Acadêmicos da APL espalham o gosto pela leitura nas escolas de Pinda

A leitura tem o poder de abrir mundos, inspirar sonhos e transformar vidas. E foi exatamente isso que aconteceu em Pindamonhangaba durante a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura e à Escrita, realizada de 9 a 13 de setembro, nas escolas estaduais da cidade.

Por meio do projeto “Feito Acadêmico”, da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), escritores e professores estiveram presentes nas escolas, a convite das diretoras e responsáveis, levando atividades literárias que encantaram os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Os acadêmicos Ricardo Estevão, Juraci Faria Condé e Jucélia Batista participaram de varal de poesias, contação de histórias, palestras e rodas de conversa. Ricardo Estevam visitou as escolas EE Prof Jose Pinto Marcondes Pestana (Cidade Nova), E.E. Ismênia Monteiro de Oliveira (Andrade) e Escola Estadual Prof. Alzira Franco (Alto do Cardoso), conversando sobre seu livro “Bob Kurt” e incentivando o prazer pela leitura. Ele também agradeceu às equipes escolares pelo convite e pela acolhida: diretora Vanderleia Carvalho, coordenadora Elaine Santos (também da APL) e professora Evanilda Pereira, da Sala de Leitura, da Pinto Pestana; diretora Gislene Valadão de Melo Soares e Julia Peternelli, professora da Sala de Leitura, da Ismênia; e diretora Renée de Oliveira Franca e professora Débora Machado, da Sala de Leitura, da Alzira Franco. “Todo movimento a favor da leitura deve ser apoiado, aplaudido e expandido. Participar dessas ações é uma alegria e uma forma de aproximar os jovens da literatura”, disse Ricardo Estevão, emocionado com os encontros.

Juraci de Faria Condé e Jucélia Batista estiveram na E.E Profª Gabriella Monteiro de Athayde Marcondes (Cruz Grande) participando de atividades com os estudantes, levando conhecimento, inspiração e incentivo ao gosto pela leitura. Elas agradecem a professora Maria Luciene pelo convite e acolhida. 

“Os alunos são muito receptivos e educados. O interesse deles pelo universo da escrita, inspiração, tempo que um livro leva para ser editado e, de modo especial, o momento de nossas vidas iniciamos a arte da escrita, me surpreendeu. Esses questionamentos dos estudantes do Ensino Médio revelam a existência de um trabalho pedagógico muito bem estruturado na escola em prol do livro e da leitura e de uma formação pedagógica inconteste”, destacou Juraci de Faria Condé.

Jucélia Batista comentou sobre a experiência com os alunos do Ensino Médio. “Fiquei encantada com o interesse deles! Recebi muitas perguntas sobre ilustração, ideias para livros e cursos, e aproveitei para falar sobre a importância da leitura crítica. Foi um grupo participativo, curioso e atento, incluindo uma adolescente autista que interagia com entusiasmo. Representar a APL e levar a literatura para as escolas foi muito gratificante”, afirmou.

A presidente da APL, Rhosana Dalle, celebrou a dedicação dos acadêmicos. “Embora seja uma iniciativa voluntária e individual, eles estão levando a academia para as comunidades escolares, incentivando os alunos no gosto pela leitura e mostrando que a literatura é para todos”, frisou.

Alunos da EE Mário Bulcão Giudice realizam visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente

Alunos da EE Mário Bulcão Giudice realizam visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente

Estudantes do 2º ano do ensino médio e do curso técnico em administração da EE Professor Mário Bulcão Giudice participaram, na quarta-feira (27), de uma visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba. A atividade teve como principal objetivo aproximar os jovens da prática administrativa, oferecendo uma visão real do funcionamento de um órgão público e de sua importância para a cidade.

A visita foi conduzida pela gestora de Projetos Ambientais, Ana Letícia Espigares Sanches, que apresentou aos estudantes os setores do parque, explicando as atividades desenvolvidas e ressaltando o papel de cada um deles para a preservação ambiental. Os alunos puderam observar como a teoria aprendida em sala de aula se conecta ao cotidiano profissional, conhecendo processos administrativos, gestão de recursos, organização de equipes e até mesmo iniciativas ambientais, como o círculo de bananeira.

O encontro também contou com a participação dos chefes de divisão Israel Alves e Marcelo Leal, além dos analistas Jonas Caçador e William Fazão Dias, que esclareceram dúvidas e compartilharam experiências. 

