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Últimos dias para inscrições nos Desfiles da Independência em Pinda

Últimos dias para inscrições nos Desfiles da Independência em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo / Departamento de Cultura, encerra neste dia 1º de setembro o cadastro das instituições interessadas em participar dos desfiles cívicos comemorativos à Independência do Brasil. Serão realizados desfiles dia 6 de setembro, em Moreira César, e 7 de setembro na Avenida Albuquerque Lins.
Podem participar escolas, entidades civis, religiosas e militares. Para fazer o cadastro, é necessário entrar no site oficial www.pindamonhangaba.sp.gov.br e clicar no banner rotativo localizado acima da área de “vídeos” do site. Para cada uma das datas existe um formulário que deve ser preenchido, para que o Departamento de Cultura possa organizar a ordem dos desfiles.
Em Moreira César, dia 6, será na Avenida das Margaridas, Vale das Acácias, com hasteamento das bandeiras às 8h e desfile a partir das 8h30. No centro, dia 7, as solenidades começam às 8 horas com o hasteamento das bandeiras no obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, e na sequência desfile a partir das 9 horas, na Avenida Albuquerque Lins, a partir da Praça Sete de Setembro.
Os representantes do Exército Brasileiro confirmaram a presença e prometem ser o ponto alto dos eventos. Também confirmaram presença instituições como escolas municipais, grupos de escoteiros, instituições religiosas, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, dentre outras.

Pinda recebe ‘novo prédio’ da CATI Regional

Pinda recebe ‘novo prédio’ da CATI Regional

Pindamonhangaba recebeu as novas instalações da unidade regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), dia 21 de agosto. O evento contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, do vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, que representou o prefeito Dr. Isael Domingues, do diretor da CATI Regional Pindamonhangaba, Haley Silva de Carvalho, do presidente da Câmara de Vereadores, Norberto Moraes, dentre outras autoridades.
Construído na década de 1960, o prédio passou por uma reforma estrutural de aproximadamente R$ 2,6 milhões. Essa nova estrutura está à disposição de servidores, produtores rurais e sociedade de Pindamonhangaba e região um espaço amplo, adequado e equipado para aprimorar e ampliar o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da CATI no Vale do Paraíba. “O prédio faz parte da história do município e a sua reforma traz grandes melhorias e benefícios para que nossos funcionários prestem atendimento de qualidade aos produtores rurais, garantindo a missão institucional de promover o desenvolvimento rural sustentável”, ressaltou o diretor da CATI Regional Pindamonhangaba, Haley Silva de Carvalho, enfatizando que a instituição imprimiu sua história no Vale do Paraíba, por meio das Casas da Lavoura, atuais Casas da Agricultura.
“A Secretaria de Agricultura está de portas abertas para todos os produtores rurais e essa casa, recém reformada, trará muito desenvolvimento para a região”, disse o secretário Antonio Junqueira.
Ele disse que que a nova estrutura da CATI de Pindamonhangaba vai melhorar o atendimento ao pequeno produtor rural e que esse é o principal objetivo da Pasta. “Temos no estado mais de 400 mil imóveis rurais, sendo que aproximadamente 200 mil são pequenas propriedades de até 22 hectares, por isso temos que trabalhar e ajudar esse agricultor que acorda cedo todos os dias, batalha e gera um benefício econômico enorme para o Estado de São Paulo”, completou.
O vice-prefeito, Ricardo Piorino, reafirmou o compromisso da Prefeitura com o setor agropecuário. “Temos realizado grandes investimentos para Pindamonhangaba e viabilizado muitas parcerias. Especialmente para o setor agropecuário, destaco nossos serviços do Departamento de Agricultura, que que passará a ser Secretaria. Temos realizado reuniões com o Dr. Isael e vamos criar nossa Secretaria de Agricultura, para desenvolver ainda mais o setor, que tem dezenas de produtores rurais em diversos segmentos”.
Piorino também destacou o trabalho em estradas rurais. “Temos atuado para garantir melhores condições às famílias em área rural e aos nossos produtores, desde nossos programas de atendimento específico, como também melhorias em estradas e acesso ao campo. Nossas estradas rurais estão em bom estado de conservação e temos equipes atuando em diversas frentes”.
Durante a solenidade o engenheiro agrônomo aposentado, João Bosco Pereira, que foi diretor da CATI, foi homenageado. Ele agradeceu pelo prêmio e disse que estende o reconhecimento a todos os servidores da CATI Regional Pindamonhangaba que contribuíram e contribuem para que haja desenvolvimento rural sustentável no Vale do Paraíba, com geração de renda, emprego e transformação de vidas.

