IV Simpósio de Biomedicina reforça excelência acadêmica e orgulha o UniFunvic

O IV Simpósio de Biomedicina do UniFunvic tornou-se, mais uma vez, um marco no calendário acadêmico da instituição. Reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da saúde, o evento se destacou pela qualidade de sua programação, pelo engajamento do público e pelo impacto positivo na formação dos futuros biomédicos.

Ao longo dos dias de atividades, os participantes tiveram acesso a palestras que abordaram temas contemporâneos, desafios emergentes da área e novas perspectivas científicas fundamentais para o exercício profissional. Especialistas convidados compartilharam experiências e conhecimentos que dialogam diretamente com as demandas do mercado, o avanço da pesquisa e as necessidades reais da sociedade. A qualidade técnica dos palestrantes foi amplamente reconhecida e elogiada, fortalecendo ainda mais o caráter científico do simpósio.

Os minicursos, ponto alto do evento, proporcionaram vivências práticas e aplicadas, permitindo que os alunos experimentassem técnicas, processos e abordagens utilizadas no cotidiano profissional. Esse contato direto com a prática reforçou o propósito do UniFunvic de oferecer uma formação completa, que une teoria sólida e aplicação real.

Orgulho institucional e impacto para a formação dos alunos

Para o UniFunvic, sediar um evento dessa magnitude é motivo de grande orgulho. O IV Simpósio de Biomedicina reafirma o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, a inovação e o fortalecimento da comunidade científica.

A presença ativa dos alunos, a participação de professores e a qualidade dos conteúdos apresentados demonstram que o UniFunvic está no caminho certo ao incentivar iniciativas que promovam conhecimento, pesquisa e desenvolvimento profissional.

Esses encontros ampliam a visão acadêmica dos estudantes, estimulam o pensamento crítico, aproximam a teoria da prática e contribuem diretamente para a construção de profissionais mais preparados, éticos e conscientes do seu papel como agentes de transformação social.

Um evento que fortalece a identidade acadêmica do UniFunvic

O sucesso desta edição consolida o Simpósio de Biomedicina como um dos eventos mais importantes da instituição e da região. Mais do que um encontro científico, o simpósio se transforma em um espaço de conexão, troca de experiências e valorização da Biomedicina como área essencial no cuidado à saúde e no avanço tecnológico.

Com adesão expressiva, feedback positivo dos participantes e a certeza de que o conhecimento compartilhado produz impacto real, o UniFunvic celebra este momento como um reflexo da dedicação de seus docentes, da organização do curso e da vontade dos alunos em aprender e se destacar.

O IV Simpósio de Biomedicina não apenas concluiu mais uma edição de sucesso — ele reforçou a missão do UniFunvic de formar profissionais de excelência e promover iniciativas que engrandecem o ensino superior.

FUNVIC recebe dupla premiação do Programa BEEM no Palácio dos Bandeirantes e se destaca como referência regional em oportunidades para jovens

FUNVIC recebe dupla premiação do Programa BEEM no Palácio dos Bandeirantes e se destaca como referência regional em oportunidades para jovens

Em uma cerimônia oficial realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, a FUNVIC  Fundação Universitária Vida Cristã, mantenedora do UniFUNVIC, foi homenageada com duas importantes certificações do Programa BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio). Além de ser reconhecida como Empresa do BEEM, a instituição recebeu o troféu Empresa Destaque do BEEM, posicionando-se entre as principais organizações parceiras do programa em todo o Estado.

Liderança regional: FUNVIC é a instituição que mais acolheu estagiários do BEEM no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Durante o evento, a FUNVIC foi destacada pelo volume expressivo de estudantes do ensino médio recebidos em seus setores ao longo de 2025.

Segundo dados do programa, a Fundação foi a organização que mais recebeu estudantes na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, oferecendo atividades práticas em diversas áreas e contribuindo diretamente para a inserção profissional de jovens da rede pública.