Para o secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, a ação reforça a integração entre teoria e prática na formação dos jovens. “O contato direto com a rotina de um órgão público permite que os alunos conectem o conhecimento teórico da administração com a aplicação prática, compreendendo como cada função contribui para um objetivo maior”, destacou.

A iniciativa foi organizada pelos professores Luiz Gustavo Ramos de Mello, Oswaldo Macedo Negrão e Iris Renata Ajala de Oliveira, responsáveis pela turma. Ressaltaram a relevância da experiência para a formação profissional, destacando como a vivência ajuda a preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da administração aplicada à área ambiental.

Alunos da rede municipal são premiados em programa de educação ambiental e seguem para etapa nacional

Alunos da rede municipal são premiados em programa de educação ambiental e seguem para etapa nacional

O auditório do Parque Natural Municipal Vale do Itaim recebeu a cerimônia de premiação do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo 2025.

A iniciativa é promovida pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) em parceria com a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Educação e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.

O evento reuniu estudantes das duas turmas vencedoras, sendo 21 alunos do 5º ano da EMEIEF Mário Lemos, do bairro Caieiras, zona rural do município, e 23 alunos do 4º ano da EMEIEF Guido Miné (Cecap).

Entre os trabalhos apresentados sobre o tema “Mudanças Climáticas” foi premiada uma redação vencedora, escrita por uma aluna da escola Mário Lemos, e um desenho vencedor, elaborado por uma aluna da escola Guido Miné.

As estudantes vencedoras representarão Taubaté na etapa nacional, concorrendo com produções de alunos de todo o país

Programa de Educação Ambiental Campo Limpo 2025

O PEA Campo Limpo já foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como boa prática de disseminação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), levando educação ambiental de qualidade a escolas de todo o Brasil.

O tema desse ano é “Mudanças Climáticas e a Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos”.

Além da entrega dos prêmios, a programação contou com palestras do inpEV e da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, além de um passeio educativo pela trilha da floresta, reforçando a importância da educação ambiental na preservação do meio ambiente.

O concurso e as formações do programa buscam abordar essa temática de forma a envolver e transformar educadores e alunos, incentivando a vivência intergeracional e a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos para um futuro mais sustentável.

Estudante de Medicina do UniFUNVIC recebe Honra ao Mérito na Câmara Municipal

Estudante de Medicina do UniFUNVIC recebe Honra ao Mérito na Câmara Municipal

Larissa Karla Batista Rosa é reconhecida como a única pindamonhangabense contemplada com bolsa integral do Prouni para cursar Medicina no UniFUNVIC.

 

A educação transforma vidas e constrói histórias inspiradoras. E foi justamente esse exemplo que ganhou destaque durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, com a homenagem à acadêmica Larissa Karla Batista Rosa, estudante do curso de Medicina do UniFUNVIC.

Atendendo ao Requerimento nº 849/2025, de autoria do vereador Carlos Moura – Magrão, a jovem recebeu o Diploma de Honra ao Mérito por ter conquistado 100% de bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), garantindo sua vaga no concorrido curso de Medicina do UniFUNVIC. Larissa é a única estudante de Pindamonhangaba a alcançar esse feito na atual edição do programa.

O vereador Magrão destacou, em seu pronunciamento, a importância do curso de Medicina do UniFUNVIC para a cidade e para toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, ressaltando que a presença da universidade contribui diretamente para a formação de profissionais qualificados e para o fortalecimento da saúde regional. Ele também enalteceu a dedicação e o empenho de Larissa, além do apoio incondicional de sua família.

O reitor do UniFUNVIC, professor Luís Otávio Palhari, esteve presente à sessão e, ao se pronunciar no plenário, parabenizou Larissa pela conquista e agradeceu ao vereador pela iniciativa da homenagem.

> “Exemplos como o da estudante Larissa, de dedicação e perseverança, merecem ser reconhecidos e divulgados como inspiração para outras pessoas”, afirmou.

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, beneficiando milhares de estudantes em todo o país. Para Larissa, essa oportunidade representa não apenas a realização de um sonho pessoal, mas também a possibilidade de, no futuro, contribuir com a saúde e o bem-estar da população de sua cidade e região.

A trajetória da estudante demonstra que, com esforço, fé e apoio familiar, é possível transformar realidades. Para o UniFUNVIC, conquistas como essa reforçam o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e com a missão de ampliar o acesso à educação de qualidade.

? Compartilhe esta história e ajude a inspirar mais jovens a acreditarem que o sonho da graduação é possível.