Palestra de Tendências de Carreira e Perspectivas de Mercado de Trabalho foi um Sucesso!

Palestra de Tendências de Carreira e Perspectivas de Mercado de Trabalho foi um Sucesso!

Aconteceu na unidade de atendimento do UniFunvic no Shopping Pátio Pinda um workshop que abordou tendências de carreira e perspectivas futuras do mercado de trabalho. O evento foi uma parceria com a RH Brasil e contou com o apoio da Sincomércio, do Shopping Pátio Pinda e da Acip.
 

Pinda lidera pacto global de cidade antirracista

As ações de combate ao racismo de Pindamonhangaba estão elevando o nome da cidade em todo o Brasil. Recentemente, no Fórum de Prefeitos, em Campinas, Pindamonhangaba foi novamente destaque por liberar o pacto global de cidade antirrascista.
Na ocasião, os representantes de Pindamonhangaba no evento solicitaram a inclusão de outras cidades da região do Vale do Paraíba no pacto, como Jacareí e Caçapava. O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, conversou com os prefeitos presentes, em especial com o de Jacareí (Isaias Santana) e com a de Caçapava (Pétala Lacerda).
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, João Carlos Salgado, disse que os prefeitos “ficaram muito satisfeitos com a adesão de Pindamonhangaba e parabenizaram a cidade por essa importante política pública”. Ainda de acordo com ele, “o objetivo é conseguir a adesão de toda as cidades da região nesta ação global de cidades antirracistas, para que a região consiga fazer frente regional no combate ao racismo e toda forma de discriminação”.

Prefeitura, Promotoria e OAB debatem ações para abordagem humanizada a moradores em situação de rua

Prefeitura, Promotoria e OAB debatem ações para abordagem humanizada a moradores em situação de rua

Com o objetivo de acolher e encaminhar os moradores em situação de rua aos serviços disponíveis no município, bem como trabalhar no resgate de vínculos familiares, a Prefeitura de Pindamonhangaba, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniram-se na manhã desta terça-feira (15) para elaboração de um plano de ação que será executado a várias mãos.
O encontro foi conduzido pelo vice-prefeito Ricardo Piorino e pelo Promotor de Justiça Dr. Jaime Meira do Nascimento Júnior e contou com a participação de representantes das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública, Administração, Cultura e Turismo, Mulher, Família e Direitos Humanos e Departamento de Comunicação. Participou também o presidente da OAB, Dr. Antônio Aziz.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, enfatizou as ações que o município já vem realizando como o programa “Transformando Vidas”, projeto que resgata moradores de rua e realiza sua inserção na sociedade, ofertando dignidade a eles.
“Estamos sempre intensificando o trabalho da proteção social especial para este segmento da população, entretanto temos que reconhecer que não é uma tarefa fácil. Conversando com colegas da Assistência Social de outras prefeituras do Vale do Paraíba percebemos que é um enfrentamento geral, que aumentou muito pós pandemia”, explicou Ana Paula.
A secretária relatou o aparelhamento de equipamentos públicos para uma boa prestação do serviço de abordagem social, que antes não existia no município, como o Centro de Acolhimento Emergencial implantado em abril de 2020 e o Albergue Municipal, serviço permanente inaugurado em junho de 2022, além do Projeto “Rondas Noturnas”.
Para o vice-prefeito Ricardo Piorino, todas as ações implantadas pela Prefeitura de Pindamonhangaba mostram que a gestão está no caminho certo, sendo necessário avançar com uma força-tarefa que deverá ser realizada de forma conjunta e integrada com a sociedade.
“Estamos recebendo muitas reclamações de munícipes indignados com a grande presença de moradores em situação de rua nos semáforos, fazendo malabarismo circense com faca e fogo, colocando vidas em risco. Queremos intensificar as abordagens, acolher essas pessoas, ofertar dignidade através dos programas sociais que temos”, enfatizou Piorino.
Segundo a Prefeitura, existem cases de sucesso que já foram registrados com pessoas que estavam nesta situação, que tinham casa e familiares na cidade e que foi possível resgatá-las para uma nova vida. A Secretaria da Mulher e Direitos Humanos destacou algumas articulações que já vêm sendo realizadas.
O promotor de Justiça Dr. Jaime Meira do Nascimento pontuou situações sobre o trabalho que já vem realizando sobre essa temática. “É uma tarefa árdua, mas que precisa ser enfrentada com apoio de entidades como a OAB e com definições de atribuições para cada área. É muito importante a Prefeitura fazer essa articulação e promover as devidas intervenções, sendo necessário estar atento a evitar excessos, preservar as abordagens e fazer o acolhimento dentro da legislação em vigor”, afirmou o promotor.
Ao final do encontro, as autoridades destacaram a importância de um novo encontro com mais representatividade e agendada para o dia 22 de agosto uma nova discussão sobre o tema no Auditório da Prefeitura, com a presença de outras secretarias municipais e instituições públicas e privadas.

