaba
A Prefeitura de Pindamonhangaba está promovendo a educação turística nas escolas da rede municipal por meio do projeto “Aprendendo ‘Sim’ com o Turismo”. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, e tem como objetivo despertar o sentimento de pertencimento dos alunos, além de apresentar o turismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.
O projeto utiliza os atrativos turísticos locais como instrumento pedagógico, reforçando a importância da história, cultura, patrimônios tombados e curiosidades da cidade. Os alunos são acompanhados por profissionais do Departamento de Turismo, que realizam palestras em sala de aula com o apoio de recursos visuais, livros e materiais gráficos.
Em uma das atividades desenvolvidas, os alunos puderam vivenciar um passeio pedagógico marcante. O roteiro incluiu o deck da entrada da cidade, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, e o Bosque da Princesa. As crianças demonstraram entusiasmo e curiosidade ao explorarem os espaços.
A execução do projeto, coordenada pelo diretor de Turismo, Fábio Vieira, conta com o envolvimento direto e dedicado da equipe do Departamento de Turismo, formada por Miriam, Mabel, Rosana, Adriano, Edson, Thaise e o estagiário Kauan.
“Nosso objetivo é mostrar às crianças que Pindamonhangaba tem uma riqueza histórica e cultural que merece ser conhecida e valorizada. O turismo começa com o olhar de quem vive aqui”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, João Biro.
“Acreditamos que a escola também é espaço para despertar nos alunos o amor pela cidade onde vivem. Com o turismo educativo, unimos conhecimento, identidade e pertencimento em uma experiência que vai além da sala de aula”, destacou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
Mais do que um passeio, o projeto proporciona conhecimento, reforça a identidade local e amplia horizontes, conectando os alunos à cidade em que vivem. As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo e agendar a atividade.