Esportes
Estudantes conhecem o tênis de mesa profissional em nova edição da Caravana Esportiva
A Prefeitura de Taubaté realizou mais uma edição da Caravana Esportiva, que leva vivências no esporte de alto rendimento a escolas e comunidades da cidade. O evento ocorreu na escola estadual Monteiro Lobato, no Jardim Maria Augusta, e teve como destaque a modalidade de tênis de mesa.
Alunos da unidade participaram de atividades conduzidas por professores, técnicos e atletas da equipe de competições, que conta com o apoio do Fadat (Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté). Durante a visita, os estudantes puderam conhecer aspectos do esporte profissional e praticar fundamentos do tênis de mesa com os atletas.
Desde o início do ano, a Caravana passou por diferentes escolas da rede pública. Entre as ações realizadas, estão vivências em ginástica artística e rítmica, na escola Dr. Quirino, na Estiva; futsal, nas escolas Prof. Gentil de Camargo e Lafayette, no Parque Três Marias e São Gonçalo; além de uma edição especial durante o Dia do Desafio, em maio, com alunos da escola Félix Guisard, no Parque Planalto, com a equipe do Taubaté Handebol.
As atividades da Caravana ocorrem em escolas, centros comunitários e espaços públicos, com foco em regiões com menor acesso ao esporte. Cada edição tem duração média de uma hora e meia e inclui apresentação do evento, interação com atletas e técnicos, prática esportiva e orientação sobre os projetos esportivos permanentes do município.
Programa Geração Atleta
A Caravana Esportiva é uma iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Taubaté. O evento faz parte do Programa Geração Atleta, que visa promover o desenvolvimento social por meio do esporte, estimulando valores éticos e cidadãos, além de aspectos técnicos e táticos das modalidades envolvidas.
Festival de Ginástica Artística reúne cerca de 250 crianças em Pinda
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou, neste domingo (15), o Festival de Avaliação das Escola de Esportes de Ginástica Artística, um dos eventos mais aguardados do calendário da modalidade na cidade. O festival contou com a participação de aproximadamente 250 crianças, distribuídas em 16 turmas de iniciação, que apresentaram ao público suas habilidades nas provas de solo e salto.
O evento reuniu pais, familiares e a comunidade em um ambiente de incentivo, superação e celebração dos avanços individuais e coletivos. O festival tem um caráter pedagógico e avaliativo, servindo como um importante termômetro para que professores e treinadores avaliem o desenvolvimento técnico dos alunos, observando desempenho motor, disciplina e potencial esportivo.
“O Festival de Avaliação é uma grande celebração da evolução de cada criança. É um momento em que elas mostram, com alegria e confiança, tudo o que aprenderam ao longo do ano. Também é uma oportunidade para os familiares acompanharem de perto esse crescimento e para os professores planejarem os próximos passos na formação esportiva de cada aluno”, destacou a técnica da equipe feminina, Elisangela Oliveira.
“Eventos como esse reforçam nosso compromisso com o esporte de base e com a formação integral dos nossos jovens. O Festival de Avaliação é um exemplo de como o esporte pode ser uma ferramenta de transformação social”, ressaltou o secretário de Esportes e Lazer, Alcides Barbosa Júnior ‘Ju’.
Taubaté terá edição do Festival Paralímpico e já está com inscrições abertas
Taubaté foi confirmada como uma das cidades-sede do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025, promovido pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). O evento será realizado no próximo sábado (14), das 8h às 12h, no Complexo Esportivo da CTI, com atividades voltadas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com e sem deficiência.
O município se une a outras 124 localidades de todos os estados brasileiros que realizarão o festival de forma simultânea. A iniciativa tem como objetivo apresentar, de maneira lúdica, modalidades paralímpicas, promovendo a inclusão, ampliando o acesso ao esporte adaptado e contribuindo para a formação de uma sociedade mais diversa e acolhedora.
Em Taubaté, serão três modalidades no festival: a bocha, atletismo e o vôlei sentado. O evento será coordenado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, que organizará uma recepção especial e fará a entrega de camisetas aos participantes. A orientação é que todos cheguem com antecedência.
As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Interessados devem se inscrever pelo formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMLa4m_7nsvdRLjCLArubkuZlXCf4iAPsvhdfKPPLM_wix5A/viewform. O Complexo Esportivo da CTI está localizado na Rua Edmundo Morewood, 331 – Estiva.
Festival Paralímpico
Patrocinado pelas Loterias Caixa, o Festival terá duas edições em 2025, assim como nos anos anteriores. A segunda está programada para 20 de setembro, véspera do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Em 2024, mais de 44 mil crianças participaram das duas edições do evento, realizadas em 120 núcleos por todo o país. Desde sua criação, em 2018, a iniciativa tem gerado impacto positivo na vida de milhares de jovens, suas famílias, professores e gestores públicos.
