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Inscrições para castração gratuita de cães e gatos estarão abertas dias 24 e 25 presencialmente no CEPATAS
Pindamonhangaba, por meio do Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS), está organizando a primeira campanha de castração gratuita para cães e gatos de 2024, que acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro, no Parque da Cidade. Para participar, os interessados devem se inscrever presencialmente no CEPATAS nos dias 24 e 25 de janeiro, entre 8h e 16h.
Com o intuito de garantir que os tutores de animais de estimação estejam verdadeiramente comprometidos com a causa, as inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial. A responsável pelo CEPATAS, Andréa Louzada, ressalta a importância dessa medida para reduzir o alarmante índice de faltas. "Considerando a elevada taxa de ausências, que se aproxima dos 55%, optamos por realizar as inscrições exclusivamente de forma presencial nesta campanha. Essa medida visa assegurar o compromisso dos tutores de pets e minimizar as faltas, garantindo que as vagas sejam efetivamente ocupadas por aqueles que realmente necessitam e estão devidamente comprometidos", disse Andréa.
Ao realizar a inscrição, o proprietário deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Além disso, receberá instruções detalhadas para o dia da castração. É fundamental que o animal esteja em jejum absoluto de água e comida por pelo menos 8 horas. Também é necessário que o pet esteja limpo, sem pulgas e carrapatos. O banho pode ser dado no dia anterior à cirurgia.
No dia da castração, é imprescindível que os felinos estejam em uma caixa de transporte adequada, acompanhado de uma toalha ou lençol limpo. O tutor deve levar o pet com coleira e guia para facilitar a movimentação durante o processo.
Segundo o Cepatas, a castração de animais é uma prática fundamental para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Além de prevenir doenças, a castração contribui para a redução do abandono e da superpopulação, promovendo uma convivência mais saudável entre os animais e seus tutores.
A iniciativa no Parque da Cidade reforça o compromisso do município com a promoção da saúde e do cuidado responsável com os animais de estimação. A participação da população é essencial para o sucesso da campanha e para a construção de uma comunidade mais consciente e solidária.
Pinda convoca profissionais da área ambiental para discutir políticas de meio ambiente e código de limpeza
Museu encerra 2023 com 24 exposições e mais de 16 mil visitantes
O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, encerrou o ano de 2023 com um balanço notável de atividades culturais, consolidando sua posição como um espaço dinâmico e inclusivo. No total, foram 307 dias abertos ao público onde, em 172 dias, aconteceram atividades como palestras, dança, música, oficinas, reuniões, ensaios fotográficos, gravação de clipes, bate-papos e exposições.
Em seus três pavimentos, o museu apresentou 14 exposições fixas, destacando o acervo próprio que conta a história do prédio, da cidade e da região. Além disso, foram realizadas 24 exposições temporárias, proporcionando uma plataforma essencial para a divulgação de artistas locais e contribuindo para a dinâmica das artes no município. Essas exposições temporárias, com duração de 2 a 3 meses cada, permitiram um fluxo constante de novas perspectivas artísticas.
Durante o ano, o museu também promoveu 11 oficinas, workshops e ações educativas, além de 16 apresentações e rodas de conversa. Vale ressaltar que essas atividades não incluem as visitas agendadas por grupos específicos. Ao todo, 16.661 visitantes prestigiaram as iniciativas do museu, provenientes de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e também de países como Argentina, Equador, Estados Unidos, Suécia e Itália.
O gestor Cultural, Mauro Celso Barbosa, destacou a mudança na percepção tradicional de museus. "A ideia de museu como um lugar monótono e estático dá espaço cada vez mais para o dinamismo e para o diálogo com sua comunidade. Democratizando cada vez mais seu espaço, conseguimos contemplar grupos não antes enxergados. Museu deve ser um lugar múltiplo", afirmou o gestor.
“É gratificante ter o Museu como um espaço ativo e criativo com relação a sua programação”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma. “A população, em ultima instância, é quem ganha com essa ações”, finalizou o secretário.
