Dia do Psicólogo

Hoje celebramos aqueles que dedicam sua vida a ouvir, compreender e cuidar da saúde mental.

No Dia do Psicólogo, nosso reconhecimento e gratidão a todos os profissionais que, com empatia e sabedoria, ajudam a transformar vidas. 

Parabéns pelo seu dia!

Serviço 'Casa da Mulher' atende vítimas de violência doméstica e seus filhos em Taubaté

Serviço 'Casa da Mulher' atende vítimas de violência doméstica e seus filhos em Taubaté

A Casa da Mulher, serviço da Prefeitura de Taubaté destinado ao acolhimento emergencial de mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos, registrou, desde janeiro de 2025, o atendimento de 16 mulheres e 22 crianças. O equipamento acolhe vítimas que não possuem rede de apoio e se encontram sob risco iminente, garantindo proteção e apoio psicossocial. Neste mês, a campanha 'Agosto Lilás' luta pelo fim da violência contra a mulher. O serviço é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

No momento, o serviço abriga duas mulheres e quatro crianças. Em casos considerados de maior gravidade, como quando agressores possuem envolvimento em crimes graves, algumas vítimas foram encaminhadas ao Provita (Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas). A articulação entre a Prefeitura de Taubaté e o Provita teve início em fevereiro de 2025, ampliando as possibilidades de proteção às vítimas.

Os dados mostram que dez dessas mulheres conseguiram superar o ciclo de violência e retomaram suas atividades profissionais. Ao todo, 17 foram incluídas no Auxílio Aluguel para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, benefício no valor de R$ 600,00, viabilizado a partir da adesão de Taubaté ao programa do Governo do Estado de São Paulo. O benefício é destinado a mulheres com medida protetiva expedida pela Justiça, residentes no estado, em situação de vulnerabilidade e que, até a separação, tivessem renda de até dois salários mínimos.

A Casa da Mulher mantém endereço sigiloso, por questões de segurança, e dispõe de 20 vagas, oferecendo acompanhamento integral por equipe técnica psicossocial, responsável por garantir o acesso a direitos e articular estratégias para superação da violência.

O acesso ao serviço é realizado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, nas unidades da Rua Urbano Figueira, 107 e Praça Monsenhor Silva Barros, 101, ambas no Centro. Também é possível o encaminhamento via Delegacia da Mulher, localizada na Alameda Investigador José Leôncio Ramos, s/nº, no Jardim Eulália, com atendimento inclusive aos finais de semana.

(Foto: GovernoSP)

Base do SAMU de Pinda terá nova sede a partir de sexta-feira

Base do SAMU de Pinda terá nova sede a partir de sexta-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai apresentar a nova sede da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na sexta-feira (22), às 8h30. A nova sede fica na Rua Dona Carmelita Gama Romeiro, paralelo ao CIAF/Saúde da Mulher.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Abreu, a nova sede atende melhor as necessidades dos colaboradores do SAMU, especialmente nos momentos em que eles não estão em ocorrências. “Temos um ambiente maior, com mais salas e área de expurgo próprio, com ambiente específico para desinfecção de materiais de uso nas ocorrências, além de escritório para atividades administrativas, ambientes maiores, cozinha, e outros”.

Ela agradeceu ao Corpo de Bombeiros pelos anos que estiveram juntos, no mesmo espaço físico, na Avenida São João Bosco, no Santana, e por todo trabalho e em conjunto.

Sobre o SAMU

Atualmente 25 pessoas trabalham no SAMU de Pindamonhangaba, entre setor administrativo, coordenadores, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem e médico.

A unidade de Pindamonhangaba possui três ambulâncias, sendo duas ativas (uma básica e uma avançada), além de uma reserva.

A Base do SAMU de Moreira César contempla uma ambulância básica e continua sendo na UPA de Moreira César.

O telefone para acionar o SAMU em casos de emergência é o 192.