Servidores federais e governo não têm acordo para reajuste de 2024

A reunião entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e representantes de servidores públicos federais, para tratar da Campanha Salarial de 2024, terminou sem consenso. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.

Esta é terceira reunião do ano com a Mesa Nacional de Negociação Permanente, que foi reinstalada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em fevereiro. As duas primeiras reuniões sobre o tema foram realizadas nos dias 11 e 25 de julho, em Brasília.

A bancada sindical acusa o governo federal de vincular a proposta de reajuste à aprovação do arcabouço fiscal e, com isso, paralisar as negociações. O projeto está na Câmara dos Deputados, para onde voltou após ser aprovado no Senado e sofrer alterações. Os deputados têm até 31 de agosto – data limite para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – para votar o texto.

A Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) entende que devido aos limites previstos no arcabouço fiscal, o futuro da negociação ainda está indefinido.

Após o encontro, a Fenasps divulgou nota à imprensa sobre a resposta do governo. “Esta decisão do governo representa uma frustração para o conjunto dos servidores federais que aguardam há muito tempo para terem reajuste salarial e correção nos benefícios sociais como Saúde e auxílio-alimentação”.

Na reunião desta quinta-feira, o governo federal foi representado pelas Secretarias de Gestão de Pessoas (SGP) e de Relações de Trabalho (SRT), ambas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Procurado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos não se manifestou sobre a negociação com os servidores até o fechamento desta reportagem.

Não há data para uma nova reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente e a continuidade das negociações.

Demandas dos sindicatos

As entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) apresentaram os pontos centrais da Campanha Salarial de 2024.

  • Recomposição Salarial das perdas inflacionárias acumuladas desde de julho de 2010, avaliadas em 53,05%;
  • Revogaço, que é revogação de todas as medidas provisórias, portarias e decretos presidenciais que, de acordo com os sindicatos, “atacam os servidores públicos federais e os próprios serviços públicos”;
  • Equiparação entre os benefícios dos servidores do Poder Executivo com os dos demais Poderes (Legislativo e Judiciário);
  • Instalação, em caráter de urgência, das Mesas Setoriais/Específicas que debaterão a reestruturação das carreiras.

A categoria também cobrou do governo federal a garantia de que haverá recursos financeiros para recomposição salarial na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, que tem prazo até 31 de agosto para ser entregue ao Congresso Nacional.

A diretora da Secretaria de Políticas Sociais da Fenasps, Viviane Peres, esclarece que a maior cobrança é mesmo pelo chamado “revogaço”, com a revogação de diversas medidas editadas nos governos dos ex-presidente Michel Temer e Jair Bolsonaro, além da retirada da Reforma Administrativa (PEC 32) da pauta do Congresso Nacional.

“Na reunião anterior sobre essa discussão, pouca coisa avançou no debate com o governo, no sentido de revogar essas medidas. As entidades estão solicitando revogações de itens, portarias, vários atos normativos. Mas, o processo está bastante limitado”. Os objetivos são reestruturar administração pública federal e combater perseguições e ataque aos servidores e aos serviços públicos.

Dia Nacional de Lutas

A reunião fez parte do Dia Nacional de Lutas da categoria, instituído neste 10 de agosto, por recomposição das perdas salariais e reestruturação das carreiras.