Com a chegada de 2024, o museu promete manter o ímpeto cultural, dando continuidade ao projeto aprovado pelo edital Proac e anunciando novas exposições. Para acompanhar as ações do Museu Histórico de Pindamonhangaba, os interessados podem acompanhar o perfil no Instagram @museudepinda, ou solicitar informações pelo WhatsApp no número (12) 3648-1779.
Pinda irá promover campanha de castração gratuita de cães e gatos no Parque da Cidade
Pindamonhangaba, por meio do Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS), realizará uma campanha de castração gratuita de cães e gatos nos dias 27 e 28 de janeiro, no Parque da Cidade. As inscrições para o procedimento poderão ser feitas nos dias 24 e 25 de janeiro, de forma presencial no CEPATAS, das 9h às 16h.
Com o intuito de garantir que os tutores de animais de estimação estejam verdadeiramente comprometidos com a causa, as inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial. A responsável pelo CEPATAS, Andréa Louzada, ressalta a importância dessa medida para reduzir o alarmante índice de faltas. "Considerando a elevada taxa de ausências, que se aproxima dos 55%, optamos por realizar as inscrições exclusivamente de forma presencial nesta campanha. Essa medida visa assegurar o compromisso dos tutores de pets e minimizar as faltas, garantindo que as vagas sejam efetivamente ocupadas por aqueles que realmente necessitam e estão devidamente comprometidos", disse Andréa.
Ao realizar a inscrição, o proprietário deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Além disso, receberá instruções detalhadas para o dia da castração. É fundamental que o animal esteja em jejum absoluto de água e comida por pelo menos 8 horas. Também é necessário que o pet esteja limpo, sem pulgas e carrapatos. O banho pode ser dado no dia anterior à cirurgia.
No dia da castração, é imprescindível que os felinos estejam em uma caixa de transporte adequada, acompanhado de uma toalha ou lençol limpo. O tutor deve levar o pet com coleira e guia para facilitar a movimentação durante o processo.
Segundo o Cepatas, a castração de animais é uma prática fundamental para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Além de prevenir doenças, a castração contribui para a redução do abandono e da superpopulação, promovendo uma convivência mais saudável entre os animais e seus tutores.
A iniciativa no Parque da Cidade reforça o compromisso do município com a promoção da saúde e do cuidado responsável com os animais de estimação. A participação da população é essencial para o sucesso da campanha e para a construção de uma comunidade mais consciente e solidária.
Novo Terminal Rodoviário ao lado do UniFUNVIC às margens da Via Dutra aponta expansão do desenvolvimento urbano de Pinda
A inauguração do novo Terminal Rodoviário de Pindamonhangaba, que acontecerá no próximo dia 10 de janeiro, aponta a importância de expandir o crescimento urbano do município para outra região. O novo equipamento público está localizado às margens da rodovia Presidente Dutra (sentido SP-RJ), ao lado do campus da Unifunvic.
A localização da nova rodoviária traz consigo benefícios importantes para os usuários do transporte interestadual e interurbano, que hoje contam com opções reduzidas de destino para outras cidades. Com o terminal às margens da Via Dutra, torna-se mais fácil e atrativo que empresas de transportes possam fazer parada e ponto no novo local, uma vez que a antiga rodoviária localizada a 6 quilômetros não permitia.
Com o crescimento acelerado que Pindamonhangaba vem passando, é necessário expandir novas áreas para garantir um crescimento qualitativo e ordenado. O mercado de investimentos vem sinalizando um novo ciclo de desenvolvimento para essa região, que inclusive receberá nos próximos meses a inauguração de uma loja da rede Graal na pista SP-RJ, um novo centro de compras com 5 mil m2 de área construída, localizado há cerca de 4 quilômetros da nova rodoviária.
Outras demonstrações de crescimento urbano dessa região são as frequentes consultas e protocolos de projetos para implantação de novos loteamentos comerciais e residenciais nesta região do Pinhão do Borba e Una, além da existência de projetos ousados do Governo do Estado, por exemplo, que planeja o prolongamento da Carvalho Pinto passando por essa região e discute ainda a implantação do VLP saindo de Campinas, com possível parada em áreas próximas.