Nova CMEI Tabaú “Profª Andrea Cristina de Souza Bissoli” inicia aulas com grande adesão e alegria*

Nova CMEI Tabaú “Profª Andrea Cristina de Souza Bissoli” inicia aulas com grande adesão e alegria*

 

Na manhã desta segunda-feira (11), o início das aulas na nova unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tabaú, batizada com o nome da professora Andrea Cristina de Souza Bissoli foi especial. A diretora Mariângela Rodrigues, juntamente com professores, funcionários, representantes da Secretaria de Educação e o prefeito Ricardo Piorino, receberam os alunos e suas famílias para celebrar o início de um importante capítulo na educação infantil do município. A participação do prefeito faz parte da série de visitas às unidades escolares municipais.

Localizado no bairro Tabaú, o CMEI Profª Andrea já conta com muitas matrículas confirmadas, o que demonstra a confiança da comunidade no trabalho desenvolvido pela unidade. A creche oferece atendimento para crianças das turmas Infantil I e II (2 e 3 anos), nos períodos parcial (manhã e tarde) e integral, e ainda há vagas remanescentes disponíveis.

A unidade conta com uma infraestrutura moderna e adequada às necessidades do desenvolvimento integral das crianças. A equipe pedagógica, qualificada e dedicada, proporciona um ambiente seguro e acolhedor para as famílias e seus pequenos.

O prefeito Ricardo Piorino destacou a importância da nova CMEI para a região. “Ver o sorriso no rosto das crianças e a alegria das famílias neste novo espaço é a maior recompensa para todos que trabalham pela educação em nossa cidade. O CMEI Profª Andrea foi criado com o compromisso de oferecer um ambiente acolhedor e de qualidade, fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças e para o futuro de Pindamonhangaba”, afirmou.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, ressaltou a relevância da nova creche para a comunidade. “O CMEI Profª Andrea representa um avanço significativo na oferta de vagas para a educação infantil. Nosso compromisso é garantir que todas as crianças tenham acesso a um ambiente educativo de qualidade, que favoreça seu desenvolvimento pleno. Convidamos as famílias a aproveitarem as vagas ainda disponíveis e confiarem no trabalho que nossa equipe realiza com dedicação e amor”, destacou. 

As famílias interessadas em realizar matrícula ou solicitar transferência para a nova unidade podem fazer a solicitação presencialmente na secretaria polo centro (para transferências) ou pelo portal da Prefeitura, no endereço https://www.educapinda.net.br/ (para novas inscrições). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-1562 / 3644-1563 ou presencialmente na Rua General Júlio Salgado, 996, bairro Tabaú.

Biblioteca Vila São Benedito promove atividade de férias com temática mágica

Biblioteca Vila São Benedito promove atividade de férias com temática mágica

A Biblioteca Maria do Carmo dos Santos Gomes realizou, na última sexta-feira (18), a primeira ação de sua programação especial de férias de julho. Com o tema “Dia Mágico”, a atividade foi voltada para crianças de 6 a 12 anos e marcou o início de uma série de eventos que integram as ações culturais do mês, em comemoração aos 320 anos de Pindamonhangaba.
A ação foi inspirada no universo do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, promovendo um momento de imaginação e criatividade. Durante a tarde, as crianças participaram de um mini-jogo interativo para descobrirem a qual casa da Escola de Magia de Hogwarts pertenciam, e deram asas à imaginação ao desenhar suas próprias versões de feiticeiro.
A condução da atividade foi realizada por Ana Luiza, da Secretaria de Comunicação e Eventos, que propôs uma abordagem recreativa para estimular a fantasia, o gosto pela leitura e o envolvimento com narrativas ficcionais.
De acordo com a bibliotecária responsável, Anna Claudia, o retorno das crianças foi positivo. “Momentos como esse ajudam a despertar nas crianças o prazer pela leitura e a vontade de frequentar a biblioteca. Nosso objetivo é que elas se sintam acolhidas e motivadas a explorar o universo dos livros desde cedo”, afirmou.
A programação da biblioteca segue ao longo do mês de julho com novas atividades para o público infatojuvenil. A Biblioteca Maria do Carmo dos Santos Gomes está localizada na Rua Guilherme Nicoleti, 1169, na Vila São Benedito, e a entrada é gratuita.