Esse desempenho consolidou a instituição como referência regional na formação técnica inicial, reafirmando seu compromisso com a promoção de oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento profissional.

O Professor Luís Otávio Palhari, Presidente/Reitor da FUNVIC/UniFUNVIC, subiu ao palco duas vezes para receber as certificações.

Os prêmios foram entregues pelo Governador Tarcísio de Freitas e pelo Presidente da ALESP, Deputado André do Prado, em reconhecimento à contribuição significativa da instituição para o fortalecimento do programa BEEM.

A comitiva da FUNVIC contou também com a presença da Sra. Priscila Miranda Duarte Palhari, gerente financeira, e da Coordenadora de Recursos Humanos, Deise dos Santos, setor responsável por toda a estruturação, distribuição e acompanhamento dos estudantes dentro da instituição.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades estaduais, reforçando a importância do programa para a educação paulista. Entre elas:Tarcísio de Freitas, Governador, Felício Ramuth, Vice-Governador, Renato Feder, Secretário Estadual da Educação, Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Deputado André do Prado, Presidente da ALESP e Maria Helena Guimarães de Castro, Presidente do Conselho Estadual de Educação.

 

 

Além de gestores educacionais, empresários, coordenadores, diretores e dezenas de estudantes estagiários que participam do programa.

 

O Programa BEEM, desenvolvido pelo CIEE em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino médio da rede pública a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio de estágios remunerados, ampliando seu repertório profissional e fortalecendo a formação cidadã.

 

A adesão da FUNVIC ao programa reforça o propósito institucional de unir excelência acadêmica, vivência prática, valores e responsabilidade social — pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do futuro.

Ao receber a dupla premiação, O Professor Luís Otávio Palhari, Presidente/Reitor da FUNVIC/UniFUNVIC,  expressou sua alegria pelo reconhecimento e destacou que o resultado é fruto de um trabalho coletivo, comprometido e alinhado aos princípios cristãos que norteiam a instituição.

A Fundação ressaltou que continuará ampliando sua participação em programas que promovem o desenvolvimento de jovens, reafirmando seu compromisso com a educação transformadora, o impacto comunitário e a formação ética e profissional de seus estudantes.

 

Jovens Talentos são premiados em cerimônia emocionante no UniFUNVIC

Jovens Talentos são premiados em cerimônia emocionante no UniFUNVIC

A noite foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração. O UniFUNVIC realizou, nesta quinta-feira, a Cerimônia de Premiação do Programa Jovem Talento 2025, evento que destacou alunos do Ensino Médio de diversas escolas públicas e particulares da região que se sobressaíram pela dedicação, criatividade e compromisso com o conhecimento.

O evento, realizado no campus da universidade, contou com a presença do Vice-Reitor, Professor Juliano Palhari, da Pró-Reitora Acadêmica, Professora Clarete Lúcia Anderli Lisboa, do Dirigente Regional de Ensino, Professor Luis Gustavo Martins, e do Pastor e Capelão Universitário, Professor Ricardo Carvalho, além de diretores, coordenadores e professores das escolas participantes.

O cerimonial teve início com uma mensagem de acolhimento e uma oração conduzida pelo Pastor Ricardo Carvalho, lembrando os valores cristãos que norteiam as ações da UniFUNVIC. Em seguida, os convidados assistiram ao vídeo institucional da universidade, que apresentou os mais de 23 anos de história e compromisso com a formação de excelência.

Durante a premiação, os estudantes receberam certificados, bolsas de estudo e prêmios em reconhecimento ao desempenho no projeto. Os cinco primeiros colocados foram homenageados com troféus e bolsas que variaram de 60% a 100% para o curso de sua escolha.

O grande vencedor da noite foi Joe Akiyoshi Yamamoto Sonoda, estudante da ETEC João Gomes de Araújo, que conquistou o 1º lugar do Prêmio Jovem Talento 2025, recebendo uma bolsa integral para graduação no UniFUNVIC .

