Pesquisa revela piora do estilo de vida do brasileiro na pandemia

Maior tempo de tela e menos atividade física: o estilo de vida do brasileiro piorou durante a pandemia, mostra pesquisa de universidades federais mineiras. O estudo foi iniciado cinco meses após o início das medidas de distanciamento social. 

Os resultados da primeira etapa foram publicados em artigo nas revistas Public Health Nutrition e na Frontiers in Nutrition. A pesquisa foi realizada em conjunto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelas universidades federais de Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV). 

Em relação às refeições, diminuiu a frequência de realização de café da manhã, lanche e almoço, por outro lado, aumentou a realização de lanches noturnos e outras refeições além das tradicionais. Os hábitos alimentares também pioraram, com aumento de consumo de pães, farináceos, refeições instantâneas e fast food. O consumo de frutas e vegetais, por sua vez, caiu.

Sobre o estilo de vida, houve mudança no consumo mais frequente de bebida alcoólica, aumento na frequência no hábito de fumar, e no tempo de utilização de telas e dispositivos. Antes da pandemia, os participantes da pesquisa relataram média diária de seis horas e meia de exposição. Durante a pandemia, esse número subiu para dez horas por dia.

Por outro lado, houve redução da prática de atividade física. Os voluntários que responderam ao questionário informaram praticar em torno de 120 minutos por semana no período pré-pandemia e o índice caiu para 80 minutos por semana com as restrições para evitar a circulação do novo coronavírus. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma prática semanal de 150 a 300 minutos.

Para o estudo, foram aplicados questionários online entre agosto e setembro de 2020. Os dados reúnem respostas de 1.368 pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 18 anos. Quase 90% são da região Sudeste e 80% são mulheres. Entre os respondentes, 97% disseram estar cumprindo as medidas de distanciamento social.

A segunda etapa da pesquisa envolve a análise de variáveis de comportamento alimentar, ganho de peso e prática de exercício físico durante a pandemia. De acordo com os pesquisadores, esta fase está em andamento e inclui a reaplicação do questionário após 10 meses.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Pinda promove curso para atualização técnica de médicos de urgência e emergência

Pinda promove curso para atualização técnica de médicos de urgência e emergência

A prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Curso de Atualização Médica no Manejo Clínico da Covid-19. Foram 8 horas de estudo, tendo à frente o palestrante Renato Miranda Lima, especialista em pneumologia pela SBPT, professor pós-graduado em UTI – Hospital Alberto Einstein.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, a atualização de conhecimentos é essencial para o melhor atendimento aos munícipes. “Nos tempos atuais, considerando que o objetivo é garantir uma assistência segura e de qualidade aos pacientes, ao mesmo tempo em que se impede a continuidade da transmissão do vírus, vemos como necessária a atualização dos profissionais que atuam na Coordenação da linha de frente dos Serviços de Urgência e Emergência para a orientação técnica mais atualizada com relação à resposta à COVID-19, desta forma buscamos a capacitação, formação e treinamento destes profissionais para que após se tornem multiplicadores deste manejo junto as diversas unidades de urgência e emergência”, afirmou.

Os objetivos da formação foram: atualizar os serviços de saúde com base nas evidências técnicas e científicas sobre o tema; orientar os profissionais Coordenadores de Urgência e Emergência da saúde municipal quanto ao manejo clínico da infecção humana pelo novo coronavírus; e apresentar os fluxos de manejo clínico e operacional da Covid-19 com ênfase nos serviços de atenção especializada (urgência e emergência hospitalar e não hospitalar).

Vacinação em Taubaté segue priorizando idosos entre 63 e 66 anos

Vacinação em Taubaté segue priorizando idosos entre 63 e 66 anos

A cidade de Taubaté segue vacinando na próxima segunda-feira dia 3, o público de 63 a 66 anos contra a Covid-19. A campanha também segue imunizando com a segunda dose o público de 68 anos e trabalhadores da saúde.

Segundo a Prefeitura, para esses públicos, o imunizante da AstraZeneca estará disponível no Pamo da Estiva e em cinco UBS Mais, sendo: Gurilândia, Aeroporto, Fazendinha, Chácaras Reunidas Brasil e Mourisco. Além da ESF Continental.

Os idosos devem lembrar de levar impresso e preenchido o formulário disponível no site www.vacinaja.sp.gov.br.