“São muitas as razões pensadas para expansão da cidade para essa região. Não podemos ter o pensamento limitado e achar que a rodoviária está indo para um local longe, temos que pensar grande e planejar a cidade para um crescimento certo e inevitável que já está batendo em nossas portas”, ressaltou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
Sobre essa região, a Prefeitura informou ainda que vem atuando forte junto à Sabesp para aprovar grandes investimentos da empresa visando dotar a área com toda infraestrutura de saneamento e que já está no plano de investimento da empresa a expansão de rede de água e esgoto e também de um coletor tronco para coleta de esgoto até o Distrito Industrial.
“Ná década de 80 quando o prefeito João Bosco tirou a rodoviária do centro (ao lado do Pujol) e levou para o Alto Cardoso também houve certo desconforto. Depois, no início dos anos 2000 houve também outra mudança que foi tirar Prefeitura, Câmara e Fórum do coração da cidade para expandir outras áreas. Pinda está se transformando e modernizando e se queremos ser gigantes, temos que aceitar e trabalhar esse conceito”, enfatizou o prefeito Dr. Isael Domingues.
Sobre o novo Terminal Rodoviário
A partir do dia 10 de janeiro a Rodoviária atual, inaugurada em 1988 no bairro Alto Cardoso, deixa de existir para entrar em operação o novo Terminal Rodoviário que será administrado pela empresa Tarobá. Com investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões, o novo empreendimento teve área doada ao município pelos proprietários da Rede Shibata e contempla um espaço de 9.700m² entre plataforma e área de circulação e o prédio com 1.860 m².
Além das 10 vagas na plataforma de embarque e desembarque e área de estacionamento para ônibus, o espaço terá área administrativa com vestiário e copa para funcionários, guichês, sanitários públicos acessíveis, fraldário, guarda-volume, espaços para locação de pontos comerciais e praça de alimentação. A empresa responsável pela gestão do terminal ainda tem espaços disponíveis para locação.
Para esclarecer questionamentos dos munícipes e usuários do transporte, a Prefeitura criou o link com perguntas e respostas esclarecendo as dúvidas mais frequentes sobre o funcionamento da nova rodoviária. Para ter acesso, basta clicar no link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/2812-nova-rodoviaria-fique-por-dentro.
Com a saída da rodoviária do atual prédio no bairro Alto Cardoso, a Prefeitura já prepara uma nova destinação ao imóvel, que está sendo planejado para uso de atividades culturais, de lazer e entretenimento.
Gratuidade para conta de acesso ao Bolsa Família é garantida
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atribuiu à Caixa Econômica Federal, agente operador do Bolsa Família, a responsabilidade por garantir a gratuidade na abertura e manutenção de conta para acesso ao benefício. A medida garante o fornecimento de cartão bancário, consulta a saldos e extratos e acesso aos saques.
As ações de inclusão bancária fazem parte nas novas regras para a administração de pagamento e de cartões do Bolsa Família, publicadas nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União. Onde também foram estabelecidas as práticas proibidas na relação com os beneficiários, como imposição ou indução de compra de serviços ou produtos bancários que condicionem ou sejam vinculados ao recebimento do Bolsa Família.
Além de manter uma rede de canais de pagamento compatível com as necessidades do Bolsa Família também é atribuída à Caixa a definição anual do calendário de pagamentos.
A publicação trata das atribuições de outros atores envolvidos na administração e pagamento do benefício, como o próprio MDS, que além de estabelecer normas complementares ao programa também tem a responsabilidade de orientar estados e municípios, além de promover a articulação entre os entes participantes do Bolsa Família.
Calamidade pública
Agentes estaduais e municipais dividem a responsabilidade pela garantia na entrega de cartões do programa e no pagamento de benefícios, para que o Bolsa Família seja acessado, mesmo em situações de emergência ou calamidade pública. Nesses casos, foram acordadas medidas com a Caixa Econômica para flexibilização do calendário de pagamento e prorrogação de prazos para atualização cadastral.