O 2º lugar ficou com Gabriela dos Santos Frasson, e o 3º lugar com Amanda Aparecida Ferreira Alves Cabral, ambas estudantes da Escola Estadual Ryoiti Yassuda, que também foram contempladas com bolsas de estudo.

O momento mais simbólico da noite foi o reencontro de todos os participantes no palco, para a foto oficial e a canção “Champion”, marcando o encerramento da edição 2025 com um clima de alegria e superação.

O Programa Jovem Talento UniFUNVIC é uma iniciativa que busca despertar nos estudantes o interesse pela ciência, pela inovação e pela descoberta de novos caminhos acadêmicos. Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas nos laboratórios da universidade e conhecer de perto o ambiente universitário.

 “O UniFUNVIC acredita no poder da educação e na importância de reconhecer o potencial de cada estudante. Esta é uma noite de gratidão e de esperança no futuro”, destacou o Vice-Reitor Juliano Palhari durante seu discurso.

A cerimônia foi encerrada com aplausos e emoção, reafirmando o compromisso do UniFUNVIC com a formação de jovens protagonistas e inspiradores verdadeiros talentos que representam o futuro da educação e da sociedade.

Educação promove ação para discutir rotina e uso de telas na infância em Pinda

Educação promove ação para discutir rotina e uso de telas na infância em Pinda

As professoras da Sala de Recursos da Escola Municipal José Gonçalves da Silva “Seu Juquinha”, Amanda e Cristiana, realizaram, na terça-feira (21), mais um encontro do projeto “Café com Afeto”, iniciativa alinhada à proposta de responsabilidade social da unidade escolar. O tema desta edição foi “Rotina e uso de telas na infância”, reunindo pais e responsáveis para um momento de reflexão, aprendizado e troca de experiências.

Durante a atividade, foram discutidos os desafios da organização da rotina familiar e os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil. O diálogo aberto permitiu que as famílias compartilhassem vivências e estratégias, enriquecendo o encontro e fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade.

Com forma de incentivo à continuidade das práticas discutidas, as mães participantes receberam uma rotina visual, ferramenta prática que pode ser utilizada em casa para auxiliar as crianças na organização do dia a dia. O encontro foi finalizado com um café especial, preparado com dedicação como gesto de agradecimento pela presença e participação de todos.

A gestora regional de Educação Básica, Tayla Zarzur, ressaltou a importância da iniciativa. “Momentos como o ‘Café com Afeto’ são essenciais para aproximar os responsáveis do cotidiano escolar e promover reflexões sobre práticas que contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças. A escola, ao abrir espaço para o diálogo e o acolhimento, cumpre um papel fundamental na formação integral dos alunos”, destacou.

Prefeitura lança Acervo Ambiental com materiais gratuitos de educação e conscientização

Prefeitura lança Acervo Ambiental com materiais gratuitos de educação e conscientização

A Prefeitura de Pindamonhangaba disponibilizou no site da Prefeitura o Acervo Ambiental, página institucional que reúne, em um só lugar, conteúdos gratuitos para apoiar escolas, famílias e a comunidade em ações de educação ambiental. O espaço oferece apostilas temáticas, material infantil, kits para datas ambientais, o especial “Conheça o Trabijú”, além de jogos e passatempos, informativos práticos e curiosidades sobre fauna, flora e boas práticas no município.
Organizados por categoria e faixa etária, os materiais trazem linguagem acessível, passo a passo de atividades e sugestões de uso em sala de aula e em casa. “Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação de qualidade e transformar conhecimento em atitude, valorizando os patrimônios naturais de Pinda e estimulando o cuidado com a cidade”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana.
O acervo, que pode ser acessado por meio de banner rotativo no site oficial da Prefeitura de Pindamonhangaba ou diretamente pelo link: https://pindamonhangaba.sp.gov.br/acervo-ambiental, será atualizado periodicamente, especialmente em datas do calendário ambiental, e recebe sugestões da comunidade escolar e de parceiros. Todo o conteúdo pode ser visualizado no celular ou baixado para impressão, reforçando o compromisso da Prefeitura com transparência, participação social e sustentabilidade.