Atletas de Taubaté representam o Brasil na Copa do Mundo de BMX Freestyle, na França
Atletas de Taubaté estão em disputa na Copa do Mundo de BMX Freestyle, que acontece até domingo, 1º de junho na cidade de Montpellier, na França. A competição integra o FISE (Festival Internacional de Esportes Extremos), maior evento de esportes radicais do mundo, que reúne os principais nomes da modalidade.
Com organização contando com a UCI (União Ciclística Internacional), o evento atrai atletas da elite mundial do BMX Freestyle e é considerado uma das mais prestigiadas competições do circuito internacional.
Representando Taubaté e o Brasil estão os atletas da categoria Elite Masculina Gustavo “Balaloka”, Cauan Madona e Felipe Manerim, além da atleta Carolis Bittencourte, na Elite Feminina. Os quatro já estão na França para disputar a competição desde o dia 27.
A participação dos atletas reflete um trabalho contínuo de incentivo ao esporte promovido pela Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida e do Fadat (Fundo de Apoio ao Desporto Amador de Taubaté).
A etapa é transmitida ao vivo pelas redes sociais do FISE e pelas plataformas oficiais da UCI.
JOMI 2025: Pinda conquista medalha na dança e avança às semifinais do vôlei adaptado
Pindamonhangaba segue se destacando no 27° Jogos da Melhor Idade (JOMI). Nesta edição, os jogos estão sendo distribuídos entre diferentes cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sem uma sede única, como ocorreu em anos anteriores. Pindamonhangaba é uma das cidades-sede e está responsável por receber quatro modalidades, entre elas, a dança de salão e o vôlei adaptado.
Entre os dias 23 e 25 de maio, os atletas do município demonstraram talento, dedicação e espírito esportivo nas competições realizadas nos centros esportivos da cidade como João do Pulo e Juca Moreira, na Quadra Coberta, e no Clube Paineiras.
Na sexta-feira (23), no Clube Paineiras, o casal Benedito Barbosa e Maria Helena conquistou o 1º lugar na categoria B da Dança de Salão, elevando o nome da cidade com uma apresentação marcante e emocionante.
No sábado (24), o vôlei feminino B estreou com vitória sobre Franco da Rocha por 2 a 0, mas foi superado por Guarulhos pelo mesmo placar. Já o vôlei feminino A venceu as duas partidas do dia, 2x0 sobre Taubaté e 2x0 contra Suzano, garantindo vaga na semifinal. Agora, o vôlei masculino A manteve bom desempenho, no domingo (25), vencendo Ubatuba e Ilhabela por 2 a 0, e o vôlei masculino B também superou Guarulhos por 2x0 e avançou à semifinal.
Em Suzano, na segunda-feira (27), na modalidade de natação também trouxe alegria à delegação pindamonhangebense. Dona Maria José, com seus 92 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria G, esbanjando estilo e simpatia na piscina. No resultado geral, Pindamonhangaba ficou em 5° lugar na categoria feminina e em 4° lugar no masculino.
A programação do JOMI segue nesta semana: atletismo, tênis e tênis de mesa na terça (28), em Suzano, e em Pindamonhangaba, a modalidade de coreografia, no sábado (31).
“O JOMI é muito mais do que uma competição esportiva. É um espaço de convivência, superação e celebração da vida. Nossos atletas são exemplo de garra e inspiração para toda a cidade”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Alcides Barbosa Júnior ‘Ju’.
Pinda abre inscrições para Corrida João do Pulo
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vai abrir na segunda-feira (12) as inscrições para a 1°Etapa do Circuito de Corrida de Rua, que irá homenagear João do Pulo. As inscrições serão feitas de forma presencial, a partir das 8 horas, no CE João do Pulo, e são limitadas.
A prova acontecerá no dia 25 de maio, no Parque da Cidade, com largada principal às 7h30.
As vagas são limitadas, e por isso a organização reforça a importância de garantir a inscrição o quanto antes. Para participar, basta apresentar um documento oficial com foto no momento da inscrição. Quem puder, poderá doar um litro de óleo de cozinha, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
O Circuito de Corrida de Rua é uma excelente oportunidade para os atletas amadores e profissionais de demonstrarem seu potencial, além de promover a saúde e o bem-estar da população. Os participantes poderão competir em diversas categorias, de acordo com sua faixa etária e nível de desempenho.
2ª edição do Tanaka Open reúne mais de 150 atletas no João do Pulo
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou no último domingo (27), a 2ª edição do Tanaka Open, no Centro Esportivo João do Pulo. O torneio reuniu mais de 150 atletas de diversas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, consolidando-se como destaque regional do tênis de mesa.
As disputas aconteceram ao longo do dia, com participação de atletas de diferentes faixas etárias e níveis técnicos, promovendo integração, espírito esportivo e oportunidades reais de desenvolvimento.