As ouvidorias da Caixa e do MDS foram estabelecidas como canais para reclamações e denúncias de irregularidades sobre as novas regras.
Foto: © Roberta Aline / MDS
Agência Brasil
BNDES financia com R$ 6 bilhões exportação de 39 aeronaves da Embraer
A exportação de mais 39 aeronaves da Embraer, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em torno de R$ 6 bilhões, vai reforçar a balança comercial brasileira. São três contratos distintos com a Skywest Airlines, a American Airlines e a Azorra Aviation Holdings LLC, que totalizam o equivalente a mais de R$ 7 bilhões em exportação de bens de alta tecnologia e alto valor agregado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2) pelo banco.
Para o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, o financiamento às exportações das aeronaves da Embraer é fundamental para o Brasil. “O BNDES, como agência de crédito à exportação brasileira, tem entre os seus objetivos oferecer condições que garantam igualdade de competitividade ao exportador brasileiro no mercado internacional, gerando emprego e renda no Brasil.”
O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, lembrou que a empresa e o BNDES têm uma relação “sólida e de longo prazo”. E completou: “O apoio que recebemos para a exportação de nossas aeronaves é fundamental para consolidarmos o nosso crescimento e ampliarmos a nossa presença global.” Segundo Gomes Neto, a atuação do BNDES não beneficia apenas a Embraer, mas “contribui também para a geração de milhares de empregos de alta qualificação no Brasil e para o aumento da exportação de produtos de alto valor agregado”.
Contratos
O contrato com a companhia aérea SkyWest Airlines, Inc. prevê a exportação de dez jatos E-175 da Embraer modelo E-175 (até 76 passageiros), enquanto a American Airlines teve financiamento aprovado pelo BNDES para aquisição de até 11 jatos E-175. Já a venda de até 18 jatos dos modelos E-195-E2 (de até 146 lugares) e E-190-E2 (de até 114 lugares), considerados as maiores e mais sofisticadas aeronaves da fabricante brasileira, foi firmada com a empresa norte-americana Azorra Aviation Holdings LLC. A Azorra é especializada em aquisição e leasing (locação financeira) de aeronaves para a operação de companhias aéreas comerciais.
Somente em 2023, o BNDES aprovou e contratou sete operações de financiamento à exportação da Embraer, totalizando 67 aviões comerciais, com até R$ 10 bilhões em financiamento. As entregas estão previstas até 2025.
O banco destaca que, além de promover o desenvolvimento da indústria nacional de bens tecnológicos, as exportações de aeronaves ampliam e mantêm empregos de elevada qualificação, além de gerarem divisas importantes para a economia do país. São consideradas operações estratégicas, alinhadas à política brasileira de apoio à exportação, com objetivo de trazer mais competitividade às exportações brasileiras e incentivar a atuação das empresas nacionais no mercado internacional.
Desde 1997, o BNDES financiou cerca de US$ 25,6 bilhões à exportação de 1,3 mil aeronaves da Embraer. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa disputar, no mercado internacional, em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do banco complementa o financiamento dado pelo mercado privado.
Seguro de crédito
Das três operações recém-aprovadas, duas (American Airlines e Azorra) contaram com o Seguro de Crédito à Exportação (SCE) com lastro no Fundo Garantidor de Exportação (FGE), e recolherão aproximadamente R$ 300 milhões em novos prêmios de seguro para o fundo. De natureza contábil e vinculado ao Ministério da Fazenda, o FGE visa dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações do SCE.
De acordo com o BNDES, o seguro garante as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais (não pagamento por falência ou mora), políticos (moratórias, guerras, revoluções entre outros) e extraordinários (desastres naturais) que possam afetar a produção ou a comercialização de bens e serviços brasileiros no exterior.
Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Agência Brasil
Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024
Os beneficiários do Programa Bolsa Família já podem conferir o calendário de pagamento de 2024. As datas foram divulgadas nesta quarta-feira (27), após definição do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa, e da Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentoss.
A data em que o benefício é pago é definida pelo último dígito do número de identificação social (NIS) do cartão do Bolsa Família.