Ópera na Escola leva arte e sustentabilidade para estudantes de Pindamonhangaba

Ópera na Escola leva arte e sustentabilidade para estudantes de Pindamonhangaba

Pindamonhangaba foi palco de uma ação cultural transformadora, no sábado (18), quando duas escolas da rede municipal foram contempladas com o projeto “Reciclando com o Ópera na Escola – Bastião e Bastiana”. As unidades beneficiadas foram a EM Angelo Paz da Silva, no bairro Cidade Jardim, e a EM Profª Maria Madureira Salgado – Dona Minica, localizada na zona rural de Cruz Pequena.
Realizado em parceria com a Gerdau, Tulipa Produções Artísticas e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o projeto promoveu apresentações da ópera “Bastião e Bastiana”, de Mozart, adaptada para o público escolar. Além do espetáculo, os alunos participaram de oficinas de construção de instrumentos com materiais recicláveis, reforçando valores de sustentabilidade e consciência ambiental.
A diretora da EM Dona Minica, Luciana Penina Teixeira, ressaltou o impacto da iniciativa na comunidade escolar. “Por estar situada em uma área rural, nossa escola tem poucas oportunidades de acesso à cultura. Receber um espetáculo de ópera foi um momento singular, que despertou a curiosidade das crianças para música erudita e promoveu uma vivência artística rara e transformadora. A arte, quando chega à escola, transforma olhares, inspira sonhos e fortalece a formação integral dos estudantes”, afirmou. “Ver os alunos e seus familiares assistindo à opera pela primeira vez foi emocionante. A alegria e o reconhecimento da comunidade mostram o quanto ações assim são essenciais para democratizar o acesso à cultura”.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “Projetos como esse ampliam o repertório cultural dos nossos estudantes e mostram que a arte pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão e aprendizado”, ressaltou.
A gestora regional Roselaine Almeida também celebrou o impacto da ação. “Foi uma oportunidade maravilhosa para os estudantes, familiares e toda a comunidade da Escola Profª Maria Madureira. O espetáculo trouxe um rico aprendizado, ampliando nosso vocabulário, apresentando um enredo encantador e um gênero artístico pouco explorado no cotidiano escolar que encantou os olhos e aqueceu os corações de todos que assistiram”, destacou.

Prefeitura entrega 3.350 novos Chromebooks para a rede municipal de ensino

Prefeitura entrega 3.350 novos Chromebooks para a rede municipal de ensino

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta segunda-feira (6), a entrega de 3.350 novos Chromebooks para alunos e profissionais da rede municipal de ensino. A iniciativa integra o processo de atualização tecnológica da Educação e representa um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.

Os equipamentos, com configuração de última geração, foram destinados a professores, diretores, gestoras regionais, profissionais da mentoria e técnicas de nutrição. Além disso, cada escola municipal recebeu carrinhos de recarga com Chromebooks para uso dos estudantes, ampliando o acesso às ferramentas digitais e fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Estiveram presentes no evento o prefeito Ricardo Piorino; a secretária de Educação, Luciana Ferreira; o secretário de Tecnologia, Inovação e Projeto, Rodrigo Leite; representando a empresa Altbit, Mauro Fernandes Cândido; a especialista Google for Education da Altbit, Jucineia Maria de Oliveira; o secretário adjunto de Educação, Lúcio Carmo da Silva; a diretora administrativa e financeira da Educação, Andrea Guerrero Vieira; a diretora de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, Edma Cardoso Bacelar Silva; a diretora da Escola Municipal Mario Bonotti, Elisa Duque; e a professora de mentoria, Fernanda Maria Godoy Ataide Gonçalves.