O Tanaka Open tem se mostrado um espaço de convivência e valorização da modalidade, movimentando a comunidade esportiva local e revelando novos talentos. Um dos grandes destaques do evento foi Mailton Marcos Ribeiro Milani Junior, de Pindamonhangaba, que atuou como gestor no World Para Challenger, competição internacional da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), em São Paulo, e marcou um feito inédito para a cidade. “Foi uma experiência transformadora. Ver o esporte em alto nível me motiva ainda mais a contribuir com o crescimento da modalidade em Pinda”, disse Mailton.
O evento também reforçou o papel do esporte como ferramenta de inclusão e formação pessoal. Com apoio de treinadores, voluntários e familiares, o torneio criou um ambiente acolhedor e inspirador, especialmente para os jovens atletas. “A estrutura e organização foram fundamentais. É bonito ver como a cidade tem abraçado o tênis de mesa”, afirmou o técnico de Ubatuba, Luciano Aliendi.
Secretaria de Esportes promove atividades inclusivas na Estação Cidadania
A Secretaria de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba, em parceria com a Estação Cidadania, está com vagas abertas para oficinas de Basquete Adaptado, voltado para idosos e pessoas com deficiência (PCD) e Tênis de Mesa, que é uma atividade livre para todas as idades.
A iniciativa reforça o compromisso com o esporte acessível e inclusivo.
A Estação Cidadania está localizada na Av. das Orquídeas, 647-735, Res. Vale das Acacias. As vagas são limitadas, para garantir a participação ou obter mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3637-1715.
Pinda realiza neste sábado o 3º Festival de Natação “Prof. Luis Carlos Lúcio” com entrada gratuita
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, irá promover o 3º Festival de Natação “Prof. Luis Carlos Lúcio”, que será realizado neste sábado, dia 26 de abril, a partir das 8h30, na piscina do Centro Esportivo João Carlos de Oliveira (João do Pulo), que terá entrada franca.
O evento tem como objetivo promover a integração entre os alunos dos polos esportivos dos bairros Araretama, Cidade Nova, João do Pulo e Zito, que estão nos pré-treinos da modalidade, e dar início à vivência na natação competitiva. As provas ocorrerão nas modalidades crawl e costas, com categorias que vão do pré-mirim ao petiz, reunindo cerca de 120 alunos que evoluíram das turmas de escolinha para os treinos avançados do Projeto Natação Pinda.
O festival homenageia o ex-treinador Prof. Luis Carlos Lúcio, reconhecido por seu trabalho dedicado e pelos grandes resultados conquistados para a natação da cidade. Seu legado permanece vivo e inspira novas gerações de atletas em Pindamonhangaba.
Pinda Ferroviária Feminino jogo amistoso
Em mais um jogo preparatório time feminino enfrentou a Portuguesa.
Jogo foi muito duro, cheio de faltas, time da Portuguesa muito aguerrido, com uma intensidade muito forte, Pinda conseguiu controlar boa parte da partida, porém em um descuido sofreram o primeiro gol 1x0, com placar adverso as guerreiras do Pinda acordaram foram obrigadas a se abrir e a arriscar mais em buscar do ataque, em uma falta bola alçada pra área, Letícia Borges fez de cabeça o gol de empate 1x1, o segundo gol veio numa cobrança de escanteio Helen Souto fez de cabeça 2x1 e nos acréscimos a Portuguesa foi para tudo ou nada e contra ataque com a Letícia Borges novamente selou a vitória 3x1.
O time de Pinda ainda segue se preparando e buscando fazer mais amistosos e com os treinos, para abertura do Campeonato Brasileiro A3 que começa dia 27 de abril.
Elenco atual do Pinda Ferroviária e formado pelas atletas, Agnes, Bianca, Bruna Angelica, Bruna Barbosa, Evelly, Evelyn (Goleira), Helen Souto, Isadora, Jeniffer, Julia, Kailane (Goleria), Kemellun, Leticia, Ana Flavia, Marcelle, Monique, Raquel, Tainara, Emelly e Ana, a comissão técnica: Marcio, Bruno, Marcos, Alexandre, Gabriel, Aidan e Debson.
Segundo o presidente do time Rodrigo Monteiro “esse amistoso contra outros times é extremamente importante para a nossa preparação. Sabemos da força dos adversários e, por isso mesmo, saímos de campo com uma avaliação muito positiva. A vitória nos dá confiança, mas acima de tudo, reforça que estamos no caminho certo em termos de estratégia, intensidade e comprometimento. Encontros como esse nos desafiam e elevam o nível do nosso jogo. Seguimos com humildade, mas com muita determinação para representar bem o futebol feminino de nossa cidade e buscar nossos objetivos.”
"Nossa Secretaria de Esportes vem dando total apoio para que o futebol feminino continue brilhando e melhorando cada vez mais sua performance em competições de alto nível, como a estreia no A3 do Brasileirão Feminino que começa ainda neste mês. Desejamos uma temporada de muito sucesso", afirmou o prefeito Ricardo Piorino.