Prefeitura reforça vacinação antirrábica em ponto fixo e itinerante nos bairros

Prefeitura reforça vacinação antirrábica em ponto fixo e itinerante nos bairros

Para reforço nas ações de vacinação antirrábica na cidade, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté estipulou que a vacinação passa a ocorrer em um ponto fixo duas vezes por semana e em um bairro uma vez, de forma itinerante.

Os agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) estarão às terças e quartas-feiras aguardando por tutores de cães e gatos para aplicação da vacina na sede do próprio CAS. A unidade fica à Avenida Vereador José Roberto Bueno de Mattos, 235, no bairro Jardim das Nações, próximo à sede do Esporte Clube Taubaté.

A ação acontece das 9h às 11h e das 14h às 16h e a vacina deve ser aplicada no local, não podendo ser levada para casa. Moradores de todos os bairros do município podem levar seus animais para serem imunizados contra a raiva.

Às quintas-feiras, os agentes visitarão os bairros para atendimento de moradores locais e das adjacências. Neste dia 14, quinta-feira, a vacinação acontece das 9h às 16h na base da Polícia Militar no bairro Esplanada Santa Terezinha.

Os próximos bairros atendidos serão Vila Marli, Jardim Ana Rosa, Parque Aeroporto e Parque Piratininga. Podem haver eventuais alterações no calendário, devido a dependência do recebimento de doses por parte do estado.

Os locais de aplicação de vacina nos bairros serão divulgados semanalmente pela Prefeitura de Taubaté.

Desde o início do ano, mais de 8 mil animais já foram vacinados com o imunizante. A vacinação acontece por ordem de chegada até o término das doses. Se o animal já possuir uma carteirinha de vacinação, é recomendada a apresentação do documento, em caso negativo será entregue um comprovante ao tutor, atestando que o animal foi vacinado. 

Pinda solicita que pacientes atualizem cadastro nas unidades básicas de saúde

Pinda solicita que pacientes atualizem cadastro nas unidades básicas de saúde

 

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba solicita a todos os pacientes que façam atualização de cadastro nas suas unidades de referência do seu bairro. A atualização do cadastro é fundamental para comunicação entre a Secretaria de Saúde e o paciente, para informar sobre agendamento de consultas, exames, cirurgias, e outros procedimentos.

A secretária de Saúde, Roberta Faria, disse que “tem ocorrido dificuldade dos profissionais, que trabalham nas unidades de saúde, para localizar os pacientes e informar datas de procedimentos ou retorno sobre solicitações, principalmente em relação a número de telefones desatualizados”.

Ela explicou que “a principal forma de comunicação entre a Secretaria de Saúde com os pacientes é por ligação telefônica ou mensagem de whatsapp. Com isso, pedimos aos pacientes que atualizem os cadastros, tanto o endereço quanto o número de telefone, para que nossos técnicos consigam contatar a pessoa e informar sobre o andamento dos seus procedimentos ou para agendar consultas e exames, principalmente”.

A atualização do cadastro pode ser feita em qualquer unidade de saúde e a Secretaria pode, inclusive, contatar os pacientes aos sábados. “Além das marcações já agendadas, algumas vezes aparecem vagas, novos horários para exames e consultas disponíveis, e tentamos contato com os pacientes para antecipar um procedimento. Com o cadastro atualizado conseguiremos reduzir tempo e proporcionar maior eficiência no atendimento aos nossos pacientes”, concluiu Roberta Faria.

A Secretaria de Saúde informou que durante os agendamentos não são solicitados números de documentos ou dados bancários, existe apenas uma confirmação de dados com os pacientes.

Ação da Prefeitura marca os 19 anos da Lei Maria da Penha com atendimentos e conscientização

Ação da Prefeitura marca os 19 anos da Lei Maria da Penha com atendimentos e conscientização

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, promoveu na última quinta-feira (7), uma ação especial em comemoração aos 19 anos da Lei Maria da Penha na Praça Monsenhor Marcondes, abrindo oficialmente a Campanha do Agosto Lilás — mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Durante a manhã, a população teve acesso a uma série de atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e orientações em diversas áreas. Estiveram presentes equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cadastro Único e Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), além de serviços de saúde, psicologia e orientação jurídica.