Durante o dia, em algumas cidades brasileiras, houve registro de mobilizações, atividades de rua e paralisações, em defesa do serviço público de qualidade, contra a Reforma Administrativa e pelo fim do assédio moral institucional.

Entidades representativas dos servidores públicos protestaram contra “a retirada de direitos dos trabalhadores, precarização das relações de trabalho, a extinção da jornada de trabalho no serviço público federal, pelo fim da responsabilização do servidor pelo adoecimento; do aprofundamento do assédio institucionalizado, da precarização; falta de atendimento presencial para a população nos serviços públicos”, entre outros.

Os representantes dos servidores planejam novas mobilizações, plenárias online de servidores públicos federais e conversas com parlamentares para conseguir a aprovação das pautas no Congresso Nacional.

 

© Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Agência Brasil

Pinda faz mais 387 castrações de cães e gatos; número de faltas preocupa Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do CEPATAS, realizou mais uma edição da castração de cães e gastos no sábado (5) e domingo (6) no Castramóvel, que ficou estacionado no CCI Vale das Acácias, em Moreira César. No total foram 387 animais castrados entre cães e gatos.
Sobre a castração, a tutora Isabela Bastos elogiou a Prefeitura de Pindamonhangaba. “É uma ação muito boa, que ajuda muito a comunidade. Muitas pessoas não teriam condição de fazer a castração particular e essa iniciativa da Prefeitura foi sensacional. Fiz o cadastro e trouxe a Livi hoje. Agora é aguardar a recuperação, que já fui orientada que será rápida e tranquila”, disse.
Apesar do número elevado de castrações, a responsável pelo CEPATAS, Andrea Louzada, lamentou a grande quantidade de ausências. Foram realizadas 580 inscrições, sendo 387 animais castrados, índice elevado de 33% de faltas. “Infelizmente, essas faltas têm acontecido com frequência, prejudicando o nosso planejamento de castração e, o principal, a entrega de um serviço eficiente ao cidadão”.
A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, explicou que o absenteísmo é um grande problema para a saúde pública. “Tanto na castração de animais, quanto em consultas e exames e procedimentos de saúde para os humanos, precisamos que a população respeite os dias e horários agendados e não falte. Isso gera uma perda da eficiência do serviço público, deixa lacunas no atendimento, onera os cofres públicos e prejudica toda a população”, afirmou.
Ainda de acordo com Andrea Louzada, em cada bairro a empresa que realiza o serviço para a Prefeitura vai preparada para realizar entre 400 e 500 castrações. “Temos uma grande oferta e seria importante que as pessoas respeitassem o agendamento, porque o não comparecimento prejudica os demais”, lembrou.
Em 2023 ano já foram realizadas 1.476 castrações e a meta é chegar em 3 mil até o fim do ano.

Secretaria de Habitação inicia trabalho social no Empreendimento Habitacional Bem Viver

Secretaria de Habitação inicia trabalho social no Empreendimento Habitacional Bem Viver


