Alunos do Goiabal promovem plantio e ‘recebem cartas’ de árvores

Alunos do Goiabal promovem plantio e ‘recebem cartas’ de árvores

Em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, estudantes da Escola Municipal “Profª Yvone Apparecida Arantes Corrêa”, localizada no Goiabal, realizaram uma ação de plantio de árvores na calçada lateral da unidade. A iniciativa, que envolveu alunos da Educação Infantil até o último ano do Fundamental, teve como objetivo conscientizar sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida no planeta.
As atividades foram precedidas por discussões em sala de aula sobre a preservação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas, temas cada vez mais presentes na vida das pessoas. A recente onda de altas temperaturas em todo o Brasil reforça a relevância dessa ação.
Durante o plantio, os estudantes receberam ‘cartas’ que foram redigidas pelos professores representando o que poderia ser o sentimento de uma árvore. Nos textos, as ‘árvores agradeciam’ a oportunidade de serem plantadas e ‘solicitavam um nome’. Entre os nomes escolhidos pelos alunos para as árvores surgiram Filó para um oitizeiro e Ágata para uma quaresmeira. As demais árvores plantadas foram ipê amarelo, rosa e branco, resedá gigante e flamboiã, todas doadas pelo Viveiro Municipal.
A proposta de uma carta ‘escrita’ por uma árvore é criar um vínculo entre a criança e a planta, tornando futuramente cidadãos mais conscientes do seu papel na preservação ambiental. A ação não se encerrará com o plantio da árvore, pois os professores juntamente com os estudantes cuidarão de cada árvore plantada, promovendo momentos para regar e proteger.

Ler 283 vezes
Entre para postar comentários
Go to top