Mensalmente, no primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1. A cada dia útil, um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba o valor daquele mês.
Os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado. Em novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20 daquele mês, as datas de pagamento poderão sofrer alterações, que serão informadas posteriormente.
Bolsa Família
Em março de 2023, o maior programa social de transferência de renda do Brasil voltou a se chamar Bolsa Família no 20º ano de existência, para combater a fome, por meio da transferência direta de renda às famílias beneficiárias.
Com o novo programa, o governo federal garantiu o repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita, com o objetivo de garantir o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e, sobretudo, interromper o ciclo de reprodução da pobreza, entre gerações da mesma família.
Para ter direito ao Bolsa Família, cada pessoa da família deve ter a renda mensal máxima de R$ 218.
Condicionalidades
O novo Bolsa Família também trouxe de volta o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades assumidas pelas famílias para que os beneficiários continuem a receber o auxílio financeiro.
As condicionantes são das áreas de saúde, educação e assistência social, como o cumprimento do calendário nacional de vacinação; realização de pré-natal das gestantes; acompanhamento nutricional de beneficiários de até 7 anos de idade incompletos; frequência escolar mínima de 60% de crianças de quatro a seis anos incompletos. Para beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica, a frequência escolar mínima deve ser de 75%.
O acompanhamento de condicionalidades é feito em conjunto com os ministérios da Saúde e da Educação.
Recebimento do benefício
Os beneficiários devem manter atualizados os dados preenchidos no Cadastro Único para Programas Sociais. O sistema do governo federal reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.
O cadastramento dos dados é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a apresentação do Cadastro de Pessoas Física (CPF) ou o título de eleitor.
Mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não entra imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que terão direito de ser incluídas no Bolsa Família e, assim, estarão aptas a começar a receber o benefício.
A partir desta inclusão, os cartões do Programa Bolsa Família são enviados para o endereço preenchido no Cadastro Único. Porém, do MDS esclarece que é possível sacar o valor, mesmo sem portar o cartão. Basta que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto em uma agência lotérica.
Caso o responsável familiar não tenha ainda senha cadastrada, pode apresentar documento oficial com foto e receberá o recurso por meio de guia de pagamento, diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF).
Esclarecimentos
O MDS disponibiliza, desde outubro deste ano, o Disque Social 121, canal de atendimento ao cidadão, para esclarecimentos de dúvidas. O telefone funciona com atendimento humano de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h; e nos fins de semana, durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. Já o atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
Também é possível consultar o aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa, disponíveis para download gratuito, nas lojas virtuais de aplicativos.
Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e o atendimento eletrônico, 24h, por meio do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link. Essa opção conta também, com o atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Agencia Brasil
Participação da COP garante experiência para Pinda buscar soluções para o clima
A participação de Pindamonhangaba na Conferência do Clima de Dubai, a COP28, trouxe um grande aprendizado técnico para o município.
Na avaliação da secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, que esteve junto com o prefeito Dr. Isael Domingues na COP28, a presença de Pindamonhangaba foi fundamental para o conhecimento de ações e iniciativas que ocorrem em outros locais. “Sobre mudanças climáticas, precisamos olhar para o planeta, ter uma visão aberta, entender que as ações têm que ser conjuntas, não podem ser isoladas. Deste modo, a nossa ideia é continuar fazendo o nosso trabalho, mas trazer mais municípios e amigos aqui, como os nossos municípios vizinhos para estratégias regionais. Assim, todos os programas e projetos ambientais desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, seja de educação ambiental como o Mov Cicla, incentivo à compostagem, como o Composta Pinda, ou o próprio Conservador da Natureza, podem servir de exemplo para outros municípios”.
Ela disse que o convite para Pindamonhangaba, “torna a cidade referência para os demais e gera uma luz para que a região avance muito e possa até ser pioneira em relação às ações efetivas para diminuir as emissões de carbono e proteger o meio ambiente”.
