Polícia

Polícia (2)

Policiais participam de treinamento com setor de fiscalização de posturas da prefeitura

Policiais participam de treinamento com setor de fiscalização de posturas da prefeitura

Cerca de 30 policiais militares do 5º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) participaram de uma capacitação com fiscais de posturas da Prefeitura de Taubaté.

O curso, realizado no batalhão localizado na Independência, foi direcionado aos profissionais que atuam na atividade delegada do município, visto que o convênio firmado com a Polícia Militar, para esse fim, já contempla atividades de fiscalização de posturas.

Durante a capacitação foram abordados assuntos voltados à fiscalização de estabelecimentos comerciais, seguindo as normas que regulamentam a utilização do espaço público, dentro das competências do setor de Fiscalização de Posturas, conforme a Lei Complementar nº 7 de 17 de maio de 1991.

A iniciativa teve como objetivo preparar essa primeira turma de policiais para exercer atividades de fiscalização de posturas em estabelecimentos comerciais, principalmente em locais de interesse para a segurança pública.

Posteriormente, uma portaria será publicada no Diário Oficial do Município com os nomes dos policiais militares que estarão habilitados a realizar essas fiscalizações, por meio da atividade delegada.

A ação foi promovida pela Secretaria de Serviços Públicos que busca garantir o cumprimento da legislação, das normas de conduta vigentes e das regras de convivência, preservando a ordem, segurança e bem-estar da população.

As primeiras ações de fiscalização serão realizadas em conjunto com equipes da Prefeitura e depois a Polícia Militar fiscalizará sem o apoio dos profissionais da Prefeitura.

CRAVI de Pindamonhangaba busca parcerias com delegacias da região

CRAVI de Pindamonhangaba busca parcerias com delegacias da região

Na última semana, a equipe técnica do CRAVI - "Centro de Referência e Apoio à Vítima" de Pindamonhangaba participou de reunião com os delegados de polícia do 1° Distrito Policial de Pindamonhangaba e da Delegacia Seccional de Taubaté.
Os encontros têm o objetivo de apresentar e divulgar o programa CRAVI, visando firmar parcerias com as delegacias de polícia para os encaminhamentos e atendimentos das vítimas diretas e indiretas de crimes de homicídio, feminicídio e latrocínio.
Participaram das reuniões as técnicas do CRAVI: Ana Clara dos Santos (assistente social) e Patrícia Garcez (psicóloga), e os delegados Dr. Rubens Garcia Neto e Dr. Vinícius Garcia Vieira (Delegacia de Pindamonhangaba); Dra. Renata do Carmo Lourenço Costilhas, Dra. Elisângela Cruz Estéfano, Dr. Daniel Estéfano Santos, Dr. Marcelo Augusto Boccardo Paes, Dr. Plínio Marco Canineo da Silva e Dr. André Luiz Costilhas (Delegacia de Taubaté).
A equipe CRAVI continua com a agenda de reuniões com as delegacias das cidades da RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), uma vez que tem o intuito de estender os atendimentos para as demais cidades.
Ressalta- se que o CRAVI é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba (Secretaria de Assistência Social) e Ministério Público, por meio do qual se oferece atendimento público e gratuito no âmbito social, psicológico e jurídico – este último por meio do Projeto Cidadania Itinerante, parceria firmada com 52ª Subseção - OAB Pindamonhangaba.

Go to top