Projeto incentiva educação turística nas escolas municipais de Pindamonhangaba

Projeto incentiva educação turística nas escolas municipais de Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba está promovendo a educação turística nas escolas da rede municipal por meio do projeto “Aprendendo ‘Sim’ com o Turismo”. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, e tem como objetivo despertar o sentimento de pertencimento dos alunos, além de apresentar o turismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.
O projeto utiliza os atrativos turísticos locais como instrumento pedagógico, reforçando a importância da história, cultura, patrimônios tombados e curiosidades da cidade. Os alunos são acompanhados por profissionais do Departamento de Turismo, que realizam palestras em sala de aula com o apoio de recursos visuais, livros e materiais gráficos.
Em uma das atividades desenvolvidas, os alunos puderam vivenciar um passeio pedagógico marcante. O roteiro incluiu o deck da entrada da cidade, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, e o Bosque da Princesa. As crianças demonstraram entusiasmo e curiosidade ao explorarem os espaços.
A execução do projeto, coordenada pelo diretor de Turismo, Fábio Vieira, conta com o envolvimento direto e dedicado da equipe do Departamento de Turismo, formada por Miriam, Mabel, Rosana, Adriano, Edson, Thaise e o estagiário Kauan.
“Nosso objetivo é mostrar às crianças que Pindamonhangaba tem uma riqueza histórica e cultural que merece ser conhecida e valorizada. O turismo começa com o olhar de quem vive aqui”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, João Biro.
“Acreditamos que a escola também é espaço para despertar nos alunos o amor pela cidade onde vivem. Com o turismo educativo, unimos conhecimento, identidade e pertencimento em uma experiência que vai além da sala de aula”, destacou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
Mais do que um passeio, o projeto proporciona conhecimento, reforça a identidade local e amplia horizontes, conectando os alunos à cidade em que vivem. As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo e agendar a atividade.

Estudantes de Taubaté são pré-selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Estudantes de Taubaté são pré-selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Com o excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 17 estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino de Taubaté foram pré-selecionados para as seletivas nacionais que definirão os representantes brasileiros na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, a OLAA, e na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica, a IOAA.

A etapa final de seleção ocorrerá no segundo semestre de 2025. Entretanto, a pré-seleção já representa um importante reconhecimento ao empenho e à dedicação dos estudantes, bem como ao trabalho pedagógico de excelência realizado nas unidades escolares.

Confira a lista dos estudantes pré-selecionados:

• EMIEF Silvino Vicente Kunz Padre
Alice Coelho
Beatriz Nunes Soares Dos Santos
Carlos Eduardo Da Silva Pereira
Kalleb Adrian Da Silva Conquista
Vinicius Camargo Xavier Ferreira
Manuela Marinho Soares Da Silva

• EMIEF Sgt. Everton Vendramel De Castro Chagas
Angel Kristyne Gomes Moreira
Leonardo Brito Amorim Almeida

• EMEFM Prof. José Ezequiel De Souza
Breno F. Ramos Domingues
Davi Alves Dos Santos Neves
Gustavo B. Pereira
Lara Pereira Dias
Lauren Silva Gonçalves
Mia Moura Sullivan
Miguel Ayres Fagundes

• EMIEF Marta Miranda Del Rei
Luana Da Fonseca Machado

• EMEFM Joaquim Franca Vereador
Zaqueu Isaías De Oliveira Santos

Importante destacar o papel fundamental dos professores Aline Gaspar (Areão), William Pereira (Novo Horizonte), Paulo Silva (Sítio II), Natália Quinquiolo e Cinthia Garcez (Ezequiel) que acompanham e incentivam esses alunos.

Estudantes desenvolvem aprendizado do xadrez e participam de campeonato

Estudantes desenvolvem aprendizado do xadrez e participam de campeonato

A escola Professor José Ezequiel de Souza desenvolve, desde o início do ano letivo, o ensino do xadrez como atividade lúdica complementar para os alunos do período integral durante a oficina do Espaço do Conhecimento, conduzida pelo professor Alessandro José Sandor.

O interesse dos alunos cresceu de forma surpreendente e, com a evolução no jogo, surgiu a oportunidade para participarem de um torneio externo. No dia 31 de maio, alguns estudantes representaram a escola no torneio realizado na escola Professor Luiz Augusto da Silva, organizado pelo professor Daivison de Paula Lima.

Os resultados foram excelentes e a direção e coordenação da escola Ezequiel realizaram uma homenagem aos alunos que participaram do torneio, de modo a valorizar este momento e empenho de todos.

Foi realizada uma cerimônia para a entrega de certificado aos estudantes para reconhecer o desempenho dos enxadristas. Mais do que resultados, foi celebrada a dedicação e a capacidade de superação desses jovens.

Go to top