Projeto incentiva educação turística nas escolas municipais de Pindamonhangaba
A Prefeitura de Pindamonhangaba está promovendo a educação turística nas escolas da rede municipal por meio do projeto “Aprendendo ‘Sim’ com o Turismo”. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, e tem como objetivo despertar o sentimento de pertencimento dos alunos, além de apresentar o turismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.
O projeto utiliza os atrativos turísticos locais como instrumento pedagógico, reforçando a importância da história, cultura, patrimônios tombados e curiosidades da cidade. Os alunos são acompanhados por profissionais do Departamento de Turismo, que realizam palestras em sala de aula com o apoio de recursos visuais, livros e materiais gráficos.
Em uma das atividades desenvolvidas, os alunos puderam vivenciar um passeio pedagógico marcante. O roteiro incluiu o deck da entrada da cidade, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, e o Bosque da Princesa. As crianças demonstraram entusiasmo e curiosidade ao explorarem os espaços.
A execução do projeto, coordenada pelo diretor de Turismo, Fábio Vieira, conta com o envolvimento direto e dedicado da equipe do Departamento de Turismo, formada por Miriam, Mabel, Rosana, Adriano, Edson, Thaise e o estagiário Kauan.
“Nosso objetivo é mostrar às crianças que Pindamonhangaba tem uma riqueza histórica e cultural que merece ser conhecida e valorizada. O turismo começa com o olhar de quem vive aqui”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, João Biro.
“Acreditamos que a escola também é espaço para despertar nos alunos o amor pela cidade onde vivem. Com o turismo educativo, unimos conhecimento, identidade e pertencimento em uma experiência que vai além da sala de aula”, destacou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
Mais do que um passeio, o projeto proporciona conhecimento, reforça a identidade local e amplia horizontes, conectando os alunos à cidade em que vivem. As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo e agendar a atividade.
Estudantes de Taubaté são pré-selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia
Com o excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 17 estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino de Taubaté foram pré-selecionados para as seletivas nacionais que definirão os representantes brasileiros na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, a OLAA, e na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica, a IOAA.
A etapa final de seleção ocorrerá no segundo semestre de 2025. Entretanto, a pré-seleção já representa um importante reconhecimento ao empenho e à dedicação dos estudantes, bem como ao trabalho pedagógico de excelência realizado nas unidades escolares.
Confira a lista dos estudantes pré-selecionados:
• EMIEF Silvino Vicente Kunz Padre
Alice Coelho
Beatriz Nunes Soares Dos Santos
Carlos Eduardo Da Silva Pereira
Kalleb Adrian Da Silva Conquista
Vinicius Camargo Xavier Ferreira
Manuela Marinho Soares Da Silva
• EMIEF Sgt. Everton Vendramel De Castro Chagas
Angel Kristyne Gomes Moreira
Leonardo Brito Amorim Almeida
• EMEFM Prof. José Ezequiel De Souza
Breno F. Ramos Domingues
Davi Alves Dos Santos Neves
Gustavo B. Pereira
Lara Pereira Dias
Lauren Silva Gonçalves
Mia Moura Sullivan
Miguel Ayres Fagundes
• EMIEF Marta Miranda Del Rei
Luana Da Fonseca Machado
• EMEFM Joaquim Franca Vereador
Zaqueu Isaías De Oliveira Santos
Importante destacar o papel fundamental dos professores Aline Gaspar (Areão), William Pereira (Novo Horizonte), Paulo Silva (Sítio II), Natália Quinquiolo e Cinthia Garcez (Ezequiel) que acompanham e incentivam esses alunos.
Estudantes desenvolvem aprendizado do xadrez e participam de campeonato
A escola Professor José Ezequiel de Souza desenvolve, desde o início do ano letivo, o ensino do xadrez como atividade lúdica complementar para os alunos do período integral durante a oficina do Espaço do Conhecimento, conduzida pelo professor Alessandro José Sandor.
O interesse dos alunos cresceu de forma surpreendente e, com a evolução no jogo, surgiu a oportunidade para participarem de um torneio externo. No dia 31 de maio, alguns estudantes representaram a escola no torneio realizado na escola Professor Luiz Augusto da Silva, organizado pelo professor Daivison de Paula Lima.
Os resultados foram excelentes e a direção e coordenação da escola Ezequiel realizaram uma homenagem aos alunos que participaram do torneio, de modo a valorizar este momento e empenho de todos.
Foi realizada uma cerimônia para a entrega de certificado aos estudantes para reconhecer o desempenho dos enxadristas. Mais do que resultados, foi celebrada a dedicação e a capacidade de superação desses jovens.
Pinda ajusta data de recesso escolar para cumprimento de 200 dias letivos
A Secretaria Municipal de Educação informa que o recesso escolar de meio de ano na rede municipal de ensino acontecerá de 7 a 14 de julho de 2025. Incluindo os finais de semana, o período totalizará 10 dias de pausa nas atividades escolares.
Diferente do ano passado, quando o recesso foi de 15 dias, o calendário de 2025 traz um intervalo um pouco menor. A mudança ocorre em função de uma reorganização do calendário escolar, que considerou, entre outros fatores, o maior período de férias concedido aos alunos em janeiro deste ano.
O calendário letivo foi elaborado de forma participativa, com apreciação de diretores e professores no final de 2024, e posteriormente homologado pela Diretoria Regional de Ensino, órgão responsável pela supervisão das escolas municipais, em fevereiro de 2025.
Também foi levado em conta o histórico de anos anteriores, quando algumas estratégias de compensação de dias letivos acabavam resultando em aulas aos sábados, o que gerava insatisfação de parte da comunidade escolar. A atual proposta buscou atender ao equilíbrio entre o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios, o bem-estar dos estudantes e as condições socioeconômicas das famílias atendidas pela rede.