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, iniciou na quinta-feira, dia 03 de agosto, as atividades do Plano de Desenvolvimento Sócio-Territorial no Empreendimento Habitacional Bem Viver, no bairro Araretama.
O foco é o fortalecimento da participação e da cidadania da população que vive no local, bem como sua inserção nos novos espaços de vivência e integração com as comunidades do entorno e na cidade de forma geral.
Atualmente, são quase 10 mil pessoas que vivem no Bem Viver, sendo 1536 famílias divididas em seis Condomínios. Esse projeto já era esperado por muitos moradores que poderão, a partir de agora, receber atendimentos psicossociais e cursos e capacitações profissionalizantes, dentre tantas outras atividades que serão oferecidas.
De acordo com informações da Secretaria de Habitação, o trabalho será realizado por uma Empresa contratada através de licitação e com recursos do Governo Federal, sendo investidos quase 1 milhão de reais no Projeto pelo período de um ano.
O objetivo principal será promover as ações de caráter informativo, educativo e sócio-organizativo junto aos moradores do Empreendimento, de forma a promover a participação cidadã, favorecer a gestão condominial e a correta apropriação dos espaços coletivos na perspectiva de contribuir para fortalecer a melhoria da qualidade de vida sustentável dessas famílias.
A missão da equipe é trabalhar em Rede e apoiar os moradores, desenvolvendo a organização comunitária, a educação ambiental e patrimonial, o planejamento e a gestão do orçamento familiar, a geração de trabalho e renda, entre outras atividades.
Serão vários profissionais envolvidos em diversas áreas de atuações que irão ofertar atendimentos, capacitações, reuniões comunitárias, articulações com a Rede e principalmente discussões dos problemas cotidianos dos moradores, propondo alternativas e encaminhamentos para demandas individuas e coletivas.
Segundo o prefeito Dr. Isael Domingues, “esse projeto é uma oportunidade importante para os moradores do Bem Viver e já na reunião de abertura foi disponibilizado apoio para as questões trazidas pelos moradores como a reorganização dos espaços públicos e de serviços no Empreendimento. Nessa primeira reunião já conversamos com os moradores e estamos buscando alternativas para os problemas apresentados”.
A proposta da empresa é atender todas as pessoas que tenham interesse em participar ao menos de uma das atividades alcançando quase a totalidade dos moradores através das palestras, reuniões em grupo, atendimentos individuais, cursos de capacitação e geração de renda, bem como vários outros serviços de acordo com o interesse das famílias que vivem no Empreendimento.
A diretora de Habitação, Monique Dias, se comprometeu juntamente a sua equipe social a acompanhar de perto o projeto e já vem trabalhando em parceria com a empresa contratada para oferta de novas possibilidades para que as pessoas que moram nos apartamentos, considerando que as ações visam a integração comunitária e o trabalho em Rede.
No próximo dia 11/08, no período da tarde, será realizado um grande encontro com os moradores para apresentação da equipe técnica do trabalho social, bem como os cursos e serviços disponíveis.
As pessoas que quiserem contribuir através de parcerias com o Projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Habitação pelo Disque Habitação (12) 935005005.

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Bandeira verde continua em agosto, sem cobrança adicional de energia

A bandeira tarifária para o mês de agosto continuará verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores brasileiros. 

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a decisão foi tomada por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. A bandeira está no patamar verde desde abril de 2022 e a expectativa da Aneel é que esse cenário seja mantido até o final do ano. 

A bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. O SIN é a malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

Criado em 2015, o mecanismo das bandeiras tarifárias tem o objetivo de dar transparência ao custo real da energia elétrica. As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

 

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Agência Brasil

Prazo para troca do cartão do transporte público e transferência dos créditos é prorrogado até dia 31 de julho

Prazo para troca do cartão do transporte público e transferência dos créditos é prorrogado até dia 31 de julho

A empresa concessionária do transporte público em Pindamonhangaba, Viva Pinda, prorrogou até segunda-feira, dia 31 de julho o prazo para os usuários do transporte coletivo realizarem a troca do antigo cartão pelo novo cartão eletrônico de forma gratuita.
O munícipe deve comparecer no guichê da Viva Pinda no terminal da Praça Barão Homem de Melo, no horário das 9h às 18h, realizar a atualização dos dados, apresentando RG e CPF e informar endereço e telefone de contato.
A nova bilhetagem eletrônica é mais uma das ações de melhorias que estão sendo implementadas, com o novo contrato de prestação dos serviços de transporte público em Pindamonhangaba, que teve início dia 1º de janeiro deste ano.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo titular do cartão, uma vez que o mesmo é pessoal e intransferível. Para menores de idades, o pai ou responsável pode realizar a troca. Após esse prazo, a empresa não realizará mais a troca de cartão e o usuário deve adquirir o novo cartão.
Para quem ainda não tem o cartão e deseja adquirir, o interessado deve dirigir-se diretamente ao guichê e fazer a aquisição com a compra de crédito. O pagamento da passagem em dinheiro para visitantes ou usuários que não utilizam com frequência o transporte público permanecerá sendo realizado pela empresa.
Com essa ação não se utiliza dinheiro nas passagens e evita a comercialização dos passes, gerando maior segurança aos passageiros. O novo sistema permite a empresa Viva Pinda gerenciar o transporte de modo dinâmico, possuindo todas as ferramentas necessárias para a realização de um controle mais eficiente.
Para mais esclarecimentos os usuários podem acessar www.bempinda.com.br ou pelo telefone 3604-6110.

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