Durante a cerimônia, também foi lançado o programa de formação para docentes “Utilização de Chromebook, Ferramentas Google e Inteligência Artificial”, desenvolvido em parceria com a empresa Altbit e a Educador Formação. O representante da empresa Altbit, Mauro Fernandes Cândido ressaltou que “saber atuar com tecnologia é uma habilidade que vai muito além da sala de aula, é um diferencial que contribui para a vida profissional e pessoal dos nossos jovens”.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “Estamos preparando nossas escolas para o futuro, oferecendo recursos que apoiam o trabalho dos profissionais e estimulam nossos alunos a aprenderem com mais dinamismo e autonomia”, afirmou.

De forma simbólica, o prefeito Ricardo Piorino entregou um dos equipamentos às professoras Solange e Débora, representando toda a equipe da rede. Ele também participou da entrega em sala de aula, celebrada com entusiasmo pelos estudantes. “As crianças são o futuro e precisamos garantir que a escola seja um ambiente onde aprendam a utilizar a tecnologia com responsabilidade e criatividade”, afirmou o prefeito.

Semana Municipal destaca desafios e avanços na defesa dos direitos da criança e do adolescente

Semana Municipal destaca desafios e avanços na defesa dos direitos da criança e do adolescente

 

Pindamonhangaba voltou seus olhos e ouvidos para um tema essencial: a proteção e a valorização da infância e da juventude. Entre os dias 22 e 26 de setembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a Semana Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu especialistas, organizações sociais e estudantes em uma agenda de debates, reflexões e partilhas de experiências.
Instituída pela Lei nº 4.262/05, de autoria do então vereador Jânio Lerario, a Semana se consolidou como um espaço de mobilização da sociedade, lembrando que os direitos da criança e do adolescente não são apenas normas escritas, mas compromissos que precisam ser constantemente reafirmados e vividos.
A programação foi marcada por palestras que colocaram no centro da discussão alguns dos maiores desafios da atualidade. O psicólogo Dr. Laerte Luís Rosa, de Lorena, trouxe reflexões sobre a saúde mental em tempos de tecnologia, tema que ecoa no cotidiano de famílias e escolas. Com linguagem acessível, destacou a necessidade de equilíbrio entre o mundo virtual e a vida real.
Outro momento de destaque veio com o Pe. Agnaldo Soares Lima, referência histórica na defesa da infância desde a Pastoral do Menor. Ao falar sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), revisitou avanços e apontou os desafios persistentes: o ECA é uma conquista da sociedade, mas ainda exige vigilância para que saia do papel e se concretize em políticas públicas eficazes.
Além dos debates, organizações sociais que atuam diretamente com crianças e adolescentes compartilharam seus trabalhos. Projeto Jataí, Lar São Judas e Salesianos apresentaram iniciativas que comprovam como a atuação comunitária pode transformar vidas.
Na dimensão prática da garantia de direitos, o analista da Receita Federal Fernando Santos explicou como a sociedade pode contribuir para o fortalecimento do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) por meio da destinação de parte do Imposto de Renda. Um gesto simples, mas que faz toda a diferença para os projetos que cuidam de nossas crianças.
No encerramento, foi a vez dos adolescentes assumirem o protagonismo. Alunos do Conviva e do Grêmio Estudantil – Diretoria de Ensino, liderados pela supervisora Tânia e pelo coordenador Ricardo, apresentaram atividades desenvolvidas ao longo do ano sobre os direitos e deveres previstos no ECA dentro do contexto escolar. A iniciativa mostrou que a conscientização não deve ficar restrita aos adultos: é essencial que os próprios jovens reconheçam o valor e a responsabilidade de seus direitos, criando uma geração capaz de transformar o futuro.