O recesso de julho será, portanto, um período importante para o descanso de alunos e professores, mas com responsabilidade social na definição do tempo de interrupção das atividades.
Prefeitura de Taubaté abre processo seletivo para professores eventuais
A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Educação, abriu processo seletivo para professores eventuais, os quais serão convocados de acordo com a necessidade de suprir o afastamento de servidores ocupantes dos cargos. As inscrições têm início nesta quinta-feira, 12.
O edital com todas as informações dos processos seletivos Nº 001/2025 e Nº 002/2025 foi publicado no Diário Oficial na quarta-feira, 11, e também está disponível no site.
As inscrições serão feitas somente via Internet, através do site, no período das 9h do dia 12 de junho às 23h do dia 23 de junho. Por se tratar de Processo Seletivo Simplificado englobando apenas a apresentação de títulos, não haverá cobrança de taxa de inscrição para nenhuma das funções.
O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira o preenchimento completo da ficha de inscrição on-line, disponível no site da Prefeitura de Taubaté, e a segunda etapa o envio da documentação comprobatória dos pré-requisitos, bem como a comprovação de titulação declarada no momento da inscrição.
O envio dos documentos deve ser realizado por meio do e-mail especificado no edital. Os arquivos devem ser em formato PDF, incluindo frente e verso, e os candidatos para professor de educação física precisam anexar o CREF ativo.
A classificação final e homologação serão publicadas no Diário Oficial e no site da Prefeitura. O processo seletivo tem validade de um ano, contado a partir da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Projeto “Preservando Memórias” leva estudantes do Colégio Objetivo à Fototeca e espaços culturais
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio das Secretaria de Cultura e Turismo, em conjunto com a Secretaria de Educação, segue promovendo o projeto pedagógico “Preservando Memórias”. Nesta última quarta-feira (28), os alunos dos 5° anos A e B do Colégio Objetivo de Pindamonhangaba participaram de uma visita guiada aos principais equipamentos culturais da cidade.
A atividade levou os estudantes à Fototeca e Arquivo Histórico Municipal, ao Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, e ao Palacete 10 de Julho, proporcionando um contato direto com a história, a arte e o patrimônio da cidade. Durante a visita, contou com a presença da coordenadora administrativa Denise Granitz, das responsáveis pela turma, a coordenadora pedagógica Marília e da professora Fran, que participaram ativamente da experiência e destacaram a importância do vínculo entre escola e cultura local.
“O contato das crianças com esses espaços é essencial para despertar o sentimento de pertencimento, identidade e respeito à memória coletiva. São ações como essa que fortalecem o papel da cultura na formação cidadã”, afirmou o diretor de Cultura, Paulinho Faria.
Maio Amarelo: Escola Pública de Trânsito inicia campanha conscientização sobre segurança viária
Biblioteca do Castolira recebe alunos da Escola Julieta Reale Vieira para atividade de leitura e cinema
A Biblioteca Antônio Carlos de Oliveira, localizada no bairro Castolira, recebeu na última quinta-feira (24), os alunos do 4° ano da Escola Municipal Julieta Reale Vieira para mais uma etapa do projeto de leitura desenvolvido pela professora Maria Laura Miranda de Carvalho. A visita faz parte de uma ação contínua de incentivo à leitura, promovida em parceria com a unidade escolar.
Durante a atividade, além da devolução e troca dos livros emprestados, os alunos também participaram de uma sessão do “Cine Biblioteca”, assistindo a um filme especial como forma de integrar cultura e lazer ao hábito da leitura.
O projeto idealizado pela professora Maria Laura tem como foco o envolvimento das famílias no processo educativo. Com o apoio dos pais e responsáveis, as crianças foram autorizadas a abrir fichas individuais de empréstimo na biblioteca, o que permite o acesso aos livros também fora do horário escolar. A cada quinze dias, a professora realiza visitas com a turma à biblioteca, incentivando a autonomia, a responsabilidade e o encantamento pela leitura.
“A proposta é que os alunos desenvolvam não só o gosto pelos livros, mas também o senso de responsabilidade de pegar, cuidar e devolver as obras. Com o apoio das famílias, essa experiência se torna ainda mais significativa”, destacou a professora Maria Laura.
Pinda realiza ações de Educação Permanente para qualificar atendimentos de Saúde
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, deu início, no começo do mês de abril, à implementação da Educação Permanente em Saúde (EPS) voltada às equipes que atuam nos serviços de saúde do município.
A iniciativa é conduzida pela enfermeira Débora Laura França Costa e Silva, com objetivo principal qualificar o atendimento à população, por meio da capacitação contínua dos profissionais da rede. A proposta está alinhada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída pela Portaria GM/MS n° 198/2004, que reconhece o local de trabalho como espaço privilegiado para a aprendizagem e o aprimoramento das práticas em saúde, e a EPS valoriza a vivência real dos profissionais no SUS, promovendo reflexões críticas sobre o cotidiano do serviço, os vínculos com os usuários e as especificidades locais.
Desde o início do projeto, diversas unidades já foram contempladas, como as USFs Santa Cecília, Goiabal, Cruz Grande, Cidade Jardim, Bela Vista, Campinas, Castolira, Jardim Eloina, Maricá, Vale das Acácias, Nova Esperança e Cisas II, além das UBSs Parque das Nações, Crispim, Morumbi e Centro.
Segundo a enfermeira Débora, o processo educativo dentro da Atenção Básica é essencial para melhorar a resolutividade dos atendimentos e fortalecer o cuidado centrado nas necessidades reais das comunidades. “Trata-se de um movimento coletivo de transformação, em que as equipes reavaliam suas práticas e propõem estratégias mais eficazes de cuidado, gestão e participação”, destacou.