Pinda recebe Feira Literária na sexta-feira e sábado

A cidade de Pindamonhangaba se prepara para a 2ª Edição da Flipinda (Feira Literária de Pindamonhangaba), que acontecerá na próxima sexta-feira (18) e no sábado (19). O evento é organizado pela Academia Pindamonhangabense de Letras com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura e será realizado no Espaço Cultural Armazém da Lagoa, localizado na Praça Sete de Setembro, no centro da cidade, e ocorrerá das 9 às 18 horas, com entrada gratuita.

Confira a programação
Sexta-feira 18 de outubro:
Recepção – mães à obra: corações de Haicai
8h30 – Projeto Euterpe Musicando nas Escolas: alunos da E.M. Abdias Junior – abertura com Rhosana Dalle, Alcemir Palma e Bete Guimarães, intervenção artística: Rafael Gomes
9h30 – MESA 1 – A literatura de Balthazar de Godoy Moreira: um passeio pela alma dos velhos dias de Pindamonhangaba – Glória Godoy e Juraci de Faria Condé – mediação de Rhosana Dalle
10h30 – MESA 2 – A literatura do sentimento: quando a palavra transforma o ser humano – Carlos Abranches – mediação de Laureano Guerrero, intervenção artística: alunos COIN Jr
14h – MESA 3 – Literatura Infanto-juvenil: o desafio diário do encantamento – Ana Pirolo, Caroline Michelini, Michele Iacocca e Vanessa Alves – mediação de Ricardo Estevã
15h – MESA 4 – Não verás país nenhum: Ignácio de Loyola Brandão – mediação de Joaquim Maria Botelho e José Luiz Gândara Martins
Lançamento do livro infantil: “só sei que eu nasci” de Ignácio Loyola Brandão

Tenda cultural e recreativa (doações de livros: projeto de mão em mão – Bibliotecas Pinda)
8h30 – Intervenção Artística – Alunos EM Yvone Apparecida Arantes Corrêa
9h – Contação de histórias – Victor Narezi
10h – Intervenção Artística – Alunos EMEF Maria Aparecida Camargo
10h10 – A lenda da Mantiqueira: Contação interativa de histórias – Nathália Vasconcellos
10h30 às 11h30 – Recreação com Severina Cia de teatro e convidados
13h30 – Intervenção Artística
14h – Contação de histórias – Victor Narezi
15h – Intervenção Artística – Alunos EM João Cesário
15h30 – Brincadeira e Arte – IMAGO

Tenda dos autores:
9h às 12h – Balthazar de Godoy Moreira: o poeta e seu tempo, nosso tempo e sua poesia – Juraci de Faria Condé
A casa que mora em mim – Carlos Abranches
Para escrever bem: na vida e no Enem – 21 crônicas publicadas no jornal Tribuna do Norte – Ricardo Estevão
14h às 17h – A nuvem que não queria chover – Michele Iacoca
A última cabeça – Maurício Cavalheiro
Jack – Ana Pirolo
Paz no Mundo – Vanessa Alves
Só sei que eu nasci – Ignácio de Loyola Brandão
Soltando o som – Caroline Michelini

Sábado 19 de outubro
8h30 – Cortejo da FLIPINDA: Rute Eliana e Bonecos, Severina Cia de Teatro e Convidados – Intervenção Artística: Lobinhos do Grupo de Escoteiro Itapeva
9h30 – MESA 5 – Literatura e Educação: desafios da formação leitora das novas gerações – Júlio Valle, Luciana Ferreira e Mariana Aranha – mediação de Suzana Ribeiro
10h30 – MESA 6 – Clubes de Leitura: as singularidades dos coletivos literários – Angelita Claudin
Fala mulher, de Jorge Luiz Furtado – Bibliotecas Pinda e Siseb, Paulo Tarcizio & Anamaria Jório
Grupo Guimarães Rosa e Rhosana Dalle
Grupo Balthazar de Godoy Moreira – Mediação de Eva Andrade
Tarde de Caricaturas com Dornelles: IMAGO, intervenção artística: Débora Fernandes
14h – MESA 7 – “Multiplas vozes, um só mundo”: uma conversa sobre culturas afro indígenas brasileiras – Cláudia Lobo, Cidinha Pedroso, Herica Veryano, Jaqueline Bigaton Porto e Márcia Regina da Silva – mediação de Mauro Morais, intervenção artística: Débora Fernandes & José Roberto Sobral
15h – MESA 8 – Linguagens Artísticas e IA – Akira Iamaguti, Ana Maria Guimarães, Deni Dias e Márcio Vaccari – mediação de Luis Cláudio Antunes
16h – Apresentação Teatral “sonhos de uma noite de verão”, de William Shakespeare – Alberto Santiago, “alunos da Nous – Escola Noética da Vinci”
16h30 – Encerramento: Anunciando o futuro – Academia Jovem Pindamonhangabense de Letras