*Olhando para o futuro*

Para o presidente do CMDCA, Rodolfo Brockhof, a Semana Municipal não foi apenas um evento, foi uma preparação para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, já agendada para 2026. “É um processo contínuo de formação e mobilização social, porque a defesa dos direitos da criança e do adolescente não pode ter intervalo”, destacou.
O evento teve apoio do Centro Social Salesiano, que cedeu suas instalações gratuitamente, e contou ainda com a colaboração da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Casa dos Conselhos, e em parceria com a Rádio 107,1 e a Ótima FM 95,5 MHz, que divulgaram o evento gratuitamente.

Acadêmicos da APL espalham o gosto pela leitura nas escolas de Pinda

Acadêmicos da APL espalham o gosto pela leitura nas escolas de Pinda

A leitura tem o poder de abrir mundos, inspirar sonhos e transformar vidas. E foi exatamente isso que aconteceu em Pindamonhangaba durante a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura e à Escrita, realizada de 9 a 13 de setembro, nas escolas estaduais da cidade.

Por meio do projeto “Feito Acadêmico”, da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), escritores e professores estiveram presentes nas escolas, a convite das diretoras e responsáveis, levando atividades literárias que encantaram os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Os acadêmicos Ricardo Estevão, Juraci Faria Condé e Jucélia Batista participaram de varal de poesias, contação de histórias, palestras e rodas de conversa. Ricardo Estevam visitou as escolas EE Prof Jose Pinto Marcondes Pestana (Cidade Nova), E.E. Ismênia Monteiro de Oliveira (Andrade) e Escola Estadual Prof. Alzira Franco (Alto do Cardoso), conversando sobre seu livro “Bob Kurt” e incentivando o prazer pela leitura. Ele também agradeceu às equipes escolares pelo convite e pela acolhida: diretora Vanderleia Carvalho, coordenadora Elaine Santos (também da APL) e professora Evanilda Pereira, da Sala de Leitura, da Pinto Pestana; diretora Gislene Valadão de Melo Soares e Julia Peternelli, professora da Sala de Leitura, da Ismênia; e diretora Renée de Oliveira Franca e professora Débora Machado, da Sala de Leitura, da Alzira Franco. “Todo movimento a favor da leitura deve ser apoiado, aplaudido e expandido. Participar dessas ações é uma alegria e uma forma de aproximar os jovens da literatura”, disse Ricardo Estevão, emocionado com os encontros.

Juraci de Faria Condé e Jucélia Batista estiveram na E.E Profª Gabriella Monteiro de Athayde Marcondes (Cruz Grande) participando de atividades com os estudantes, levando conhecimento, inspiração e incentivo ao gosto pela leitura. Elas agradecem a professora Maria Luciene pelo convite e acolhida. 

“Os alunos são muito receptivos e educados. O interesse deles pelo universo da escrita, inspiração, tempo que um livro leva para ser editado e, de modo especial, o momento de nossas vidas iniciamos a arte da escrita, me surpreendeu. Esses questionamentos dos estudantes do Ensino Médio revelam a existência de um trabalho pedagógico muito bem estruturado na escola em prol do livro e da leitura e de uma formação pedagógica inconteste”, destacou Juraci de Faria Condé.

Jucélia Batista comentou sobre a experiência com os alunos do Ensino Médio. “Fiquei encantada com o interesse deles! Recebi muitas perguntas sobre ilustração, ideias para livros e cursos, e aproveitei para falar sobre a importância da leitura crítica. Foi um grupo participativo, curioso e atento, incluindo uma adolescente autista que interagia com entusiasmo. Representar a APL e levar a literatura para as escolas foi muito gratificante”, afirmou.

A presidente da APL, Rhosana Dalle, celebrou a dedicação dos acadêmicos. “Embora seja uma iniciativa voluntária e individual, eles estão levando a academia para as comunidades escolares, incentivando os alunos no gosto pela leitura e mostrando que a literatura é para todos”, frisou.

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