A programação também incluiu atividades físicas promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer, com sessões de ginástica e alongamento para os participantes, além de pintura facial para crianças, proporcionando um ambiente acolhedor e voltado ao bem-estar de toda a família.

A lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é um marco legal na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. Ela foi criada com o objetivo de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar, estabelecendo mecanismos de proteção às vítimas e punição aos agressores. Sua existência representa um avanço significativo na garantia de direitos e na valorização da vida das mulheres brasileiras.

Para a secretária interina da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, o evento reforçou a importância do acolhimento e da informação como ferramentas de transformação social. “A ação foi pensada com muito carinho para acolher, informar e cuidar da população. Para a diretora do departamento da Mulher e Família, Luciana Simonetti, “celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha é também reforçar o compromisso com a proteção das mulheres e ampliar o acesso aos serviços públicos que fazem a diferença na vida de quem mais precisa. A DENÚNCIA é a melhor forma de combater a violência doméstica”, afirmou.

A grande participação da comunidade demonstrou o apoio à causa e a relevância de ações integradas de cuidado, prevenção e conscientização, fortalecendo a luta contra a violência de gênero e o compromisso com uma sociedade mais justa.

Ação da Prefeitura marca os 19 anos da Lei Maria da Penha com atendimentos e conscientização

Ação da Prefeitura marca os 19 anos da Lei Maria da Penha com atendimentos e conscientização

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, promoveu na última quinta-feira (7), uma ação especial em comemoração aos 19 anos da Lei Maria da Penha na Praça Monsenhor Marcondes, abrindo oficialmente a Campanha do Agosto Lilás — mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Durante a manhã, a população teve acesso a uma série de atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e orientações em diversas áreas. Estiveram presentes equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cadastro Único e Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), além de serviços de saúde, psicologia e orientação jurídica.

A programação também incluiu atividades físicas promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer, com sessões de ginástica e alongamento para os participantes, além de pintura facial para crianças, proporcionando um ambiente acolhedor e voltado ao bem-estar de toda a família.

A lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é um marco legal na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. Ela foi criada com o objetivo de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar, estabelecendo mecanismos de proteção às vítimas e punição aos agressores. Sua existência representa um avanço significativo na garantia de direitos e na valorização da vida das mulheres brasileiras.

Para a secretária interina da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, o evento reforçou a importância do acolhimento e da informação como ferramentas de transformação social. “A ação foi pensada com muito carinho para acolher, informar e cuidar da população. Para a diretora do departamento da Mulher e Família, Luciana Simonetti, “celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha é também reforçar o compromisso com a proteção das mulheres e ampliar o acesso aos serviços públicos que fazem a diferença na vida de quem mais precisa. A DENÚNCIA é a melhor forma de combater a violência doméstica”, afirmou.

A grande participação da comunidade demonstrou o apoio à causa e a relevância de ações integradas de cuidado, prevenção e conscientização, fortalecendo a luta contra a violência de gênero e o compromisso com uma sociedade mais justa.

Cerimônia de inauguração da Casa do Autista, em Pinda, é marcada por emoção e compromisso

Cerimônia de inauguração da Casa do Autista, em Pinda, é marcada por emoção e compromisso