Tenda cultural e recreativa:
9h – Recicle e Crie: Oficina de Técnicas Mistas com Jornal – Márcia Regina
10h – A lenda da Mantiqueira – Contação Interativa de histórias – Nathália Vasconcellos (para Lobinhos do Grupo Escoteiros Itapeva e visitantes)
14h às 16h – Recreação e Literatura

Tenda dos autores:
9h às 12h – Bhakti Yoga: a ciência da devoção – Rama Putra Dasa
Eleição tem lógica – Gerson Jorio
Entre monções – Guilherme Balarin
Na estrada do sol – Eva Andrade
O movimento de reorientação curricular de Paulo freire – Júlio César Augusto do Valle
14h às 17h – Eu e você com Iuka e Tupi – Jaqueline Bigaton

Link para acessar a programação completa no site
https://pindamonhangaba.sp.gov.br/flipinda

Alunos da Rede Municipal de Pinda participam de formatura do Proerd

Alunos da Rede Municipal de Pinda participam de formatura do Proerd

Na última terça-feira (15), cerca de 1200 alunos dos 5°anos das Escolas Municipais de Pindamonhangaba participaram da cerimônia de formatura do Programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar na cidade há mais de 25 anos. O evento aconteceu no ginásio de esportes da Ferroviária.
O Proerd, ministrado por policiais voluntários, é realizado semanalmente ao longo de três meses nas escolas do município, abordando temas relacionados à prevenção às drogas e combate à violência. A iniciativa é uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba.
Durante o evento, a secretária de Educação, Luciana Ferreira, destacou a importância do programa. “Trabalhar preventivamente em temas como o uso de drogas é deve ser feito em conjunto entre a família, a escola e outros parceiros. O Proerd é um dos principais aliados nessa ação de prevenção”, disse a secretária.
Além dela, estiveram presentes na solenidade a capitão PM Lucimeire Jerônimo, o sargento PM André Luiz da Silva, dentre outros representantes da sociedade civil e da Câmara de Vereadores.

Pinda realiza 1ª Gincana Ambiental com estudantes da rede municipal

Pinda realiza 1ª Gincana Ambiental com estudantes da rede municipal

Em comemoração ao Dia da Natureza e dos Animais, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e a Casa Verde, promoveu a 1ª Gincana Ambiental. O evento, realizado no dia 4 de outubro, teve como objetivo fomentar a educação ambiental entre os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Arthur de Andrade, localizada no bairro Cidade Nova.
A gincana integrou uma série de atividades voltadas à promoção da consciência ecológica. Antes do evento, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente distribuiu materiais educativos sobre o Parque do Trabiju para serem trabalhados em sala de aula. Cada equipe escolheu um mascote, representando um animal da fauna do Trabiju, como símbolo de seu grupo.
Entre as atividades da gincana, os alunos participaram da coleta de materiais recicláveis, com a meta de arrecadar o maior volume possível, que foi acondicionado em sacos para contagem de pontos. Além disso, as equipes participaram de uma caça ao tesouro ecológico, realizaram a separação correta dos materiais recicláveis e escreveram frases sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A estruturação da gincana foi coordenada pelo Departamento de Programas e Projetos Ambientais e Sustentáveis, que orientou professores e alunos sobre a importância da destinação correta dos resíduos.
As equipes mais bem colocadas foram a Caxinguêle, que conquistou o primeiro lugar com 614 pontos, seguida pela Lobo-Guará, com 1545 pontos, e Sapinho Dourado, com 1116 pontos. As crianças que participaram do evento ganharam um passeio educativo ao Parque do Trabiju.
"A gincana foi uma oportunidade para mostrar, de forma divertida, a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos, envolvendo pais e crianças. A educação ambiental é a base para um futuro mais sustentável e para formar cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente", afirmou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.
Os professores da Casa Verde também desempenharam um papel fundamental, atuando como pontos focais de cada equipe e auxiliando nas atividades. A gincana contou com a participação de 168 alunos, divididos em sete equipes, e foram arrecadados 117 sacos de material reciclável, que foram doados para a cooperativa Recicla Viva.

