Pinda lança projetos ‘Patrulha Maria da Penha’ e ‘E Agora José’ no Dia da Mulher
No próximo dia 8 de março (sexta-feira), Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos e da Secretaria de Segurança Pública, realizará o lançamento dos projetos “Guardiã Maria da Penha” e “E Agora José?”. O evento está agendado para iniciar às 10 horas, na ETEC João Gomes de Araújo.
O lançamento contará com a participação de um seminário e uma encenação produzida pelos alunos da ETEC, levantando a bandeira contra a violência à mulher. Além disso, haverá a apresentação da ‘Patrulha Maria da Penha’ e do projeto ‘E agora José?’, ambos com o objetivo de combater e prevenir a violência doméstica.
O programa ‘Guardiã Maria da Penha’ busca aumentar a proteção e fornecer mais segurança às vítimas de violência, enquanto o programa ‘E agora José?’ visa auxiliar homens autores de violência doméstica a reconstruírem suas relações de forma saudável.
Durante o evento, o carro destinado à patrulha e os guardas da Guarda Civil Municipal estarão presentes, reforçando o compromisso com a segurança e o combate à violência no município.
“Este é um passo importante na promoção de uma cultura de respeito e proteção dos direitos humanos, garantindo um ambiente seguro e saudável para todos os cidadãos de Pindamonhangaba”, disse o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.
"Estamos empenhados em investir recursos e serviços de apoio, que possam garantir a proteção das vítimas. Esses projetos são passos essenciais para a construção uma sociedade mais segura, igualitária e respeitosa a todos”, completou o secretário de Segurança Pública, Fabrício Augusto Pereira.
Qualifica SP prorroga inscrições de cursos profissionalizantes gratuitos em Taubaté
O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Taubaté, promove o programa Qualifica SP, prorrogou as inscrições de 75 vagas em cursos gratuitos, com carga horária de 120 horas, até dia 3 de março.
A iniciativa visa fortalecer o acesso ao mercado de trabalho e impulsionar o desenvolvimento profissional na região. A ação é destinada a jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que querem ingressar no mercado de trabalho.
Todos os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: tecnologia da informação, gestão e negócios e automotivo. De acordo com o IBGE (2023), cerca de 17,1% da população jovem do Estado de SP não estuda e está sem ocupação.
A ação é destinada a jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que querem ingressar no mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até dia 3 de março no site: https://www.qualificasp.sp.gov.br/home . Não é necessário realizar processo seletivo. As aulas têm previsão de início em março.
Os cursos oferecidos são: criação de sites com marketing digital e tecnologia e eletricidade automotiva.
INSCRIÇÃO
A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site.
As aulas serão realizadas no Senai Félix Guisard, na avenida Independência, 846, Independência.
Prefeitura e APL realizam sarau na biblioteca Rômulo D´Arace
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é parceira da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras em um novo projeto: o Sarau Etc. e Tal. A primeira edição será no dia 29 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Biblioteca Pública Municipal Vereador Rômulo Campos D´Arace.
O evento começa às 18h com o lançamento do livro “Entre Moções”, de Guilherme Balarin. Haverá apresentação musical e declamação de poesias autorais ou não. Os interessados devem levar seu texto e se quiser, seu instrumento. As inscrições serão feitas na hora do evento.
Iniciativa da APL, o sarau pretende propor um encontro nos moldes dos antigos saraus, encontros de fim de tarde voltados ao compartilhamento da arte entre amigos. Ou seja, um lugar para ouvir e se expressar a partir de qualquer linguagem artística, compartilhando sentimentos, experiências e, consequentemente, congregando através do sorriso, do abraço, do respeito, construindo relações de cordialidade e amizade.
A ação faz parte do projeto da APL em realizar um ciclo de encontros para divulgação e prática da arte em suas diversas formas de expressão. A intenção é promover um espaço de diálogo e manifestação artística às pessoas que buscam dividir suas produções: textos, músicas, esquetes, pinturas, danças, etc.
“Quando falamos em arte, na maioria das vezes as pessoas estão na posição de mero espectador, limitando-se ao deleite passivo ou reflexivo da amostra que contempla. Como se a prática das artes fosse permitida somente aos artistas! É claro que quem se dedica a um ofício artístico tem sua produção mais consistente e dialoga com o mundo através de técnicas mais aprimoradas, porém a arte é inerente a todo ser humano!”, destacou a presidente da APL, Rosana Dalle. “Venha para o Sarau etc. e tal, traga sua arte e um amigo. Vamos, juntos, celebrar a vida!”, convidou a presidente.