A cidade de Pindamonhangaba recebeu mais uma importante ferramenta de inclusão com a inauguração da Casa do Autista, realizada nesta quarta-feira (30). O espaço terapêutico multidisciplinar é voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 0 e 12 anos, e representa um avanço significativo nas políticas públicas de acolhimento e desenvolvimento infantil no município.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Piorino; do presidente da Associação Missionários da Santíssima Trindade, professor José Pedro de Lima; da secretária interina da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix; da diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza; do presidente da Câmara de Vereadores, Marco Mayor; e do vereador Gilson Nagrin, autor da emenda que viabilizou recursos para a implantação do projeto. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes, incluindo mães, familiares e moradores da cidade.
Em sua fala, o presidente da Associação, professor José Pedro de Lima, destacou a importância de desenvolver um trabalho pautado no respeito e no acolhimento. “Nosso objetivo é fazer com que essas crianças se sintam felizes, valorizadas e verdadeiramente inseridas na sociedade, por meio do carinho e do amor”, afirmou o professor
O prefeito Ricardo Piorino ressaltou o papel do poder público na construção de uma cidade inclusiva. “É nosso dever olhar para essas crianças com um olhar sensível e cuidadoso, garantindo oportunidades reais de um futuro brilhante. E isso começa agora, com espaços estruturados e profissionais preparados para acompanhá-las em sua jornada”, disse o prefeito.
“Este espaço representa o compromisso da gestão com políticas públicas efetivas e com o cuidado às famílias que mais precisam. É uma conquista para todos”, afirmou o presidente da Câmara, Marco Mayor.
Já o vereador Gilson Nagrin comemorou o resultado do trabalho conjunto. “Saber que a emenda parlamentar que destinamos se transformou em um espaço tão necessário e acolhedor nos enche de orgulho e reforça a importância de investir onde faz a diferença”, destacou Gilson.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem entregue ao prefeito Ricardo Piorino, pelo professor Lima, em reconhecimento ao seu empenho para a concretização do projeto. Outro destaque foi a homenagem feita por Valentina Maria, filha do professor Lima, ao próprio pai, celebrando o amor e dedicação que ele tem colocado na realização desse sonho.
Com estrutura moderna e proposta centrada na criança e na família, a Casa do Autista já inicia os atendimentos nos próximos dias, promovendo acolhimento, cuidado e desenvolvimento com dignidade para dezenas de famílias pindamonhangabenses.

Moradores da Zona Leste podem ser atendidos 24h na Unidade Miqst1a do Cidade Nova

Moradores da Zona Leste podem ser atendidos 24h na Unidade Miqst1a do Cidade Nova

A Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova está funcionando 24h por dia para atendimento às pessoas que apresentam quadro de doenças respiratórias. A ampliação no atendimento começo no início de mês devido ao aumento de doenças respiratórias na população.

Com o funcionamento 24h da Unidade Mista do Cidade Nova como gripário, os moradores da zona leste de Pindamonhangaba não precisam mais se direcionar ao Pronto-Socorro e podem procurar atendimentos na mesma região onde moram.

O local ganhou novos equipamentos e novas equipes médicas para atender a crescente demanda. Com 10 novos leitos preparados para internações de casos que exigirem observação e internação, o gripário funcionará 24 horas por dia até setembro, para aliviar a demanda dos atendimentos das UPAs Araretama e Moreira César, além do Pronto-Socorro, que já registram taxas superiores a 40% de atendimento por síndrome gripal.

A secretária de Saúde, Roberta Faria, disse que “o objetivo da Prefeitura com o funcionamento 24 horas é dar suporte aos moradores da região leste durante o período mais crítico de doenças respiratórias, oferecendo um serviço complexo para atendimento e tratamento dos pacientes”.

Ele explicou que o novo gripário atenderá uma ampla variedade de casos clínicos, com foco especial nas síndromes respiratórias. “A capacidade de atendimento diário da rede municipal está ampliada em até 300 pacientes, oferecendo mais suporte à população, especialmente crianças (a partir de 12 anos) e idosos, que têm sido os mais afetados. A ampliação é uma ação necessária diante do cenário atual. O gripário do Cidade Nova funcionará como ponto de apoio, inclusive recebendo pacientes diretamente ou por encaminhamento de outras unidades”, destacou Roberta.

Go to top