Idosos de 68 anos, que receberam a primeira dose de Coronavac, podem ser atendidos, desde que na data mencionada no cartão de vacinação, nos Pamos Baronesa, Bonfim, São Carlos e Bosque da Saúde.

Trabalhadores da educação, com idades acima de 47 anos, ainda podem se vacinar na UBS Mais Independência.

A Campanha de Vacinação contra Covid-19 acontece das 8h às 15h30 nas unidades mencionadas acima.

Taubaté recebe novas doses e confirma início da vacinação para idosos de 75 e 76 anos

Taubaté recebe novas doses e confirma início da vacinação para idosos de 75 e 76 anos

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté inicia na próxima segunda-feira, dia 15 de março, a vacinação para idosos de 75 e 76 anos. O atendimento para esse público será das 8h às 15h30.

Em sistema de drive-thru, o público dessa faixa etária pode ir ao Sedes (600 doses), ao Sindicato Rural (600 doses) e à quadra coberta no bairro da Estiva (600 doses). Além desses locais, as salas de vacinas dos Pamos Bonfim (300 doses), São Pedro (300 doses) e São Carlos (300 doses), além da UBS Mais Aeroporto (250 doses) estarão prontas para a aplicação da primeira dose de Coronavac em uma população estimada em 2.950 pessoas.

Segundo a Prefeitura, o município recebeu doses suficientes para a imunização desse público. Nos locais de vacinação serão distribuídas senhas para que a população saiba a quantidade de doses disponíveis em cada posto. A segunda dose deve ser aplicada em até 28 dias depois da primeira e está garantida pelo Estado.

A Secretaria de Mobilidade Urbana foi acionada para auxiliar o fluxo de carros dos locais de vacinação.

Para os idosos de 77 a 79 anos e de 80 a 84 anos, que ainda não tomaram a primeira dose a orientação, é buscar o imunizante na UBS Mais Fazendinha.

Em relação a segunda dose para idosos acima de 85 anos e para profissionais da rede particular de saúde, as doses continuam disponíveis em sistema drive-thru na Avenida do Povo.

Taubaté tem expectativa de iniciar a vacinação de idosos, de 72 a 74 anos de idade, a partir de 22 de março. O objetivo é seguir o cronograma estadual, desde que novas doses sejam enviadas para o atendimento a esse público.

Pinda cumpre trâmites para aquisição de vacinas contra covid-19 junto a consórcio

Pinda cumpre trâmites para aquisição de vacinas contra covid-19 junto a consórcio

Pindamonhangaba prossegue os trâmites para viabilizar aquisição de vacinas contra covid-19 junto ao consórcio de município formado recentemente. A participação no consórcio foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores dia 11 de março, em resposta à solicitação do prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues.

O pedido tem como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida em fevereiro, permitindo que estados, Distrito Federal e municípios possam comprar e fornecer à população vacinas contra a Covid-19.

A autorização para a aquisição de imunizantes foi admitida nos casos de descumprimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também cabe para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em até 72 horas para o uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.

Nesse sentido, o Senado Federal aprovou, ainda em fevereiro, o Projeto de Lei 534/2021, que se ampara na decisão do STF e especifica as hipóteses de aquisição, ao prever que Estados, DF e municípios poderão comprar vacinas, em caráter suplementar, com recursos federais.

A aprovação também permite, além da aquisição de vacinas, outras finalidades de interesse público relativas à compra de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. Assim, também fica autorizada a abertura de dotação orçamentária própria para estes fins, podendo ser suplementada em caso de necessidade.
O prefeito Isael Domingues agradeceu a Câmara de Vereadores por entender a urgência da situação e prontamente aprovar a iniciativa. “É um momento muito delicado e precisamos nos mobilizar para garantir a proteção contra o vírus e, consequentemente, a saúde da população. Estamos empenhados nessa verdadeira guerra contra Covid-19 e não vamos medir esforços para fazermos o que for preciso para assegurar o direito à vida das pessoas”.

UTI Covid atinge 97% de ocupação em Taubaté nesta segunda-feira

UTI Covid atinge 97% de ocupação em Taubaté nesta segunda-feira

A cidade de Taubaté voltou a ligar o sinal de alerta por conta da pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (8), a ocupação de leitos de UTI HMUT/UPA Central chegou a 97%. São 94 pacientes internados, entre casos confirmados e suspeitos da doença.