A Biblioteca Municipal Vereador Rômulo Campos D´Arace fica na Rua Dr. Campos Sales 535, Centro.
Núcleo Pinda Educa Mais abre pré-matrícula para oficinas a alunos da rede municipal
O Núcleo Avançado Pinda Educa Mais está com pré-matrícula aberta para oficinas em “Educomunicação” aos alunos do 1º ao 5º ano, matriculados na Rede Municipal de Ensino, escolas do polo centro: André Franco Montoro, Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, Gilda Piorini Molica, Isabel do Carmo Nogueira, Maria Aparecida Camargo de Souza, Maria Madureira Salgado, Orlando Pires e Paulo Freire. Em breve, oficinas disponíveis em outros polos da cidade.
O Projeto oferece oficinas de: Jornal Digital, Libras, Braille, Fotografia, Rádio e Podcast, Fanzine e e-zine, e Animação. Todas no contraturno escolar.
O link de inscrição é: https://www.educapindamonhangaba.com.br/ .Para realizar a pré-inscrição é necessário o comprovante de matrícula da escola. As aulas terão início no dia 26 de fevereiro.
O Núcleo Avançado Pinda Educa Mais fica na rua Senador Dino Bueno, 119, centro.
Segundo a secretária de Educação, Luciana Ferreira, “é preciso ofertar aos alunos oportunidades de trabalhar as diferentes linguagens, como a tecnológica. Aprender a fazer e refletir sobre a importância de produção de conteúdos digitais que promovam a difusão de informações fidedignas e desenvolvimento da criticidade, que auxiliará no desenvolvimento do estudante em todos os aspectos”.
Cerca de 15 mil estudantes voltam às aulas em Pinda
Os alunos da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba iniciaram o ano letivo de 2024 com o retorno às aulas na segunda-feira (5). Este ano são 14.990 estudantes divididos em 23 CMEIs e 41 escolas.
As unidades prepararam atividades especiais e painéis de boas-vindas. De acordo com a secretária de Educação, Luciana Ferreira, cada unidade teve a liberdade de criar sua recepção. Algumas utilizaram cartazes, outras faixas, quadros, além de ações diversificadas no pátio da unidade ou em sala de aula.
“É um momento muito especial para os alunos e para as equipes escolares, porque marca o início de um novo ano, um novo ciclo. Desta forma, a Secretaria de Educação incentiva as unidades a desenvolveram a iniciativa que acharem mais adequada de acordo com o perfil dos alunos e dos profissionais”, declarou.
Pinda disponibiliza lista de alunos por sala para o retorno às aulas
Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, deu um passo significativo para facilitar o retorno às aulas dos alunos da rede municipal. Agora os pais e alunos podem acessar a lista piloto das escolas municipais no site oficial do município. Essa medida visa oferecer mais transparência e praticidade, permitindo que famílias saibam exatamente em qual sala e período os estudantes irão frequentar.
Neste ano de 2024, o número total de matriculas foram 14.931, sendo 5.910 alunos matriculados na Creche e 9021 no Ensino Fundamental, matriculados em 64 unidades de ensino, números que refletem o empenho da cidade em proporcionar educação de qualidade.
O retorno para as salas de aula está marcado para a próxima segunda-feira (5), e a secretária de Educação, Luciana Ferreira, assegurou que todos encontrarão ambientes propícios e acolhedores ao retorno. “Durante o período de férias escolares, a administração municipal concentrou esforços em melhorias estruturais nas escolas que tiveram início em dezembro e acontecerão no decorrer do ano, visando aprimorar ainda mais os serviços oferecidos à população”, afirmou a secretária. “Além disso, os profissionais da educação já estão engajados no planejamento das atividades do ano, debatendo temas e seguindo as diretrizes do Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Educação”, finalizou a secretária.
Bibliotecas municipais de Pinda recebem doação de 250 livros
As bibliotecas públicas de Pindamonhangaba receberam, esta semana, uma doação de 250 livros, através do Edital do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado de São Paulo. Esses livros, abrangendo temas como quadrinhos e literatura infantil e juvenil, estarão disponíveis para empréstimo na segunda quinzena de fevereiro.