Pinda oferece vagas para atividades no Espaço Humano

Pinda oferece vagas para atividades no Espaço Humano

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, inaugurou em setembro o Espaço Humano, uma central de serviços voltada à promoção de cultura, direitos e cidadania. O novo local, moderno e acessível, está localizado no prédio da antiga rodoviária, no Alto Cardoso, e serve como ponto de encontro para ensaios, debates, formações e exposições. O espaço visa ser um ambiente de pertencimento público e está disponível para toda a população.
O Espaço Humano está com vagas abertas para diversas atividades, como balé, capoeira, hip hop inclusivo, e oficinas de ioga, dança circular e inclusão digital.
Entre os serviços oferecidos estão atendimento odontológico inclusivo, orientação jurídica e atividades físicas como pilates e dança. As ações são abertas a todas as faixas etárias e, em casos como o balé e o ‘Dançando sobre rodas’ (destinado a pessoas que utilizam cadeira de rodas), há um número de vagas específicas para cada modalidade.

Confira as vagas disponíveis:
Balé: 50 vagas (crianças de 5 a 11 anos - estudantes da rede municipal)
Pilates: 10 vagas (pessoas acima de 40 anos)
Capoeira: 20 vagas
Jazz: 15 vagas
Dançando sobre rodas: 10 vagas

A programação das atividades também já foi definida:
Segunda-feira: Pilates das 9h às 10h, Ballet das 10h às 11h, Ballet das 14h30 às 17h30.
Terça-feira: Jazz das 9h às 10h, Jazz das 14h30 às 17h30, Capoeira das 16h30 às 17h30.
Quarta-feira: Pilates das 9h30 às 10h, Ballet das 10h às 11h, Ballet das 14h30 às 16h30.
Quinta-feira: Jazz das 9h às 10h, Jazz das 14h30 às 16h30.

As inscrições para as atividades podem ser realizadas no local e novas turmas serão abertas, conforme a demanda. Para eventos especiais no Espaço Humano, como reuniões e rodas de conversa, será necessário agendamento prévio.

Guri está com inscrições abertas para grupos musicais

Guri está com inscrições abertas para grupos musicais

O programa de educação musical Guri, do Governo do Estado de São Paulo e gerido pela Santa Marcelina Cultura, está com inscrições abertas para selecionar alunos para os 29 Grupos Musicais da Temporada de Concertos 2025. Crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos, matriculados nos cursos regulares de música, podem se inscrever gratuitamente até 16 de outubro no site souguri.art.br. O processo seletivo oferece mais de 900 vagas e inclui provas práticas e entrevistas sociais, com resultados divulgados em 10 de dezembro.

Atualmente, o programa atende mais de 70 mil alunos em 400 polos de ensino em mais de 300 municípios do estado. Com uma proposta artístico-pedagógica associada ao social, o programa envolve também as famílias e comunidades. Todas as atividades, desde a iniciação musical até os cursos sequenciais em instrumento e canto coral, são gratuitas.

 

Mais informações: no site souguri.art.br

Pinda abre inscrições para matrículas on-line na rede municipal de ensino para 2025

Pinda abre inscrições para matrículas on-line na rede municipal de ensino para 2025

A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba vai abrir na segunda-feira (dia 7) as inscrições online para famílias interessadas em matricular suas crianças na rede municipal de ensino. As vagas serão para as crianças que se encontram na etapa obrigatória (pré-escola - 4 e 5 anos e 1º ano) e que atualmente frequentam escolas privadas ou ainda não possuem matrícula (estão fora da escola).

Segue cronograma detalhado:
Prazos Importantes:
• Abertura do sistema para pré-inscrição: 07 de outubro de 2024
• Fechamento do sistema para pré-inscrição: 1º de novembro de 2024
• Efetivação das matrículas na secretaria do polo indicada: a partir de 04 de novembro de 2024 (sem data de fechamento, podendo ser realizada a qualquer momento para os que tiverem efetuado a inscrição).
• Liberação das matrículas gerais e transferências para 2025: a partir de 13 de janeiro de 2025, as matrículas estarão liberadas para aqueles que não realizaram a pré-inscrição (não será necessário realizar inscrição para esses casos, basta comparecer diretamente no polo), além das matrículas para os demais níveis 2º ao 5º ano e transferências em geral.