Nos últimos três dias, foram registrados 304 casos positivos de Covid-19, fazendo o número total de confirmações chegar a 20.094, com 18.467 pacientes recuperados e 321 mortes.

A cidade tem ainda 344 casos em análise e 10 mortes suspeitas de ter o novo coronavírus como causa. A taxa de ocupação de leitos de enfermaria HMUT/UPA Central está em 57%.

O “termômetro virtual” segue com a cor laranja, indicando risco médio/alto. Além da taxa de ocupação de leitos de UTI HMUT/UPA Central, aparece com a cor vermelha a taxa de isolamento social, que foi medida em 45% no último domingo (7). A variação diária de novos casos foi de 0,47% e recebeu a cor verde nesta segunda-feira (8).

Vacinação contra Covid será retomada nesta segunda-feira em Taubaté

Vacinação contra Covid será retomada nesta segunda-feira em Taubaté

A Prefeitura de Taubaté recebeu mais 2.260 doses para dar continuidade à campanha de vacinação contra Covid-19. A imunização continua na próxima segunda-feira, dia 8 de março.

As doses de Coronavac, enviadas pela Estado, serão destinadas a continuação da vacinação em idosos de 80 a 84 anos que, devem buscar a imunização das 8h às 15h30, nos seguintes locais: drive-thru na quadra coberta do bairro Estiva e nas UBS’s Mais Fazendinha e Mourisco

Os idosos de 77 a 79 anos também seguem sendo vacinados, com a aplicação da 1ª dose, no driv-thru do Sindicato Rural e nos Pamos São Pedro, São Carlos e Bonfim. Na Avenida do Povo, o sistema drive-thru continua para a aplicação da segunda dose para profissionais de saúde da rede particular e idosos com mais de 90 anos de idade.

Importante que a população tenha paciência e aguarde a chegada de novas doses. Todo o planejamento da Vigilância Epidemiológica de Taubaté se baseia no recebimento das vacinas pelo Governo do Estado e é necessário manter hábitos como, o uso de máscaras, a lavagem das mãos, uso de álcool gel e o distanciamento social. Quem puder, permaneça em casa.

Mulher de 47 é nova vítima da Covid em Taubaté

Mulher de 47 é nova vítima da Covid em Taubaté

A cidade de Taubaté registrou nesta sexta-feira (5), mais uma morte pelo novo coronavírus. A vítima é uma mulher de 47 anos, moradora do Sete Voltas, portadora de doença cardíaca crônica e diabetes, que estava internada em hospital da rede pública.

O município ainda confirmou 138 casos positivos, elevando o total de confirmações para 19.790, com 18.179 pacientes recuperados e 321 pacientes recuperados.

Segundo o boletim epidemiológico, Taubaté tem ainda 344 casos em análise e cinco óbitos suspeitos de terem a doença como causa. São 83 os pacientes recuperados e a taxa de ocupação de leitos de enfermaria HMUT/UPA Central está em 57%.

O “termômetro virtual” segue na cor laranja, indicando risco médio/alto. A taxa de ocupação de leitos de UTI HMUT/UPA Central subiu para 84% e recebeu a cor vermelha, assim como a taxa de isolamento social, que foi medida em 37% na última quinta-feira (4). A variação diária de novos casos foi de 0,72% e recebeu a cor verde.

.

Vacinas contra Covid para público de 77 a 79 anos acabam em Taubaté

Vacinas contra Covid para público de 77 a 79 anos acabam em Taubaté

A Prefeitura de Taubaté informou ainda na tarde desta terça-feira dia 2, que foram esgotadas as vacinas contra a Covid-19, destinadas para o público idoso de 77 a 79 anos.

Na mesma nota, a Secretaria de Saúde lamenta fatos ocorridos na última manhã, quando um número muito grande de pessoas buscou os postos de vacinação. A administração municipal pediu desculpas pelos atrasos e transtornos causados no trânsito.

Já nas redes sociais, a Prefeitura de Taubaté informou que nesta quarta-feira (3), a vacinação segue para os idosos de 80 a 84 anos, na UBS Mais Mourisco (tem 50 doses), UBS Aeroporto (30 doses) e quadra coberta da Estiva drive thru (350 doses); para os idosos de 90 anos, no sistema drive-thru na Avenida do Povo (1.200 doses); e para os profissionais da saúde privada, também na Avenida do Povo (470 doses).

Go to top