O prefeito Dr. Isael afirmou que “foi uma honra para Pindamonhangaba ter sido convidada para participar da COP28 e de forma gratuita, pois recebemos o convite da Bloomberg e do ICLEI para que governos locais pudessem estar ativamente participando de todo esse processo das discussões mundiais. É a primeira vez que líderes municipais têm um espaço de participação. Acredito que isso seja o reconhecimento e a certificação das ações e atividades que desenvolvemos aqui em Pindamonhangaba”.
Dr. Isael destacou que aproveitou o momento para “estreitar relações com outros governos municipais, estaduais, Governo Federal, bem como instituições e órgãos reguladores, além de empresas, principalmente do terceiro setor na área de meio ambiente e sustentabilidade. Pinda tem participado ativamente de vários projetos nacionais e internacionais, trocando experiências com outros países, divulgando nosso trabalho na área ambiental. Isso possibilita um ganho enorme para a cidade”.
Maria Eduarda lembrou que “um dos programas que mais se destaca é o Conservador da Natureza, que é de adequação ambiental das propriedades rurais e o pagamento por serviços ambientais. Foram 13 propriedades habilitadas, que estão recebendo um projeto ambiental de suas propriedades, indicando tudo o que necessita ser implantado ou modificado para melhor aproveitamento do local, como, por exemplo, a substituição ou implantação de sistema de esgoto individual, contenção de erosão, desassoreamento, cercamento e o mais importante, que tem tudo a ver com debatemos na COP28, que é a restauração florestal. E esse é um grande projeto que Pinda tem e está servindo de exemplo. Outros municípios da região vêm nos procurar para entender como construímos tudo isso”.
Ainda sobre a COP, um dos temas mais debatidos foi a emissão de carbono. “O tema que esteve mais em evidência e discussão foi sobre combustíveis fósseis e a necessidade de se realizar uma transição energética urgente. É necessário diminuir o uso de combustíveis fósseis e começar a utilizar outras fontes de energia renováveis para que possamos ter a menor emissão de carbono possível na atmosfera”, alertou a secretária.
“Existem vários compromissos mundiais que devem ser cumpridos para que a temperatura não exceda um aumento médio de 1,5Cº no planeta. Também debatemos formas de neutralizar o carbono e a restauração ecológica pode ser uma dessas ferramentas. Nós já podemos enxergar as consequências das mudanças climáticas no Brasil, na nossa região, vimos recentemente altas temperaturas, seca, inundações, grandes desastres naturais. O clima está muito diferente, mudou muito e tende a piorar de forma muito preocupante se nada for feito. Deste modo, estarmos envolvidos nessa discussão com lideranças mundiais nos traz conhecimento para aprimorarmos nossas ações e passarmos a ser mais criteriosos, a analisarmos nossos atos de forma mais prudente para termos uma cidade, uma região e um pais cada vez mais sustentável e que preserve os recursos naturais e proteja o meio ambiente”, completou Dr. Isael.
Governo lançará portal com dados sobre os principais programas sociais
Uma nova plataforma de transparência ativa sobre programas e ações do governo federal estreia a partir desta sexta-feira (8). Trata-se do ComunicaBR, uma ferramenta online criada para facilitar o acesso da população a dados e execução de programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Bolsa Atleta, obras do novo PAC, Minha Casa Minha vida e crédito rural, entre outros.
"Nós queremos oferecer uma ferramenta que vai permitir que a imprensa e qualquer cidadão tenham todas as informações sobre o governo. Uma ferramenta de transparência, prestação de serviço e utilidade pública", disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta (foto).
Informações diversas
Segundo a Secom, o ComunicaBR vai disponibilizar informações sobre "entregas" nas mais diferentes áreas, como conclusão de obras, número de beneficiários de programas sociais e transferências de recursos, por exemplo. Essas informações podem ser consultadas fazendo recortes por estado, por município e por área, como agricultura, cultura, educação, emprego, esporte e saúde.
O usuário ainda terá a opção de salvar os dados desejados em um card (cartão) que pode ser usado em redes sociais. Os dados da plataforma são coletados junto aos ministérios responsáveis pela execução dos projetos.
Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Agência Brasil