É importante ressaltar que as crianças que já estudam nas escolas da Rede Municipal não precisam ser inscritas, pois a rematrícula é automática.

Além disso, a partir de 11 de novembro os diretores das CMEIS começarão a agendar para que os responsáveis compareçam ao polo para a efetivação da matrícula das crianças que estão na lista de espera das creches, sendo as matrículas efetivadas para 2025.

Observação: Para realizar a pré-inscrição, as famílias podem acessar nosso site oficial em educapinda.net.br ou utilizar o link direto: https://prematricula.apus.info/.

Comemoração do Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza

Comemoração do Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza

Dia Mundial da Limpeza - 20/09

Dia Mundial da Árvore - 21/09

Na manhã de quinta-feira, 19/09, alunos do pré ao 5º ano da Escola Ruth Azevedo, no bairro Triângulo, participaram de uma ação educativa. Eles aprenderam sobre a importância das árvores e plantaram diversas espécies, incluindo frutíferas, florísticas e nativas. As crianças também discutiram a importância das árvores e do respeito ao meio ambiente.

À tarde, na mesma escola, alunos do 2º ao 5º ano participaram de uma oficina de brinquedos feitos com materiais reciclados. A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a empresa Vale Ambiental, no PEV do bairro Triângulo. As crianças aprenderam sobre a importância da reciclagem e discutiram o uso do PEV para o descarte de resíduos.

Acompanhe a Semana de Conscientização

Acompanhe a Semana de Conscientização

No recente bate-papo, Professor Luís Otávio Palhari, Reitor do UniFUNVIC, Simone Braça, mobilizadora e Luiz Antonio Rodrigues, gestor da EM Prof. Félix Adib Miguel, refletiram sobre a importância da família na vida escolar dos filhos, destacando que uma escola acolhedora é essencial para o desenvolvimento dos alunos.

A participação ativa de todos – pais, professores e comunidade – é fundamental para garantir uma educação pública de qualidade. Quando todos se envolvem, criamos um ambiente propício para o aprendizado e o crescimento dos estudantes.

Acompanhe a Semana de Conscientização!

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil discute estratégias para melhorar educação para a adolescência

O Brasil tem focado nos anos finais do ensino fundamental, que abrangem do 6º ao 9º ano, com estudantes de 11 a 14 anos. Essa fase é crucial devido às grandes mudanças na vida dos alunos, como a entrada na adolescência e a transição para escolas maiores com aprendizagens mais complexas. Garantir uma educação de qualidade e combater a reprovação e o abandono escolar foram temas do Seminário Internacional Construindo uma Escola para as Adolescências, realizado no Inep.
 
Edneia Gonçalves, da ONG Ação Educativa, destacou a importância da educação na redução das desigualdades. Dados mostram que as populações mais vulneráveis têm maiores taxas de reprovação e abandono escolar. Júlia Ribeiro, do Unicef, ressaltou que populações preta, parda, indígena, quilombola e pessoas com deficiência são mais afetadas.
 
Em julho, o governo federal lançou o Programa Escola das Adolescências, visando melhorar a qualidade da educação, acesso e desenvolvimento integral dos estudantes. O programa envolve União, estados, Distrito Federal e municípios, oferecendo apoio técnico-pedagógico e financeiro.
 
O estudo "Diálogos políticos em foco para o Brasil", da OCDE e Fundação Itaú Social, comparou o cenário brasileiro com outros países. A maioria dos países da OCDE considera a conclusão do ensino médio essencial para uma vida plena. No entanto, nenhum país, incluindo o Brasil, possui simultaneamente senso de pertencimento, clima disciplinar e apoio docente, segundo o Pisa 2022.
 
O estudo sugere práticas para melhorar o ensino, como ouvir estudantes na elaboração de políticas públicas e tornar a escola um lugar atraente. Também destaca a importância de ajudar os alunos a entenderem suas trajetórias educacionais e oferecer informações de carreiras.
 
Para incentivar estudos sobre os anos finais do ensino fundamental, o MEC e a Fundação Itaú lançarão um edital de pesquisa para reconhecer boas práticas no ensino de matemática.
 
Agência Brasil
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
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