A gestora das bibliotecas, Rosilene Cardoso, expressou gratidão e reconheceu o esforço de sua equipe com a promoção da cultura e educação. "A partir da próxima semana, os leitores estão convidados a explorar as novas obras e desfrutar do mundo de possibilidades que a leitura oferece, tudo isso graças ao apoio do Governo Estadual e ao compromisso contínuo das equipes das bibliotecas com a promoção da cultura e da educação", disse a gestora
Com essa nova adição, as bibliotecas municipais se fortalecem como centros culturais e educacionais, oferecendo recursos valiosos para o enriquecimento intelectual e o lazer da população de Pindamonhangaba.
Fim de novo ensino médio deve ser proposto por conferência da educação
O documento final da Conferência Nacional da Educação, que deve ser entregue ao ministro Camilo Santana, da Educação, na segunda semana de fevereiro, vai propor a revogação do novo ensino médio. A informação é do coordenador do Fórum Nacional da Educação (FNE), Heleno Araújo. Além disso, conforme explica, são necessárias ações de combate às desigualdades com financiamento da educação e pelo menos 10% do PIB brasileiro para a área. O documento, segundo o governo federal, deve orientar o projeto de lei para um Plano Nacional da Educação nos próximos 10 anos.

“A tendência do documento final é trabalhar uma visão sistêmica da educação brasileira com estratégias, propostas e metas, pensando da creche à pós-graduação. Revogar o novo ensino médio faz parte desse processo, que apenas atua em uma etapa, sem preparar uma formação integral e humana para o conjunto da educação em nosso país”, explicou o professor, que atua na educação básica em Pernambuco.
Ele exemplificou que as desigualdades de acesso fazem com que 2 milhões de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, estão sem acesso à escola, além dos 74 milhões que não concluíram a educação básica. “Há 40 milhões de matrículas e temos 76 milhões de fora, ou seja, quase o dobro do que nós temos de pessoas na escola. É preciso garantir que as pessoas acima de 18 anos possam voltar para a escola.”
Para sair do papel
O coordenador do FNE afirma que o documento pedirá planejamento e continuidade da aplicação das políticas educacionais, independentemente de quem está na gestão de um município. “A legislação brasileira prevê a obrigação de todas as pessoas dos 4 aos 17 anos estarem na escola”. Ele explica que o novo plano de educação precisa sair do papel e ser viável.
Araújo acrescentou que o documento deve defender a efetividade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para que os municípios alcancem objetivos e metas para receber repasses da União. “Há, por exemplo, muitos professores temporários. É necessário ter metas para estimular que municípios e estados cumpram as estratégias e que haja continuidade e segurança para quem trabalha com educação pública".
Recursos
O documento, afirma Heleno Araújo, deve defender recursos equivalentes a 10% do PIB - Produto Interno Bruto - (representa a soma total de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região, como uma cidade, estado ou país brasileiro) para a educação. “É necessário ampliar o investimento para atender à demanda. No atual plano de educação, se colocava no ano de 2020 chegar a 7% do PIB. Em 2022, era só 5%. Em 2014, era 6%. Houve um retrocesso. Por isso, a conferência pretende apresentar estratégias e fontes para buscar essas fontes de financiamento para poder garantir esse crescimento.”
Educação integral
Outro ponto a ser trazido no documento é a defesa da educação integral na rede pública. Ele explica que a defesa não é a obrigatoriedade do estudante ficar o dia todo na escola, mas que contemple um currículo em que existam disciplinas a serem desenvolvidas além dos muros da escola.
“O teatro municipal, o coreto, o ginásio … tudo são instrumentos públicos que podem ser integrados no currículo escolar, na perspectiva da cultura e do esporte, por exemplo”.
Profissional
Outra proposta que deve sair do documento é triplicar o número de matrículas para educação profissional. “Defendemos que seja feita pelos institutos federais como referência, mas também as escolas de ensino médio. Eu sou lá de Pernambuco, por exemplo. Os alunos podem ter um foco na escola de ensino médio na perspectiva de atuar com turismo, o que contemplaria aulas de idiomas.”
Segundo o coordenador do FNE, a expectativa é que o governo federal apresente o projeto de lei do novo plano de educação até o final de março a fim de que o Congresso possa discutir e votar ainda no primeiro semestre.
Foto: © Andre Borges/Agência Brasília
Agência Brasil
MEC adia divulgação do resultado do Sisu para quarta-feira (31)
O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta quarta-feira (31). O horário ainda não foi confirmado. A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistema” impediram que isso ocorresse.
“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota.
O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.
Foto: © Juca Varella/Agência Brasil
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